Unidade Curricular:Código:
Linguagens Alternativas e Comunicação161LACO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaFisioterapia2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês26
Objectivos de Aprendizagem:
No final os alunos deverão ser capazes de:
1. Compreender e aplicar conhecimentos referentes aos conceitos de comunicação, linguagem, fala, comunicação alternativa e aumentativa (CAA) e respetivas tecnologias de apoio de suporte.
2. Dominar as características comunicativas e de linguagem de casos específicos de CAA.
Conteúdos Programáticos:
1- A Comunicação, linguagem e fala - enquadramento teórico.
2- Os quadros comunicativos mais comuns e o uso de sistemas de comunicação alternativa e aumentativa. O trabalho em equipa: interação entre os profissionais de saúde.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular. Assim,
CP1 corresponde ao OA1.
CP2 corresponde ao OA2.
O CPI incide sobre conhecimentos e capacidade de compreensão sobre as diferentes formas de comunicação e linguagem, nomeadamente a comunicação alternativa e aumentativa, suportada ou não em tecnologias de apoio à comunicação.
O CP2 incide sobre conhecimentos acerca de quadros (clínicos) com características específicas de comunicação.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
- Expositiva e prática tutelada.
- Recursos técnicos, incluindo multimédia.
- Observação, análise e discussão de casos.
Avaliação: contínua. Teste escrito final.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Sendo a unidade curricular constituída por aulas teórico-práticas, as metodologias de ensino usadas enquadram-se nos melhores procedimentos usados nesta área. O desenvolvimento dos conhecimentos e das competências desta unidade curricular será efetuado através de uma revisão constante das aprendizagens, pela sua prática tutelada e reflexão conjunta em sala de aula.
Bibliografia:
FRANCO, M.; REIS, M.; GIL, T. (2003) - Comunicação, Linguagem e Fala: Perturbações Específicas de Linguagem em Contexto Escolar. Lisboa: Ministério da Educação.
SORO E. et al. (1988) - Manual de Toma de Decisiones y de Evaluacion para Aprendizaje y uso de los Sistemas Aumentativos de Comunicacion. ATAM, FUNDESCO, Espanha.
VON-TETZCHNER S.; MARTINSEN H. (1991) - Introducion a la Enseñanza de Signos y al uso de Ayudas Tecnicas para la Comunicacion. Madrid, Visor Distribuciones.
Docente (* Responsável):
Susana Freitas (sfreitas@ufp.edu.pt)