Unidade Curricular:Código:
Clínica Integrada em Fisioterapia161CIFS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaFisioterapia8 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês104
Objectivos de Aprendizagem:
Teórico-prática: Dotar os alunos de conhecimentos que lhes permitam conhecer as terminologias, conceitos teóricos e identificar potenciais factores de risco no desporto, em situações neurológicas, respiratórias e em geriatria, sendo capazes de elaborar um plano de avaliação, tratamento e prevenção para as diversas áreas, demonstrando a sua aplicação em diferentes situações clínicas.
Estágio: Os alunos, deverão ser capazes de avaliar, identificar e executar as técnicas de fisioterapia até então aprendidas e aplicá-las na prática clínica. Os alunos, deverão conhecer as suas indicações e contraindicações de cada técnica e formular um raciocínio clínico adequado que lhes permitam avaliar e tratar pacientes em situações clínicas reais de uma forma cada vez mais autónoma.
Conteúdos Programáticos:
A. I. Clínica Integrada no Desporto: 1. Estudos de caso no Desporto, 2.1-2.10 Avaliação e tratamento: Entorse da Tibio-társica, Ligamentoplastia do LCA, Tendinopatia do Rotuliano e Osgood-Schlatter, Fasceíte Plantar, Rotura muscular do tricípete sural e do tendão de Aquiles, Epicondilites e epitrocleites, Conflitos no ombro, Lesões na coluna vertebral II. Clínica Integrada em Neurologia: 1-6. Metodologias de avaliação e intervenção num doente com Acidente Vascular Cerebral, Traumatismo Crânio Encefálico, Lesão Vértebro- Medular, Esclerose Múltipla, Doença de Parkinson e Lesões periféricas. III- Clínica integrada em Respiratório: 1. Avaliação do doente respiratório, 2. Auscultação pulmonar, 3. Espirómetria, 4. Oximetria, 5. Escalas de avaliação, 6. Parâmetros laboratoriais 7. Casos clínicos. IV. Clínica Integrada em Geriatria: 1. Estudos de caso de doentes Geriátricos, 2. Teorias do envelhecimento, 3. Alterações na senescência, 4. Avaliação funcional multidimensional. B. Estágio.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Teórico-prática: A introdução de conceitos teórico-práticos nas áreas do Desporto, Neurologia, Respiratória e Geriatria possibilita que o aluno desenvolva a capacidade de compreender a fundamentação científica de diferentes estratégias em diferentes áreas de intervenção da fisioterapia, permitindo que os alunos desenvolvam a capacidade de posteriormente identificar, em pacientes reais, durante o estágio, as práticas adequadas de acordo com um raciocínio clínico adequado em áreas chave da fisioterapia.
Estágio: Confrontado com diferentes situações clínicas, os alunos, deverão demonstrar conhecimento das diferentes técnicas de avaliação e tratamento, suas indicações e contraindicações e formular um raciocínio clínico adequado que lhes permitam avaliar e tratar pacientes em situações clínicas reais. Neste sentido, prepara o aluno para uma prática clínica cada vez mais autónoma.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A nota final será calculada tendo em conta 70% da nota final da prática e 30% da nota final da componente teórico-prática.
Teórico-prática: Compreende aulas expositivas e/ou em formato de discussão com a apresentação de estudos de caso. A avaliação compreende duas provas escritas (50%+50%) onde são avaliados a terminologia, conceitos teóricos e o raciocínio clínico aplicados na Clínica Integrada no Desporto, Neurologia, Respiratória e Geriatria.
Estágio: Compreende prática clínica supervisionada onde os alunos deverão aplicar as técnicas de avaliação e tratamento em fisioterapia aprendidas até então, em casos clínicos reais e em diferentes contextos. A avaliação compreenderá a prestação prática do aluno (75%) e a elaboração de um relatório final de estágio (20%) com a análise aprofundada de um dos estudos de caso (5%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Teórico-prática: Compreende aulas expositivas e/ou em formato de discussão com a apresentação de estudos de caso em formato de discussão de modo a permitir a aquisição, por parte do aluno, de conhecimentos teórico-práticos da terminologia e raciocínio clínico aplicados na Clínica Integrada no Desporto, Neurologia, Respiratória e Geriatria. Estagio: Através da prática clínica supervisionada os alunos deverão aplicar as técnicas de avaliação e tratamento em fisioterapia aprendidas até então, em casos clínicos reais e em diferentes contextos, formulando um raciocínio clínico adequado que lhes permitam avaliar e tratar pacientes em situações clínicas reais de uma forma cada vez mais autónoma.
Bibliografia:
1. Lieber, R.I. (1992 ) Muscle structure and function : implications for rehabilitation and sports medicine. USA: Williams & Wilkins.
3. Guy, P. (2004). Fisioterapia respiratória pediátrica : o tratamento guiado por auscultação pulmonar. 2ª ed, Artmed.
4.Frownfelter, D. e Dean, E. (2004). Fisioterapia Cardiopulmonar: princípios e prática. 3ªed. Revinter.
5.Sarmento, G.J.V. (2005). Fisioterapia Respiratória no paciente crítico. 1ª ed. Editora Manole.
6.Spirduso, W. (2004) Dimensões Físicas do Envelhecimento. Editora Manole Brasil.
7.Chiarello, B. Driusso, P.(2007) Fisioterapia Gerontológica. Editora Manole Brasil.
8.Stokes, M., Stack, E. (2011). Physical management for neurological condition. 3nd ed. Churchill Livingstone.
9.Sá, M.J. (2013).Neurologia Clínica. Compreender as Doenças neurológicas. 2ªed.Ed. UFP
Docente (* Responsável):
Ana Vasco (avasco@ufp.edu.pt)
Fátima Santos (fatimas@ufp.edu.pt)
José Lumini de Oliveira (joselo@ufp.edu.pt)
Luísa Amaral (lamaral@ufp.edu.pt)
Nuno Ventura (nunov@ufp.edu.pt)
Rosário Martins (mrosario@ufp.edu.pt)
Verónica Abreu (vabreu@ufp.edu.pt)