Unidade Curricular:Código:
Clínica Integrada I1030CIT1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoFisioterapia (Fisioterapia Desportiva)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Os alunos deverão demonstrar conhecimentos sobre diferentes conceitos e técnicas e relevantes para a intervenção do fisioterapeuta no desporto. Aplicar os conhecimentos adquiridos em novos contextos e situações no âmbito de diferentes práticas desportivas, integrando esses conhecimentos de modo a lidar com questões complexas. Saber integrar os conhecimentos e aplicá-los na prática clínica desportiva e de investigação de forma auto-orientada e autónoma.
Dotar os alunos da base biológica da Nutrição naDesportiva.
Proporcionar conhecimentos sobre a compreensão de necessidades energéticas e nutricionais específicas de cada indivíduo e de acordo com a idade, sexo, nível de actividade física.
Sensibilizar para a importância da avaliação da composição corporal.
Conteúdos Programáticos:
1. Análise do movimento,
2. Ligaduras Funcionais
3. Dynamic Tape
4. Nutrição
5. Termografia
6. Hiperbárica
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A integração de conceitos de acima mencionados, permite uma melhor integração do fisioterapeuta no ambiente desportivo, capacitando-o para lidar com questões cada vez mais exigentes e complexas, do ponto de vista clínico e profissional, tornando-o cada vez mais autónomo.
O aluno deverá ser capaz de:
- analisar o movimento, recorrendo a estratégias de filmagem e análise computorizada
- perceber a importância desta analise para a prática desportiva;
- Avaliar e aplicar a ligadura funcional ou o tape dynamic que mais se ajustar à condição clinica do atleta
- identificar as dimensões fisiológicas dos diferentes indivíduos e as respectivas diferenças nas necessidades nutricionais;
- identificar claramente esses cuidados e ainda, analisar e interpretar casos práticos tratados na aula e;
-- ser capaz de utilizar diferentes estratégias de analise, avaliação e tratamento
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Compreende aulas expositivas e/ou em formato de discussão com a apresentação de estudos de caso, juntamente com a prática de técnicas específicas de avaliação e tratamento em fisioterapia.
A avaliação será contínua através da mini-avaliações escritas e práticas.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As aulas expositivas e/ou em formato de discussão com a apresentação de estudos de caso, juntamente com a prática de técnicas de avaliação e tratamento específicas para a fisioterapia desportiva permitem dotar os alunos de aptidões específicas e essenciais à fisioterapia na prática desportiva, contribuindo para a sua maior autonomia clínica e científica.
Bibliografia:
1. Youlian Hong & Roger Bartlett (2008). Handbook of Biomechanics and Human Movement Science. New York, USA. Taylor and Francis Group.
2. Roger Bartlett (2007). Introduction to Sports Biomechanics. Analysing Human Movement Patterns. 2nd edition. New York, USA. Taylor and Francis Group.
3. Insel, P. Turner, RE. Ross, D. (2007). Nutrition. 3rd ed. Sudbury. Jones and Bartlett Publishers.
4. Silva MRG (2011). Avaliação nutricional e composição corporal. 2ª edição. Porto, Edições Universidade Fernando Pessoa.
5. Artigos Cientificos
Docente (* Responsável):
Andrea Ribeiro (andrear@ufp.edu.pt)
Clarinda Festas (clarinda@ufp.edu.pt)
Luísa Amaral (lamaral@ufp.edu.pt)
Raquel Silva (raquel@ufp.edu.pt)