Unidade Curricular:Código:
Fundamentos sobre Farmacologia da Pessoa Idosa 1006FFPI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2CTSPGerontologia e Intervenção Comunitária5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
A unidade curricular tem como objectivos a aquisição de conhecimentos de farmacologia e terapêutica e a adaptação destes conhecimentos à prática do técnico:
O1. Conhecer o papel do técnico na área da Farmacologia e medicação
O2. Aquisição de conhecimentos dos principais grupos farmacoterapêuticos
O3. Conhecimento geral de parâmetros farmacocinéticos clínicos
O4. Conhecimento e aprendizagem da comunicação dos efeitos adversos aos idosos
O5. Interligação dos vários grupos de fármacos para a possibilidade de interações medicamentosas e reações adversas nos idosos
O6. Reconhecer o problema da polimedicação no idoso e monitorizar iniciativas de automedicação
O7. Adequação da linguagem do técnico para a promoção da adesão do idoso e da sua família à terapêutica
O8. Adquirir conhecimentos na área que lhe permitam conceber e desenvolver ações de educação e saúde, assim como, integrar equipas técnicas multidisciplinares nas áreas de intervenção relativas aos idosos
Conteúdos Programáticos:
CP1. Noções gerais de farmacologia, fármaco versus medicamento.
CP2. Ciclo geral de fármacos no organismo. Farmacocinética básica (absorção, distribuição, metabolização e excreção) e farmacocinética clínica.
CP3. Vias de administração e formas farmacêuticas.
CP4. Farmacodinamia e mecanismos gerais de ação dos fármacos.
CP5. Fármacos utilizados no controlo da dor: anti-inflamatórios não esteroides e paracetamol.
CP6. Fármacos com acção no sistema nervoso central: opioides e drogas de abuso, sedativos e hipnóticos, antidepressivos.
CP7. Fármacos antihipertensores.
CP8. Interacções medicamentosas, e reacções adversas a medicamentos e farmacovigilância.
CP9. Aspectos particulares da farmacologia no idoso.
CP10. Fontes de informação sobre fármacos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos da unidade curricular de FUNDAMENTOS SOBRE FARMACOLOGIA DA PESSOA IDOSA proporcionam aos estudantes a aquisição de competências científicas, técnicas e interpessoais que permitam desenvolver intervenções junto dos idosos na área da Farmacologia e Terapêutica.
Os conteúdos de farmacologia geral e ainda o estudo dos diversos grupos farmacoterapêuticos (conteúdos programáticos CP1 a CP8) permitiram atingir os objetivos O1, O2, O3, O4, O5 e O6. A exposição de matéria sobre aspectos particulares dos idosos, assim como fontes de informação de fármacos (conteúdos programáticos CP9 e CP10), permitem ao aluno atingir os objectivos O7 e O8.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Metodologia de ensino
M1: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula.
M2: Orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada e na resolução de exercícios propostos.
M3: Discussão de problemas e casos clínicos relevantes.
M4: Utilização da plataforma de e-learning para armazenar e disponibilizar material didático ao aluno.
Avaliação
Os alunos serão avaliados com dois testes escritos (1 hora cada), com uma contribuição de 95% para a nota final. Além disso, será avaliado o desempenho em sala de aula, em particular a resolução de fichas formativas, com um peso de 5% para a nota final. Caso a média das duas provas escritas seja inferior a 9,5 o aluno estará automaticamente inscrito no exame.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A constante interacção entre o docente e o aluno nas aulas de exposição permitirá a adequação do aluno aos objectivos propostos. Para além disso, a utilização de um conjunto de materiais de estudo criado propositadamente, assim como as sessões de apoio para esclarecimento de dúvidas, permitem um elevado nível de ajustamento entre as metodologias utilizadas e os objetivos da unidade curricular. M1: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula – Visa atingir O1 a O6. M2: Orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada e na resolução de exercícios propostos – Visa atingir O7 e O8. M3: Discussão de problemas e casos clínicos relevantes – Visa atingir todos os objectivos. M4: Utilização da plataforma de e-learning para armazenar e disponibilizar material didático ao aluno – Visa atingir todos os objectivos.
Bibliografia:
[1] Rang and Dale's pharmacology, J Ritter, R Flower, G Henderson, Y Loke, D MacEwan e H Rang. (Eds), 9th edition, Churchill Livingstone Elsevier, 2019. ISBN: 9780702074486.
[2] Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas (Manual de Farmacologia e Farmacoterapia), S Guimarães, D Moura e P Soares da Silva (Eds), 6ª edição, Porto Editora, 2014. ISBN: 9789720017949.
[3] Goodman & Gilman´s The Pharmacological Basis of Therapeutics, L Brunton, B Knollmann e R Hilal-Dandan (Eds), 13th edition, McGraw-Hill, 2018. ISBN: 9781259584732.
[4] Guia farmacológico para enfermeiros. AH Vallerand, JH Deglin, 10º Edição. Lusodidacta, 2009. ISBN: 9789898075680.
Docente (* Responsável):
Adriana Pimenta (apimenta@ufp.edu.pt)