Unidade Curricular: | Código: | ||
Metodologia do Trabalho Científico | 1031MTC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Fisioterapia (Fisioterapia Materno-Infantil) | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Pretende-se com esta unidade curricular que o aluno seja capaz de identificar as metodologias de investigação. Dominar as metodologias de um trabalho científico. Trabalho aprofundado de metodologia estatística, ferramentas de inferência, condições de utilização e interpretação dos resultados obtidos, a concepção de um projeto de investigação e a metodologia a utilizar. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1) Princípios básicos para a Investigação Científica 2) Estudos qualitativos a. Estudos etnográficos b. Estudos fenomenológicos c. Teoria fundamentada 3) Estudos quantitativos a. Estudos experimentais/quasi experimentais b. Estudos observacionais/transversais ou longitudinais c. Estudos epidemiológicos 4) Metodologia de análise de dados e sua interpretação a. Análise descritiva / Análise inferencial univariada / bivariada / multivariada b. Utilização de software(s) para tratamento estatístico de dados (métodos quantitativos) – SPSS c. Outras ferramentas (métodos quantitativos) de utilização livre para cálculo de intervalos de confiança e/ou testes de hipótese, e cálculo de dimensão de amostra (situações simples). d. Interpretação de resultados 5) Normas de elaboração para a tese de dissertação | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Teórico-práticas: Ao transmitir conhecimentos e fomentar a discussão sobre as metodologias de investigação científica, normas de elaboração de projecto de investigação e metodologia descritiva e indutiva de análise de dados possibilita-se que os alunos adquiram a capacidade de analisar criticamente este processo e fomentar o futuro desenvolvimento profissional na elaboração do seu projecto de graduação final. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Teórico-práticas: as temáticas abordadas serão transmitidas de forma expositiva e/ou em formato de discussão dos temas no seio de grupos de alunos com uma análise geral final para todos os discentes. Estas aulas visam a aquisição por parte dos alunos de conhecimentos teórico-práticos que sustentem os métodos de investigação em fisioterapia. A avaliação dos conhecimentos será efectuada através de uma a formulação do pré-projecto de investigação com a sua apresentação pública. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Teórico-prática: Compreende aulas expositivas e/ou em formato de discussão com a apresentação de estudos de caso em formato de discussão de modo a permitir a aquisição, por parte do aluno, de conhecimentos teórico-práticos da os métodos de investigação em fisioterapia | |||
Bibliografia: | |||
1. Fortin MF (1999). O Processo de Investigação. Lusociência, Loures. 2. Hicks,CM (2006) "Métodos de Investigação para Terapeutas Clínicos – Concepção de Projectos de Aplicação e Análise", Lusociência – Edições Técnicas e Científicas. 3. Hill MM e Hill A (2000). Investigação por Questionário. Edições Sílabo Lda, 1ª edição. Lisboa. 4. Maroco, J.. (2011). Análise Estatística com o SPSS Statistics. Edicões Sílabo, Lda., 5ª edição, ISBN 9789899676329. 5. Oliveira, A. Gouveia. (2009). Bioestatística Epidemiologia e Investigação – teoria e aplicações. LIDEL, ISBN 9789727575589. |