Unidade Curricular:Código:
Biologia do Envelhecimento 1006BENV
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1CTSPGerontologia e Intervenção Comunitária3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
Objectivos a atingir (OA):
OA1. Compreender o envelhecimento como uma questão actual e de âmbito global
OA2. Conceitos básicos na biologia do envelhecimento;
OA3. Descrever as distintas teorias biológicas que tentam explicar o processo de envelhecimento natural;
OA4. Adquirir conceitos fundamentais de anatomofisiologia humana;
OA5. Descrever as alterações biológicas estruturais e funcionais que caracterizam o processo de envelhecimento natural .
OA6. Adquirir os conhecimentos que permitam propor estratégias para retardar o envelhecimento.
Conteúdos Programáticos:
CP1. O envelhecimento a nível global.
CP2. Conceitos básicos na biologia do envelhecimento:
Biogerontologia/geriatria; Longevidade/tempo de vida; Envelhecimento biológico; Desenvolvimento, maturidade e senescênciia/Senilidade
CP3. Teorias do envelhecimento:
Teorias estocásticas/Teorias genéticas
CP4. Fisiologia do envelhecimento humano:
alterações na composição corporal e metabolismo energético, na pele, nos orgãos dos sentidos, no sistema digestivo, no sistema urinário, no sistema imune e no sistema reprodutor
CP5. Doenças relacionadas com a idade no homem: sistema nervoso doença de Alzheimer e doença de Parkinson; sistema cardiovascular e a doença cardiovascular; sistema endócrino e regulação da glucose: diabetes tipo II; sistema músculo-esquelético e metabolismo do cálcio nos ossos: osteoporose e artrite.
CP6. Modulando o envelhecimento humano e a longevidade
Restrição calórica e atividade física.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
CP1 visa atingir OA1
CP2 visa atingir OA2
CP3 visa atingir OA3
CP4 visa atingir OA4 e OA5
CP5 visa atingir OA4 e OA5
CP6 visa atingir OA6
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
M1 – Disponibilização ao aluno de material didático através da plataforma de e-learning
M2 – Aprendizagem por transmissão
M3 – Aprendizagem por pesquisa
M4 - Discussão de casos clínicos e situações da actualidade com recurso a imagem e a diagramas explicativos.
Avaliação
Duas provas de índole TEÓRICO-PRÁTICA (cada um com 50% da classificação final)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
M1- todos os objectivos; M2 - OA4, OA5 e OA6; M3 - OA1, A3 e OA4; M4 - OA5
Bibliografia:
MacDonald R.B. (2010). Biology of aging. Garland Science, Taylor & Francis Group, LLC
Arking, Robert (2006). The Biology of Aging: Observations & Principles, Oxford University Press.
Aspinall, R. (2003). Aging of organs and systems (vol. 3). Springer-science+Business Media, B.V.
Teixeira, I. N. D'A. O. e Guariento, M. E. 2010. Biologia do envelhecimento: teorias, mecanismos e perspectivas. Ciênc. saúde coletiva [online], vol.15, nº.6, 2845-2857.
Mota, M. P., Figueiredo, P.A., Duarte, J. A. 2004. Teorias biológicas do envelhecimento. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, vol. 4, nº 1, 81–110.