Unidade Curricular:Código:
Avaliação Médico-Desportiva e Fisiologia do Esforço1030AMFE
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoFisioterapia (Fisioterapia Desportiva)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Esta unidade curricular tem por objetivo o aumento dos conhecimentos sobre a avaliação fisiológica e metodologias de treino desportivo, aplicando-os no contexto do rendimento desportivo. Os alunos deverão mostrar capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante na área da Avaliação Médico-Desportiva e da Fisiologia do Esforço, aplicando-a em novos contextos e situações no âmbito de diferentes modalidades desportivas. Os alunos deverão saber integrar os conhecimentos de Avaliação Médico-Desportiva e da Fisiologia do Esforço e aplicando-os na prática clínica, desportiva e de investigação de forma auto-orientada e autónoma, desenvolvendo nos alunos o pensamento crítico e científico.
Conteúdos Programáticos:
Teórico-prática: 1. Avaliação de risco, 1.1 Princípios da avaliação de risco, 1.2 Instrumentos para a avaliação de risco, 2. Treino e seus fundamentos, 2.1 Princípios do treino, 2.2 Modos de treino, 2.3 Indicadores de carga externa e seus vectores, 2.4 Planificação e periodização, 3. Respostas fisiológicas ao exercício, 3.1 Respostas agudas, 3.2 Respostas crónicas, 3.3 Influências ambientais e performance 3.4 Influência hormonal e performance, 4. Treino metabólico, 4.1 Adaptações cardiovasculares, respiratórias e metabólicas ao treino, 4.2 Treino metabólico, 5. Treino neuromuscular, 5.1 Treino de equilíbrio e coordenação, 5.2 Treino de força, 5.3 Electroestimulação, 5.4 Core. Prática: 1. Metodologias de avaliação da actividade física.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Teórico-prática Os conceitos teórico-práticos visam desenvolver conhecimentos sobre a avaliação fisiológica, conceitos e adaptações no âmbito do treino desportivo aplicando-os no contexto do rendimento, à prática e à investigação científica de diferentes modalidades desportivas.
Prática: Visa o conhecimento e aplicação prática de diferentes metodologias de avaliações e tipos de treino usadas na prática de diferentes modalidades desportivas.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Teórico-prática: Compreende aulas expositivas e/ou em formato de discussão com a apresentação de estudos de caso e estudos científicos.
Prática: Compreende aulas demonstrativas com a análise de estudos de caso e a realização de testes de aptidão física no sentido de integrar o conhecimento adquirido na teórico-prática no contexto da prática clínica e da investigação.
A nota final foi calculada tendo em conta a avaliação continua das componentes teórico-prática (60%) e prática (40%), por mini-testes.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Teórico-prática: Os diferentes temas, a apresentação de estudos de caso e de estudos científicos na aula serão transmitidas de forma expositiva e/ou em formato de discussão de modo a permitir a aquisição, por parte do aluno, de conhecimentos teóricos, princípios e terminologias integrados na Avaliação Médico-Desportiva e da Fisiologia do Esforço. Esta estratégia facilita a aplicação do conhecimento na prática clínica, desportiva e de investigação, contribuindo para o seu estudo auto-orientado e autonomia prática e científica futura. Prática: Os temas abordados na aula serão expostos de forma demonstrativa e praticados de modo que os alunos sejam capazes reconhecer e aplicar as diferentes metodologias de avaliações e tipos de treino usadas na prática de diferentes modalidades desportivas, sendo capaz de as abordar de um ponto do pensamento crítico e científico.
Bibliografia:
1. Heyward, VH. (2006). Advanced Fitness Assessment and Exercise Prescription. Human Kinetics
2. Powers, SK. et al (2000). Fisiologia do exercício : teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. Manole.
3. Wilmore, JH. et al. (2001). Fisiologia do esporte e do exercício. 2ª ed. Manole
4. Voight, M. et al. (2007) Musculoskeletal interventions: Techniques for therapeutic exercise. McGraw-Hill.
5. ACSM (2013) ACSM's Guidelines for Exercise Testing and Prescription. Lippincott Williams and Wilkins.
6. Bandy, WD e Sanders, B. (2003). Exercício terapêutico: Técnicas para intervenção. Guanabara Koogan.
7. Artigos científicos
Docente (* Responsável):
André Magalhães (andrem@ufp.edu.pt)
José Lumini de Oliveira (joselo@ufp.edu.pt)