Unidade Curricular:Código:
Psicologia Aplicada881PSIA
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoFisioterapia (Fisioterapia Materno-Infantil)4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Os estudantes deverão ser capazes de identificar e melhorar nos pacientes as resistências, as más concepções e preconceitos sobre saúde, doença, tratamento e cura. Os caminhos da prevenção e da optimização do tratamento dos pacientes são igualmente indicados.
Conteúdos Programáticos:
1.Fundamentos teóricos:
1: Introdução à Psicologia
2: Introdução ao desenvolvimento psicológico humano.
2.Elementos de Psicopatologia.
3: Atrasos do desenvolvimento e perturbações psicológicas da infância
4: Perturbações do comportamento alimentar
5: Perturbações do humor
6: Neuroses, psicopatias e psicoses
7: Quadros neuropsicológicos (associados a doenças neurológicas)
3.Psicologia da Saúde:
8: Stresse
9: Atitudes face à doença e processos de luto
10: Técnicas psicológicas de gestão da dor
11: A expressão facial da emoção
12: Humanização dos cuidados de saúde
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular:
CP1 corresponde aos OA1
CP2 corresponde aos OA2
CP3 corresponde aos OA3
No CP1 são apresentadas as principais diferenças entre o modelo biomédico e modelo biopsicossocial. Apresentar, de uma forma acessível e atraente, as principais escolas e correntes da Psicologia actual: Psicodinâmica, Sistémica, Comportamental, Cognitiva. Contextualizar a Psicologia no âmbito das Ciências da Saúde. Sensibilizar para o facto de que todas as problemáticas de Saúde contêm uma dimensão psicológica que não pode ser desvalorizada. Apresentar os principais marcos do desenvolvimento psicológico normal, ao nível motor, cognitivo, emocional, sexual, social e moral.
No CP2 são apresentadas algumas das perturbações neurológicas e psiquiátricas mais frequentes, caracterizando-as do ponto de vista psicológico. Levar à reflexão sobre aquilo que se considera “normal” e o que se classifica de patológ
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
- Elaboração de pequenos exercícios a serem resolvidos em sala de aula, esclarecimento de dúvidas
Avaliação:
Época normal
- Trabalho individual - 50%
- Trabalho em grupo - 50%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Uma vez que a unidade curricular é constituída por aulas teórico-práticas e práticas, as metodologias de ensino serão diversificadas. Desta forma, a exposição das teorias e conceitos chave relacionada com a Psicologia Aplicada deverão ser sempre relacionadas com aspetos práticos da atividade profissional do fisioterapeuta. Através do método interrogativo os docentes poderão certificar-se da aquisição dos mesmos conceitos. Posteriormente os alunos poderão aplicar as aprendizagens efetuadas em casos da sua prática clínica, em pequenos trabalhos práticos e em trabalho autónomo de pesquisa.
Bibliografia:
Feldman, R. (1994). Essentials of understanding psychology. NY: McGraw-Hill.
Freitas-Magalhães, A. (2014). O Código da Cólera. Porto: FEELab Science Books. ISBN 978-989-98524-7-1
Freitas-Magalhães, A.(2014). Onze Anos, Onze Faces: Porque Sou do Tamanho das Minhas Emoções. Porto: FEELab Science Books. ISBN 978-989-8766-02-1
Freitas-Magalhães, A. (Ed.). (2014). Emotional Expression: The Brain and The Face (Vol. 5). Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. ISBN 978-989-643-120-4
Freitas-Magalhães, A. (2014). O Código do Medo. Porto: FEELab Science Books. ISBN 978-972-99700-7-8
Freitas-Magalhães, A. (Ed.). (2013). Emotional Expression: The Brain and The Face (Vol. 4). Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa. ISBN 978-989-643-117-4
Freitas-Magalhães, A., Bluhm, C., & Davis, M. (Eds.) (2013). Handbook on Facial Expression of Emotion. Porto: FEELab Science Books. ISBN 978-989-98524-6-4
Freitas-Magalhães, A. (2013). Dez Anos, Dez Faces: Porque Sou do Tamanho das Minhas Emoções. Porto: