Unidade Curricular: | Código: | ||
Técnicas Orientais de Reabilitação | 161TOR | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Fisioterapia | 2 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 26 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O objectivo desta disciplina é dotar os alunos de um conhecimento básico que lhes permita penetrar nos paradigmas, linguagem e métodos próprios das técnicas orientais de reabilitação, sensibilizando-os não só para os aspectos conceptuais de tais terapias, mas sobretudo para a sua aplicabilidade prática. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
I – Os princípios básicos da MTC II – Os princípios básicos da MTC III – DIFERENCIAÇÃO DE SÍNDROMES E PRINCÍPIOS DE TRATAMENTO IV – AS FORMAS DE TRATAMENTO | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Unidade Lectiva: a disciplina é composta por várias unidades letivas Teórico-práticas: As horas letivas são distribuídas de forma equitativa Descrição: Apresentação dos fenómenos de reabilitação fisica à luz das Medicinas Orientais. Objectivos: Estas unidades visam introduzir os alunos à informação nuclear da disciplina sobre Técnicas Orientais de Reabilitação. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Regime de Avaliação contínua: - 2 Frequências escritas, de duração de 1 hora cada, com a ponderação de 45% cada, logo ponderação total de 90%; - Assiduidade e Participação nas Aulas: ponderação de 10%. Nota 1: Os alunos deverão ter nota mínima de 8 (oito) valores na 1ª frequência para se submeterem à 2ª Frequência, sendo que também nesta terão que ter nota miníma de 8 (oito) valores, caso contrário passarão imediatamente para exame final. Regime de Exame Final: - 1 Exame escrito, com a duração de 2 horas, com a ponderação de 100%. Nota 2: Os alunos para se submeterem a cada momento de avaliação (avaliação contínua ou exame final), deverão reunir 50% de presenças obrigatórias nas aulas. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias propostas estão em coerência com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular, na medida em que estabelecem uma articulação estreita e contínua entre a introdução de conceitos teóricos, a apresentação de exemplos práticos e a resolução de problemas e exercícios, bem como a aplicação prática de algumas técnicas. | |||
Bibliografia: | |||
1 - “Fundamentos de Acupunctura y Moxibustion de China”, Edições em Línguas Estrangeiras, Beijing , 1997. 2 - “Huang Di Neijing”, 1ª parte, Mandala Ediciones, Madrid, 1990. 3 - Benski, D. e Barolet, R.: Chinese Herbal Medicine, Formulas and Strategies, Eastland, Seattle, USA, 1993. 4 - Ching, N.: The Fundamentals of Acupuncture, Jessica Kingsley Publishers, 2016. 5 - Chuangui, Wang: Masaje Práctico en los Canales y Puntos Vitales, Edições em Línguas Estrangeiras, Beijing, 1996. 6 - Fu Wang: Métodos Chinos de Masoterapia, E.L.E., Beijing, 1995. 7 - Huang, Li-Chun: Auriculotherapy-Diagnosis & Treatment, Longevity Press, USA, 1996. 8 - Jingfeng, Cai: La Diétothérapie Chinoise, E.L.E., Beijing, 1996. 9 - Jingyi, Z. e Xuemei, L.: Medicina Tradicional Chinesa. Padrões e Prática. Ed. Roca, 2013. 10 - Weizhen, Chang: Ejercicios de Transformación de los Tendones en 14 Séries, E.L.E., Beijing, 1992. 11 - Williams, Tom: A Medicina Chinesa, Ed. Estampa, 2015 |