Unidade Curricular: | Código: | ||
Teorias da Senescência | 882TSES | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Fisioterapia (Fisioterapia da Senescência) | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 65 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Proporcionar ao aluno os conhecimentos e habilidades necessárias para o dessenvolvimento profissional autónomo e como integrante da equipa interdisciplinar gerontológica. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
-Definiçao e objectívos na Gerontologia-Tipologia de idosos. -Demografia e recursos -Envelhecimento possitívo. autonomia. Prevençao de discapacidade e dependência. -Teorias do envelhecimento. Integraçaso e evoluçao. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Appresentaçao temática por parte do professor, com indicaçao dos objectívos a conseguir pelo aluno face ao dessenvolvimento no âmbito laboral. Importância de dessenvolver o trabalho e a relaçao com o idoso duma forma ética. Conhecer o conceito de envelhecimento como fase da vida fisiológica en sim mesma que poderá associarse com processos patológicos. O trabalhador da gerontologia deverá compreender e encaminhar o seu trabalho face a conseguir a maior autonomia e capacidade funcional do utente. De aí o dessenvolviento programático. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
ContinuaContinua. Assistência e participaçao nas aulas. Apresentaçao de trabalho em relaçao temática indicada- pesquisa bibliográfica. Resoluçao de casos clínicos em relaçao. O professor apresenta e dessenvolveo tema e objectívos a conseguer,. que deverao ser trabalhados pelo aluno. Comprobaçao de consecuçao de objectívos da unidade curricular | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Appresentaçao temática por parte do professor, com indicaçao dos objectívos a conseguir pelo aluno face ao dessenvolvimento no âmbito laboral. Import^ncia de dessenvolver o trabalho e a relaçao com o idoso duma forma ética. Conhecer o conceito de envelhecimento como fase da vida fisiológica en sim mesma que poderá associarse com processos patológicos. O trabalhador da gerontologia deverá compreender e encaminhar o seu trabalho face a conseguir a maior autonomia e capacidade funcional do utente. De aí o dessenvolviento programático. | |||
Bibliografia: | |||
.1- Achembaum WA(2010) "2008 Kent Award Lecture an historian interprets the future of Gerontology". The gerontologist,50(2):142-148 2-Alberca R , López Pousa S (1998)Enfermedad de Alzheimer y otras Demencias. SmithKline Beecham 3-Birren J(1996). History of Gerontology. In J Birren (ed) Encyclopedia of Gerontology. Aging, Age and the age. Pergamenon press New York. 4- Fernández- Ballesteros R (2006). Geropsycology an applied fiel for the21stCentury.EuropeanPsichologist11:312-324 5-Mazo GZ. Lopes MA Azher TB(2006). Actividade fisica e o idoso. Sulina. Porto Alegre 6-OMSWHOStatisticalInformation System(WHOSIS).Mortality databases. Emapps. who. in t/whosis e "Global Health Obsevatory data repository. Life tablets 7-SEGG. Tratado de Geriatria (2006 Bayles, K. A. & Tomoeda, C. K. (2007 |