| Unidade Curricular: | Código: | ||
| Ensino Clínico II | 161EC2 | ||
| Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
| 3 | Licenciatura | Fisioterapia | 5 ects |
| Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
| Português | 65 | ||
| Objectivos de Aprendizagem: | |||
| O Ensino Clínico II inclui-se na perspectiva de aprendizagem em contexto da prática clínica real. Como tal, pretende-se que o aluno no estágio desenvolva a capacidade de prestar cuidados de fisioterapia seleccionando e executando os procedimentos terapêuticos adequados, identificando as suas indicações e contra-indicações. Neste contexto pretende-se que o aluno desenvolva uma consciência contributiva para o reforço da identidade e desenvolvimento profissional. | |||
| Conteúdos Programáticos: | |||
| a. Cuidados gerais ao doente b. Exame neuromusculo-esquelético incluindo, mas não limitado a: goniometria, testes muscular, análise postural e ergonómica, análise da marcha; avaliação sensorial, avaliação do tónus, avaliação segundo diversos métodos (Cyriax, Maitland, etc) c. Intervenção clínica de modalidades terapêuticas, exercício terapêutico, correspondentes a conteúdos programáticos leccionados até ao momento d. Educação ao doente/cliente e família e. Participação em trabalho com uma equipa multidisciplinar (médico, terapeuta da fala, terapeuta ocupacional, psicóloga, etc.) f. Elaboração de um documento actualizado em formato escrito - dossier de estágio que contemple os relatórios de doente/cliente, actividades comunitárias, actividades de formação, revisões bibliográficas g. Participação em actividades de formação na clínica pedagógica e noutras instituições externas | |||
| Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
| A demonstração prática e o treino das diferentes técnicas de avaliação e procedimentos inerentes aos conteúdos adquiridos em contexto clínico, permite-lhes desenvolver capacidades de execução técnica e desenvolvimento de diferentes estratégias de intervenção e quais as melhores práticas a serem executadas no paciente, formulando um raciocínio clínico adequado. | |||
| Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
| A nota final do Ensino Clínico II será dada com os seguintes fatores de ponderação: Performance do aluno (40%) e Dossier de Estágio (45%) e apresentação do Estudo de Caso (15%). | |||
| Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
| A intervenção em contexto clínico será em diferentes casos clínicos de modo que os alunos sejam capazes de executar os conhecimentos de avaliação, planificação e execução das técnicas e métodos de fisioterapia aprendidas. | |||
| Bibliografia: | |||
| Petit, N. J. (2007). Exame e avaliação neuro-músculo-esquelética : um manual para terapeutas 3ª ed. Loures : Lusodidacta. Petit, N. J.; Moore, A. P. (2008).Princípios de intervenção e tratamento do sistema neuro-músculo-esquelético : um guia para terapeutas. Loures: Lusodidacta. Artigos Cientificos | |||