Unidade Curricular:Código:
Trabalho de Projeto881TPDS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2MestradoFisioterapia (Fisioterapia Materno-Infantil)30 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês390
Objectivos de Aprendizagem:
Promover ao aluno os conhecimentos sobre as distintas fases de investigação, possibilitando-o desenvolver competências de investigação direccionadas para a construção do projecto. Deverá igualmente integrar o conhecimento, formulando um raciocínio clínico adequado, implementar os conhecimentos e aplicar a capacidade de compreensão na prática clínica de materno-infantil
Conteúdos Programáticos:
1. Introdução às linhas de força da literatura e/ou do state of the art
1.1. Elementos da evidência
2. Metodologia
2.1. Objetivos e hipóteses
2.2. Desenho de estudo
3. Relevância estatística e relevância clínica
4. Implementação da evidência
5. Avaliação da efectividade
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Através da exposição e orientação tutorial os conhecimentos são aprofundados na construção do Projeto direccionado para o desenvolvimento da Dissertação de Mestrado, para a posterior aplicação no contexto da avaliação, intervenção e reavaliação, utilizando a metodologia científica e a aplicação das competências apreendidas.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Inclui a avaliação contínua, centrada na progressão e evolução das competências exigidas. Momentos formais de avaliação serão também implementados para aferir os conhecimentos adquiridos pelos alunos, nomeadamente através da elaboração de trabalho escritos, assim como a participação em eventos científicos, nomeadamente em congressos, seminários e conferências.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A orientação tutorial e os conhecimentos serão transmitidos de forma expositiva e/ou em formato de discussão de modo a permitir a aquisição, por parte do aluno, de conhecimentos teórico-práticos sobre avaliação, intervenção e reavaliação, utilizando a metodologia científica e a aplicação das competências apreendidas.
Bibliografia:
1. Caldeira, A. e Viana, S. (2010). Eficácia dos exercícios de fortalecimento do pavimento pélvico, durante e após o parto, na prevenção e tratamento da incontinência urinária. Revista da Faculdade de Ciências da Saúde, 7, 402-410.
2. Moreno, A (2004). Fisioterapia em uroginecologia. Manole.
3. Postiaux, G. (2004). Fisioterapia Respiratória Pediátrica. Artmed.
4. Stephenson, R.G. e O'Connor, L.J. (2004) Fisioterapia aplicada à ginecologia e obstetrícia, 2ª ed. Manole, S.Paulo.