Unidade Curricular:Código:
Teorias da Senescência882TSES
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoFisioterapia (Fisioterapia da Senescência)5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Proporcionar ao aluno os conhecimentos e habilidades necessárias para o dessenvolvimento profissional autónomo e como integrante da equipa interdisciplinar gerontológica.
Conteúdos Programáticos:
-Definiçao e objectívos na Gerontologia-Tipologia de idosos.
-Demografia e recursos
-Envelhecimento possitívo. autonomia. Prevençao de discapacidade e dependência.
-Teorias do envelhecimento. Integraçaso e evoluçao.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Appresentaçao temática por parte do professor, com indicaçao dos objectívos a conseguir pelo aluno face ao dessenvolvimento no âmbito laboral. Importância de dessenvolver o trabalho e a relaçao com o idoso duma forma ética. Conhecer o conceito de envelhecimento como fase da vida fisiológica en sim mesma que poderá associarse com processos patológicos.
O trabalhador da gerontologia deverá compreender e encaminhar o seu trabalho face a conseguir a maior autonomia e capacidade funcional do utente. De aí o dessenvolviento programático.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
ContinuaContinua. Assistência e participaçao nas aulas. Apresentaçao de trabalho em relaçao temática indicada- pesquisa bibliográfica. Resoluçao de casos clínicos em relaçao.
O professor apresenta e dessenvolveo tema e objectívos a conseguer,. que deverao ser trabalhados pelo aluno. Comprobaçao de consecuçao de objectívos da unidade curricular
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Appresentaçao temática por parte do professor, com indicaçao dos objectívos a conseguir pelo aluno face ao dessenvolvimento no âmbito laboral. Import^ncia de dessenvolver o trabalho e a relaçao com o idoso duma forma ética. Conhecer o conceito de envelhecimento como fase da vida fisiológica en sim mesma que poderá associarse com processos patológicos. O trabalhador da gerontologia deverá compreender e encaminhar o seu trabalho face a conseguir a maior autonomia e capacidade funcional do utente. De aí o dessenvolviento programático.
Bibliografia:
.1- Achembaum WA(2010) "2008 Kent Award Lecture an historian interprets the future of Gerontology". The gerontologist,50(2):142-148
2-Alberca R , López Pousa S (1998)Enfermedad de Alzheimer y otras Demencias. SmithKline Beecham
3-Birren J(1996). History of Gerontology. In J Birren (ed) Encyclopedia of Gerontology. Aging, Age and the age. Pergamenon press New York.
4- Fernández- Ballesteros R (2006). Geropsycology an applied fiel for the21stCentury.EuropeanPsichologist11:312-324
5-Mazo GZ. Lopes MA Azher TB(2006). Actividade fisica e o idoso. Sulina. Porto Alegre
6-OMSWHOStatisticalInformation System(WHOSIS).Mortality databases. Emapps. who. in t/whosis e "Global Health Obsevatory data repository. Life tablets
7-SEGG. Tratado de Geriatria (2006
Bayles, K. A. & Tomoeda, C. K. (2007