Unidade Curricular:Código:
Equipas Multiprofissionais de Apoio aos Idosos 1006EMAI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1CTSPGerontologia e Intervenção Comunitária4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Revisão dos princípios éticos que devem orientar as decisões médicas relativas aos cuidados de saúde prestados aos idosos.
Conhecer o conceito de trabalho em equipa, sua dinâmica e potencialidades.
Sensibilizar os alunos para as dificuldades e potencialidades das equipas multiprofissionais.
Sistematizar formas de aumentar a eficácia das equipas multiprofissionais de apoio aos idosos.
Conteúdos Programáticos:
1. Equipas multiprofissionais de apoio aos idosos
1.1. Constituição da equipa: desafios e possíveis soluções
1.2. Grupos de trabalho: fases de desenvolvimento
1.3. Associações profissionais e questões éticas
2. Especificidades do trabalho em equipa
2.1. Divisão de tarefas
2.2. Comunicação: obstáculos e estratégias para os ultrapassar
2.3. Papéis, hierarquias, conflitos e sua gestão
3. A comunicação humana e as suas perturbações
3.1 A terapia da fala: âmbito da prática, populações-alvo e locais de trabalho
3.2 A comunicação humana e as suas perturbações no idoso: processo de envelhecimento; linguagem e afasia; fala, voz e disartria; deglutição e disfagia; cognição e demência na comunicação; comunicação aumentativa e alternativa; estratégias facilitadoras.
3.3 Dilemas éticos e tomadas de decisão em contexto clínico de comunicação humana
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
As matérias são apresentadas numa forma sucessiva e num carácter integracional que permita ao aluno desenvolver um espírito crítico e que permita a sensibilização para as vantagens, riscos e cuidados a ter na integração e na criação de equipas multiprofissionais em contexto real.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A disciplina conta com a colaboração de 3 docentes de diferentes áreas da saúde por forma a permitir uma visão mais rica do conceito das equipas multiprofissionais.
Avaliação através de 3 testes escritos e apresentação de 3 trabalhos de grupo.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas permitem a sensibilização para o papel dos diferentes membros de uma equipa multiprofissional. A comunicação, dialogo e discussão de assuntos está presente em todos os momentos da aula.
Bibliografia:
Bermejo J (2010). A relação de ajuda no encontro com os idosos. Prior Velho: Paulinas
Cardoso R (2012). Competências clínicas de comunicação. Porto: Universidade do Porto.
Cunha P, Leitão S (2011). Manual de gestão construtiva de conflitos. Porto: Ed Universidade Fernando Pessoa
Gougeon L, Johnso, J, Morse H (2017). Interprofessional collaboration in health care teams for the maintenance of community-dwelling seniors’ health and well-being in Canada: A systematic review of trials. Journal of Interprofessional Education & Practice.
Maldonado M, Canella P (2011). Recursos de relacionamento para profissionais de saúde. São Paulo: Artmed
Mitchell P et al., 2012. Core Principles & Values of Effective Team-Based Health Care. Discussion Paper, Institute of Medicine, Washington.
Osswald, W , Neves, M, (2007). Bioética simples. Ed Verbo
SPTF (2020). Dicionário Terminológico de Terapia da Fala.