Unidade Curricular:Código:
Ensino Clínico II161EC2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaFisioterapia5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês65
Objectivos de Aprendizagem:
O Ensino Clínico II inclui-se na perspectiva de aprendizagem em contexto da prática clínica real. Como tal, pretende-se que o aluno no estágio desenvolva a capacidade de prestar cuidados de fisioterapia seleccionando e executando os procedimentos terapêuticos adequados, identificando as suas indicações e contra-indicações. Neste contexto pretende-se que o aluno desenvolva uma consciência contributiva para o reforço da identidade e desenvolvimento profissional.
Conteúdos Programáticos:
a. Cuidados gerais ao doente
b. Exame neuromusculo-esquelético incluindo, mas não limitado a: goniometria, testes muscular, análise postural e ergonómica, análise da marcha; avaliação sensorial, avaliação do tónus, avaliação segundo diversos métodos (Cyriax, Maitland, etc)
c. Intervenção clínica de modalidades terapêuticas correspondentes a conteúdos programáticos leccionados até ao momento
d. Educação ao doente/cliente e família
e. Participação em trabalho com uma equipa multidisciplinar (médico, terapeuta da fala, terapeuta ocupacional, psicóloga, etc.)
f. Elaboração de um documento actualizado em formato escrito - dossier de estágio que contemple os relatórios de doente/cliente, actividades comunitárias, actividades de formação, revisões bibliográficas
g. Participação em actividades de formação na clínica pedagógica e noutras instituições externas
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A demonstração prática e o treino das diferentes técnicas de avaliação e procedimentos inerentes aos conteúdos adquiridos em contexto clínico, permite-lhes desenvolver capacidades de execução técnica e desenvolvimento de diferentes estratégias de intervenção e quais as melhores práticas a serem executadas no paciente, formulando um raciocínio clínico adequado.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A nota final do Ensino Clínico II será dada com os seguintes fatores de ponderação: Performance do aluno (40%) e Dossier de Estágio (45%) e apresentação do Estudo de Caso (15%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A intervenção em contexto clínico será em diferentes casos clínicos de modo que os alunos sejam capazes de executar os conhecimentos de avaliação, planificação e execução das técnicas e métodos de fisioterapia aprendidas.
Bibliografia:
Petit, N. J. (2007). Exame e avaliação neuro-músculo-esquelética : um manual para terapeutas 3ª ed. Loures : Lusodidacta.
Petit, N. J.; Moore, A. P. (2008).Princípios de intervenção e tratamento do sistema neuro-músculo-esquelético : um guia para terapeutas. Loures: Lusodidacta.
Artigos Cientificos
Docente (* Responsável):
Adérito Seixas (aderito@ufp.edu.pt)
André Magalhães (andrem@ufp.edu.pt)
Andrea Ribeiro (andrear@ufp.edu.pt)
Fátima Santos (fatimas@ufp.edu.pt)
Joana Santos Azevedo (jsazevedo@ufp.edu.pt)
José Lumini de Oliveira (joselo@ufp.edu.pt)
Luísa Amaral (lamaral@ufp.edu.pt)
Nuno Ventura (nunov@ufp.edu.pt)
Ricardo Cardoso (rcardoso@ufp.edu.pt)
Rui Antunes Viana (ruiav@ufp.edu.pt)