Unidade Curricular:Código:
Reabilitação Vestibular161RVES
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaFisioterapia2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês26
Objectivos de Aprendizagem:
Esta disciplina tem como objetivo, em primeiro lugar, dotar o aluno de conhecimentos sobre a anatomofisiologia do sistema vestibular. Com estes conhecimentos o aluno deverá então saber reconhecer os principais sinais e sintomas associados às diferentes patologias deste sistema, selecionar os respetivos exames clínicos que lhe permitam complementar o diagnóstico e, por último, o aluno deverá ser capaz de desenhar um programa de tratamento eficiente.
Conteúdos Programáticos:
Esta disciplina irá incluir aulas de: Anatomia, fisiologia, patologia, avaliação e tratamento associados ao sistema vestibular.
No final da disciplina o aluno deverá ser capaz de compreender o funcionamento e importância deste sistema, bem como ser capaz de avaliar e desenvolver estratégias de tratamento de um paciente com disfunção vestibular.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Com as aulas iniciais, de carácter teórico, pretende-se que o aluno seja capaz de conhecer em detalhe a anatomia e a fisiologia do sistema vestibular; conhecimento esse sem o qual não conseguiriam realizar a interpretação da patologia do mesmo sistema.
Nas aulas práticas, pretende-se que o aluno integre a informação que reteve da anatomofisiologia e patologia do sistema vestibular e seja, a partir daí, capaz de aprender e implementar técnicas que lhe permita avaliar e tratar um paciente com disfunção vestibular ou com outro tipo de vertigem ou tontura de origem não vestibular.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A nota final será calculada baseada na média ponderada entre 3 avaliações teóricas relacionadas com: Anatomofisiologia e patologia do sistema vestibular: Avaliação clínica e laboratorial do sistema vestibular; tratamento de patologia/disfunção do sistema vestibular.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
No início das aulas, o conhecimento sobre anatomofisiologia, visto ser uma temática totalmente nova para o aluno, será transmitida de forma expositiva. Durante as aulas sobre patologia, as aulas serão dadas de forma expositiva, mas também em formato de discussão, para que seja permitida uma melhor assimilação de conhecimento. Durante as aulas práticas, sobre avaliação e tratamento, as temáticas serão inicialmente discutidas, para que o aluno consiga não só assimilar mais facilmente a matéria, mas também para desenvolver raciocínio clínico, relacionado com patologia vestibular. Haverá também uma parte demonstrativa, associada a prática repetida, para que o aluno seja capaz de executar corretamente cada técnica necessária e minimizar os erros mais frequentes.
Bibliografia:
1 - Herdman, S. (2000). Vestibular Rehabilitation. Contemporary perspectives in rehabilitation, USA.
2 - Baloh, R.; Honrubia, V. (2001). Clinical neurophysiology of the vestibular system. Contemporary neurology series, 3rd ed, Oxford, UK.
3 - Shepard, N.; Telian, S. (1996). Practical management of the balance disorder patient. Singular publishing, San Diego, USA.
Docente (* Responsável):
Helder Fonseca (hfonseca@ufp.edu.pt)