Unidade Curricular: | Código: | ||
Fisioterapia Pediátrica | 1031FPED | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Fisioterapia (Fisioterapia Materno-Infantil) | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O aluno deverá ser capaz de integrar e relacionar os conceitos aprendidos e aplicá-los à sua intervenção na saúde infantil. Aprofundar por meio de exposição teórica e prática os conhecimentos adquiridos. Deverá igualmente reconhecer, seleccionar e integrar os conceitos adquiridos na prática clínica materna e de investigação de forma auto-orientada e autónoma. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Teórico-prática 1. O desenvolvimento normal/patológico; 2. Fisioterapia aplicada nos distúrbios neuromusculares; 3. Fisioterapia aplicada nos distúrbios musculoesqueléticos; 4. Fisioterapia aplicada nos distúrbios cardiorespiratórios; 5. Avaliação e aconselhamento de produtos de apoio nas patologias pediátricas. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Teórico-prática: A introdução de conceitos teórico-práticos base das técnicas/estratégias de avaliação e terapêuticas usadas na Fisioterapia Pediátrica possibilita que o aluno desenvolva a capacidade de compreender a fundamentação científica das mesmas. Neste sentido, procura-se dotar os alunos de conhecimentos acerca do desenvolvimento normal/patológico; Fisioterapia aplicada nos distúrbios neuromusculares; musculoesqueléticos e cardiorespiratórios; Avaliação e aconselhamento de produtos de apoio nas patologias pediátricas. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Teórica-prática: Compreende aulas expositivas e/ou em formato de discussão com a apresentação de estudos de caso. A avaliação compreende uma prova escrita e trabalhos de análise e de pesquisa onde são avaliados os conceitos teóricos e o raciocínio clínico aplicados na Fisioterapia Pediátrica. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Teórico-prática: Os diferentes temas e a apresentação de estudos de caso na aula serão transmitidas de forma expositiva e/ou em formato de discussão de modo a permitir a aquisição, por parte do aluno, de conhecimentos teórico-práticos acerca desenvolvimento normal/patológico; Fisioterapia aplicada nos distúrbios neuromusculares; musculoesqueléticos e cardiorespiratórios; Avaliação e aconselhamento de produtos de apoio nas patologias pediátricas. | |||
Bibliografia: | |||
De acordo com os temas do mestrado. |