Unidade Curricular:Código:
Complementos de Biomecânica1030COBI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoFisioterapia (Fisioterapia Desportiva)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Os alunos deverão demonstrar conhecimentos que lhes permitam realizar o estudo detalhado da biomecânica normal e patológica do organismo humano.
Aplicar os conhecimentos adquiridos em novos contextos e situações no âmbito de diferentes práticas desportivas, integrando esses conhecimentos de modo a lidar com questões mais complexas.
Saber integrar os conhecimentos e aplica-los na prática clínica e de investigação de forma auto-orientada e autónoma
Conteúdos Programáticos:
1. Introdução à Biomecânica
2. Descrição anatómica e suas limitações
3. Cinemática angular e linear
4. Cinética linear
5. Cinética angular
6. Aplicação da biomecânica no desporto
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos foram definidos em função dos objetivos e competências a serem adquiridos pelos estudantes. Os conteúdos programáticos incluem as principais abordagens multiobjectivo bem como técnicas específicas de avaliação e tratamento que conferem ao aluno ferramentas para avaliação e tratamento no domínio da biomecânica, análise biomecânica e biomecânica aplicada ao gesto desportivo.
A demonstração da coerência entre os objetivos da unidade curricular e os conteúdos programáticos dividem-se entre a ação na componente prática (reconhecer, identificar, aplicar, desenvolver, etc.) e o conhecimento e compreensão de conteúdos na componente teórica.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
O aluno deverá ser capaz de integrar e relacionar os conceitos aprendidos e aplicando-os em diferentes situações práticas. O aluno deverá ser ainda capaz de aprofundar por meio de exposição teórica e prática os conhecimentos adquiridos. Deverá igualmente reconhecer, selecionar e integrar os conceitos adquiridos na prática clínica e de investigação de forma auto-orientada e autónoma.
Sistema de avaliação
A avaliação será contínua e periódica. (mini testes e trabalho)
Para a avaliação contínua contribuirão parâmetros como a assiduidade, o interesse e a forma de participação demonstrados na unidade curricular e a resolução de trabalhos de análise e de pesquisa.
A avaliação periódica será composta por um momento de avaliação teórica escrita.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino a aplicar nesta UC pautam-se principalmente pela adoção de estratégias de ensino/aprendizagem, centradas no aluno. Estas, visam genericamente estabelecer contextos de aprendizagem baseados no estudo e trabalho individual do aluno assim como na reflexão crítica e trabalho em equipa integrado numa equipa clinica. A demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos da unidade curricular baseia-se na convicção que a sala de aula constitui para o aluno, o seu espaço laboratorial, individual, de experimentação e desenvolvimento das atividades expositivas e práticas que lhe são propostas, para além de canal de comunicação e partilha em contexto clinico e de turma. As competências cognitivas são desenvolvidas através da exposição participativa e da resolução de exercícios na prática. As competências de comunicação são adquiridas através de dinâmicas de grupo e das apresentações orais.
Bibliografia:
1. Brinckmann, Paul, Frobin, Wolfgang; Leivseth, Gunnar (2002). Musculoeskeletal biomechanics. Thieme.
2. Roger Bartlett (2007). Introduction to Sports Biomechanics. Analysing Human Movement Patterns. 2nd edition. New York, USA. Taylor and Francis Group.
3. Mcginnins, Peter M. (2005). Biomechanics of sport and exercise. Champaign, Human Kinetics.
4. Nordin, Margareta (2001). Biomecânica básica do sistema musculoesquelético. Guanabara Koogan
5. Artigos Cientificos
Docente (* Responsável):
Adérito Seixas (aderito@ufp.edu.pt)
André Magalhães (andrem@ufp.edu.pt)
Andrea Ribeiro (andrear@ufp.edu.pt)
José Lumini de Oliveira (joselo@ufp.edu.pt)