Unidade Curricular:Código:
Fisioterapia em Queimados161FQUE
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaFisioterapia2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês26
Objectivos de Aprendizagem:
No final da disciplina o aluno deverá ser capaz de integrar a equipa de reabilitação do doente queimado ao nível músculo-esquelético, tegumentar e cardiorrespiratório, tendo um papel importante na prevenção de sequelas. Para tal deve possuir capacidade de avaliar e elaborar um programa de tratamento de acordo com os objetivos e cuidados a ter nas diferentes fases e tipos de queimaduras e pacientes.
Conteúdos Programáticos:
Capacitação para a avaliação, tratamento e sensibilidade na abordagem ao doente queimado, através de conhecimento das causas, dos objetivos, das diferenças na abordagem aos diferentes pacientes e as diferentes queimaduras, da segurança e dos meios específicos desta área.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
As matérias são apresentadas duma forma sucessiva e num carácter integracional que permita ao aluno desenvolver um espírito crítico e de raciocínio clínico que se traduz na correcta aplicação das técnicas aprendidas em contexto reais, tendo conhecimento dos diferentes membros de uma equipa de uma unidade de queimados.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Avaliação através de 2 testes escritos e apresentação de um trabalho ou artigos científicos.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas permitem a criação de conhecimentos e competências, de uma forma progressiva, critica, responsável e activa, baseada na evidência. A comunicação, dialogo e discussão de assuntos está presente em todos os momentos da aula.
Bibliografia:
Disseldorp, L. M., Nieuwenhuis, M. K., Van Baar, M. E., & Mouton, L. J. (2011). Physical fitness in people after burn injury: A systematic review. Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, 92(9), 1501–1510. http://doi.org/10.1016/j.apmr.2011.03.025
Donovan, R. O., & Gormley, G. (2013). Physiotherapy in Burns , Plastics and Reconstructive Surgery. (U. of Limerick, Ed.) (Impairment).
Fox SI. (1999) Human Physiology – Capitulos 1, 2, 18 e 19 – McGraw-Hill, 6ª edsição, EUA
Gartner LP, Hiatt, JL. (2003) Tratado de Histologia em cores. Edit. Guanabara Koogsan, 2ª edição, Brasil
Gomes, D.R., Serra, M.C., Guimarães Jr., L.M. (2001) Condutas atuais em queimaduras. Rio de Janeiro : Revinter - 158 p.
Guirro E, Guirro R. (2002) Fisioterapia Dermato-funcional. Edições Manole, 3ª edição. B
Docente (* Responsável):
Verónica Abreu (vabreu@ufp.edu.pt)