Unidade Curricular: | Código: | ||
Linguagens Alternativas e Comunicação | 161LACO | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Fisioterapia | 2 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 26 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
No final os alunos deverão ser capazes de: 1. Compreender e aplicar conhecimentos referentes aos conceitos de comunicação, linguagem, fala, comunicação alternativa e aumentativa (CAA) e respetivas tecnologias de apoio de suporte. 2. Dominar as características comunicativas e de linguagem de casos específicos de CAA. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1- A Comunicação, linguagem e fala - enquadramento teórico. 2- Os quadros comunicativos mais comuns e o uso de sistemas de comunicação alternativa e aumentativa. O trabalho em equipa: interação entre os profissionais de saúde. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular. Assim, CP1 corresponde ao OA1. CP2 corresponde ao OA2. O CPI incide sobre conhecimentos e capacidade de compreensão sobre as diferentes formas de comunicação e linguagem, nomeadamente a comunicação alternativa e aumentativa, suportada ou não em tecnologias de apoio à comunicação. O CP2 incide sobre conhecimentos acerca de quadros (clínicos) com características específicas de comunicação. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
- Expositiva e prática tutelada. - Recursos técnicos, incluindo multimédia. - Observação, análise e discussão de casos. Avaliação: contínua. Teste escrito final. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Sendo a unidade curricular constituída por aulas teórico-práticas, as metodologias de ensino usadas enquadram-se nos melhores procedimentos usados nesta área. O desenvolvimento dos conhecimentos e das competências desta unidade curricular será efetuado através de uma revisão constante das aprendizagens, pela sua prática tutelada e reflexão conjunta em sala de aula. | |||
Bibliografia: | |||
FRANCO, M.; REIS, M.; GIL, T. (2003) - Comunicação, Linguagem e Fala: Perturbações Específicas de Linguagem em Contexto Escolar. Lisboa: Ministério da Educação. SORO E. et al. (1988) - Manual de Toma de Decisiones y de Evaluacion para Aprendizaje y uso de los Sistemas Aumentativos de Comunicacion. ATAM, FUNDESCO, Espanha. VON-TETZCHNER S.; MARTINSEN H. (1991) - Introducion a la Enseñanza de Signos y al uso de Ayudas Tecnicas para la Comunicacion. Madrid, Visor Distribuciones. |