Unidade Curricular:Código:
Cuidadores Informais1006CINF
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1CTSPGerontologia e Intervenção Comunitária4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Dotar os alunos de conhecimentos sobre a ação dos cuidadores informais, sobrecarga e dificuldades que têm no cuidado e enquanto técnicos ajudar a encontrar formas de as ultrapassar favorecendo a interação entre cuidadores informais e a equipa de cuidados de saúde (formal).
Contribuir para a qualidade de vida dos indivíduos e famílias em situação de perda de autonomia, dependência ou vulnerabilidade social.
Promover o acesso à proteção e a ação social encaminhando os cuidadores informais e idosos com dependência para os recursos existentes na comunidade
Conteúdos Programáticos:
Cuidar: Cuidados humanizados; Cuidar com humanitude
Cuidador Informal (CI): Definição, motivação, requisitos para cuidar, papel e caraterísticas dos CI em Portugal; Enquadramento legal: direitos e deveres; Crenças leigas na doença vs conhecimento científico;Necessidades de formação e intervenção dos cuidadores informais
Conceitos de Autonomia e Independência: Escalas para avaliar a dependência funcional; Sobrecarga e bem-estar dos cuidadores domiciliários
Comunicação entre idosos e cuidadores informais: Noções básicas de comunicação; Gestão construtiva de conflitos
Redes de apoio social: Rede informal de cuidados; Rede de prestação de cuidados de saúde; Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados; Equipas de Cuidados Continuados Integrados–Domiciliárias; Estruturas Residenciais para Idosos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Pretende-se com os conteúdos seleccionados, capacitar os alunos para a compreensão da problemática dos cuidadores informais, importância do seu papel, direitos e deveres, potencialidades, necessidades e dificuldades. O aluno deve também conhecer os apoios sociais disponíveis para os idosos que deles carecem, as instituições que providenciam diferentes tipos de cuidados a idosos quer em regime de apoio domiciliário quer em regime de internamento. Com os conteúdos programáticos estipulados para esta Unidade pretende-se que os alunos tenham as ferramentas necessárias para intervir no apoio aos idosos e aos seus cuidadores, potenciando as competências dos cuidadores informais e estabelecendo uma comunicação efectiva com os cuidadores formais.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As metodologias de ensino e aprendizagem serão adaptadas às temáticas a lecionar e de acordo com a intervenção dos alunos. Genericamente, os métodos de ensinos serão diretivos (expositivo e demonstrativo) e semidiretivos (interrogativo).
A realização e apresentação em sala de aula de trabalhos de grupo será uma metodologia a utilizar para o estudo de algumas das temáticas. Está também prevista a exibição de excertos de filmes sobre sobre a temática do envelhecimento, dependência e incapacidade, formação e sobrecarga dos cuidadores informais.
A avaliação constará de um teste individual escrito (80% da nota final), e um trabalho individual, apresentado em contexto de sala de aula (20% da nota final). O aluno será aprovado à disciplina com a classificação mínima de 10 valores no conjunto dos dois momentos de avaliação
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As estratégias a seleccionar com o objetivo de incentivar a aprendizagem são coerentes com as orientações curriculares, adequadas aos objectivos e às aprendizagens a realizar, e variadas de modo a adaptarem-se aos diferentes estilos de aprendizagem dos estudantes. Tendo o estudante como centro do processo e actor da sua aprendizagem, propõem-se estratégias que promovam a troca de opiniões entre os estudantes e o professor, a reflexão sobre as temáticas, a expressão e debate de ideias, a pesquisa individual e de grupo bem como a capacitação para apresentação de projectos de intervenção na comunidade.
Bibliografia:
Cunha, P, Leitão, S. (2011). Manual de gestão construtiva de conflitos. Porto: Edições UFP; Departamento de Prestações e Contribuições (2021)Guia prático: estatuto do cuidador informal principal e do cuidador informal não principal. Lisboa: Instituto da Segurança Social, IP
Veríssimo, M (2014). Geriatria fundamental: saber e praticar. Lisboa: Lidel
Lima, A, Martins, M, Ferreira, M, Schoeller, S, Parola, V (2021). O conceito multidimensional de autonomia: uma análise concetual recorrendo a uma scoping review. Rev Enf Referência, V(7)
Lima, A., Ferreira, M., Martins, M. (s/d). Mergulhar no conceito de autonomia
https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/35336/1/resumo47.pdf
Paúl, C, Fonseca, A. (2005). Envelhecer em Portugal. Lisboa: Climepsi
Sequeira, C. (2018). Cuidar dos idosos com dependência física ou mental. Lisboa: Lidel
Simões, M, Salgueiro, N, Rodrigues, M. (2012). Cuidar humanitude: estudo aplicado em cuidados continuados. Rev Enf Referência. Série III, 6: pp. 81-93