Unidade Curricular: | Código: | ||
Técnicas Complementares de Tratamento | 1027TCTR | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Fisioterapia (Fisioterapia Desportiva) | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Dotar os alunos de conhecimentos teórico-práticos e capacidade de compreensão sobre as temáticas que fundamentam as técnicas complementares de tratamento mais utilizadas na prática clínica no contexto da fisioterapia desportiva. O aluno no final deverá ser capaz de identificar as técnicas complementares de tratamento mais adequadas aos casos clínicos da fisioterapia desportiva, fundamentando uma abordagem baseada na evidência. O aluno deverá demostrar capacidade crítica sobre os temas abordados sendo capaz de desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta das técnicas complementares de tratamentos utilizadas. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
I. Introdução às Terapias Complementares de Tratamento: a)Definição; b)Categorias; c) Aspectos culturais, legais e éticos; d) Abordagem ao nível da Doença e do Bem-estar. II Acupunctura: a)Fundamentação teórica; b)Evidência científica; c)Princípios da tomada de decisão clínica; d)Princípios de tratamento. III. Terapias Mente-corpo: a)Fundamentação teórica das terapias mais utilizadas na prática clínica; b)Evidência científica; c)Princípios da tomada de decisão clínica; d)Princípios de tratamento. III. Terapias Energéticas: a)Fundamentação teórica das terapias mais utilizadas na prática clínica; b)Evidência científica; c)Princípios da tomada de decisão clínica; d)Princípios de tratamento. IV.Terapias Manipulativas: a)Fundamentação teórica das terapias mais utilizadas na prática clínica; b)Evidência científica; c)Princípios da tomada de decisão clínica; d)Princípios de tratamento. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Teórico-prática: Os conhecimentos teórico-práticos baseados na evidência científica que fundamenta as técnicas complementares de tratamento mais utilizadas na prática clínica (acupunctura; terapias mente-corpo; terapias energéticas; terapias manipulativas) permite ao aluno desenvolver a capacidade de identificar as técnicas complementares de tratamento mais adequadas aos casos clínicos no contexto da fisioterapia desportiva, desenvolver a capacidade crítica sobre os temas abordados e de desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta sobre as técnicas usadas. Prática: a prática de algumas técnicas complementares de tratamento permite ao aluno consolidar os conhecimentos abordadas nas aulas teórico-práticas e compreender os princípios gerais de tratamento no contexto de diferentes casos clínicos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A nota final será calculada tendo em conta a nota da avaliação escrita (100%). Teórica-prática: Compreende aulas expositivas e/ou em formato de discussão dos temas propostos. Prática: Compreende aulas demonstrativas e prática de algumas técnicas complementares de tratamento usadas em diferentes casos clínicos. A avaliação compreende uma prova escrita (100%) onde são avaliados os pressupostos teórico-práticos e fundamentação científica que baseiam as técnicas complementares de tratamento e o raciocínio clínico usado na resolução de problemas perante casos clínicos abordados nas aulas práticas. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Teórico-prática: O formato expositivo e/ou em discussão de temas permite a aquisição, por parte do aluno, dos pressupostos teórico-práticos e fundamentação científica que baseiam as técnicas complementares de tratamento mais usadas na área da fisioterapia desportiva. O formato de discussão de temas sobre os pressupostos teórico-práticos e fundamentação científica que baseiam as diferentes técnicas complementares de tratamento permite ainda desenvolver nos alunos a capacidade de análise crítica sobre os temas abordados e de desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta sobre as técnicas usadas. Prática: A forma demonstrativa das aulas permite uma prática repetida e orientada dos conhecimentos inerentes a algumas técnicas complementares de tratamento. O carácter demonstrativo das técnicas mais utilizadas na área da fisioterapia desportiva permite aos alunos consolidar os conhecimentos abordadas nas aulas teórico-práticas e compreender os princípios gerais de tratamento no contexto de diferentes casos clínicos. Desta forma, numa situação clínica real, o aluno deverá ser capaz de um encaminhamento adequado para as técnicas complementares de tratamento mais ajustadas a cada caso clínico. | |||
Bibliografia: | |||
1. Davis, C. M. (2009). Complementary Therapies in Rehabilitation: Evidence for Efficacy in Therapy, Prevention, and Wellness, 3rd Edition. SLACK Incorporeted. 2. Deutsch, J. E.; Anderson E. Z. (2007). Complementary Therapies for Physical Therapy: A Clinical Decision-Making Approach. Saunders Elsevier. 3. Field, T. (2009) Complementary and Alternative Therapies Research. American Psychological Association. |