Unidade Curricular:Código:
Técnicas Complementares de Tratamento1032TCTR
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoFisioterapia (Fisioterapia da Senescência)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Dotar os alunos de conhecimentos teórico-práticos e capacidade de compreensão sobre as temáticas que fundamentam as técnicas complementares de tratamento mais utilizadas na prática clínica no contexto da fisioterapia da senescência.
O aluno no final deverá ser capaz de identificar as técnicas complementares de tratamento mais adequadas aos casos clínicos da área da senescência, fundamentando uma abordagem baseada na evidência. O aluno deverá demostrar capacidade crítica sobre os temas abordados sendo capaz de desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta das técnicas complementares de tratamentos utilizadas.
Conteúdos Programáticos:
I. Introdução às Terapias Complementares de Tratamento: a)Definição; b)Categorias; c) Aspectos culturais, legais e éticos; d) Abordagem ao nível da Doença e do Bem-estar. II Acupunctura: a)Fundamentação teórica; b)Evidência científica; c)Princípios da tomada de decisão clínica; d)Princípios de tratamento. III. Terapias Mente-corpo: a)Fundamentação teórica das terapias mais utilizadas na prática clínica; b)Evidência científica; c)Princípios da tomada de decisão clínica; d)Princípios de tratamento. III. Terapias Energéticas: a)Fundamentação teórica das terapias mais utilizadas na prática clínica; b)Evidência científica; c)Princípios da tomada de decisão clínica; d)Princípios de tratamento. IV.Terapias Manipulativas: a)Fundamentação teórica das terapias mais utilizadas na prática clínica; b)Evidência científica; c)Princípios da tomada de decisão clínica; d)Princípios de tratamento.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Teórico-prática: Os conhecimentos teórico-práticos baseados na evidência científica que fundamenta as técnicas complementares de tratamento mais utilizadas na prática clínica (acupunctura; terapias mente-corpo; terapias energéticas; terapias manipulativas) permite ao aluno desenvolver a capacidade de identificar as técnicas complementares de tratamento mais adequadas aos casos clínicos no contexto da fisioterapia na senescência, desenvolver a capacidade crítica sobre os temas abordados e de desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta sobre as técnicas usadas. Prática: a prática de algumas técnicas complementares de tratamento permite ao aluno consolidar os conhecimentos abordadas nas aulas teórico-práticas e compreender os princípios gerais de tratamento no contexto de diferentes casos clínicos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A nota final será calculada tendo em conta a nota da avaliação escrita (100%). Teórica-prática: Compreende aulas expositivas e/ou em formato de discussão dos temas propostos. Prática: Compreende aulas demonstrativas e prática de algumas técnicas complementares de tratamento usadas em diferentes casos clínicos.
A avaliação compreende uma prova escrita (100%) onde são avaliados os pressupostos teórico-práticos e fundamentação científica que baseiam as técnicas complementares de tratamento e o raciocínio clínico usado na resolução de problemas perante casos clínicos abordados nas aulas práticas.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Teórico-prática: O formato expositivo e/ou em discussão de temas permite a aquisição, por parte do aluno, dos pressupostos teórico-práticos e fundamentação científica que baseiam as técnicas complementares de tratamento mais usadas na área da fisioterapia na senescência. O formato de discussão de temas sobre os pressupostos teórico-práticos e fundamentação científica que baseiam as diferentes técnicas complementares de tratamento permite ainda desenvolver nos alunos a capacidade de análise crítica sobre os temas abordados e de desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta sobre as técnicas usadas. Prática: A forma demonstrativa das aulas permite uma prática repetida e orientada dos conhecimentos inerentes a algumas técnicas complementares de tratamento. O carácter demonstrativo das técnicas mais utilizadas na área da fisioterapia na senescência permite aos alunos consolidar os conhecimentos abordadas nas aulas teórico-práticas e compreender os princípios gerais de tratamento no contexto de diferentes casos clínicos. Desta forma, numa situação clínica real, o aluno deverá ser capaz de um encaminhamento adequado para as técnicas complementares de tratamento mais ajustadas a cada caso clínico.
Bibliografia:
1. Davis, C. M. (2009). Complementary Therapies in Rehabilitation: Evidence for Efficacy in Therapy, Prevention, and Wellness, 3rd Edition. SLACK Incorporeted.
2. Deutsch, J. E.; Anderson E. Z. (2007). Complementary Therapies for Physical Therapy: A Clinical Decision-Making Approach. Saunders Elsevier.
3. Field, T. (2009) Complementary and Alternative Therapies Research. American Psychological Association.
Docente (* Responsável):
Ana Vasco (avasco@ufp.edu.pt)
Fátima Santos (fatimas@ufp.edu.pt)
Nuno Ventura (nunov@ufp.edu.pt)