Unidade Curricular: | Código: | ||
Psicomotricidade | 161PMOT | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Fisioterapia | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Ser capaz de: conhecer o desenvolvimento psicomotor da criança desde a fase embrionária, até à infância identificar alterações no desenvolvimento da criança conhecer alterações psicomotoras com o envelhecimento O principal objectivo da disciplina é colocar o aluno em contacto com alguns aspectos teóricos e definições de conceitos básicos, relevantes para uma actuação prática na área do desenvolvimento psicomotor. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Ontogénese da Motricidade Humana História da Psicomotricidade seu estudo epistemológico. Abordagem da Ontogénese da Motricidade: Período Pré-embrionário; Período Fetal; Período Embrionário; Período Fetal; Período Neo-Natal. Desenvolvimento motor: Fase dos movimentos reflexos, Fase dos movimentos rudimentares; Fase dos movimentos fundamentais; Fase dos movimentos especializados. Desenvolvimento e crescimento na infância: princípios e padrões do desenvolvimento; factores que influenciam o desenvolvimento.Desenvolvimento perceptivo-motor. Distúrbios psicomotores e deficiências. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento das aprendizagens sobre o desenvolvimento motor e suas perturbações na área da fisioterapia (avaliação e intervenção). | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
TP = trabalho com apresentação oral (20%)+teste escrito (80%) Nota mínima em cada componente de avaliação Tp = 8 valores 80% presenças na componente prática, de acordo com o regulamento+resolução de desafios práticos Nota Final = 50% TP+ 50% Pra | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento do desenvolvimento motor e psicomotor na prática profissional do fisioterapeuta; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e metodologias aplicadas à avaliação e intervenção ao longo da ciclo da vida. | |||
Bibliografia: | |||
Cordovil, R., João Barreiros (2014). Desenvolvimento Motor na Infância. Lisboa:FMH ed. Fonseca, V. (1998). Psicomotricidade: filogénese, ontogénese e retrogénese. Ed. Artes Médicas (2ª edição) - Porto Alegre Port, Howard, Willians, Lepper (2001). Very young children with special needs. Prentice Hall.N.Jersey Wauters-Krings (2009). Psychomotricité à l'écol maternelle. de boeck. Bruxelles Fonseca, V. (2005). Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Lisboa: Âncora editora Fonseca, V. (1995). Manual de observação psicomotora; significação psiconeurologica dos factores psicomotores. Ed. Artes Médicas - Porto Alegre. Fonseca, V. (1998). Psicomotricidade: filogenese, ontogenese e retrogenese. Ed. Artes Médicas (2ª edição) - Porto Alegre Fonseca, V. (2001). Psicomotricidade, perspectivas multidisciplinares. Âncora Editora - Lisboa Gallahue & Ozum (2005). Compreendendo o desenvolvimento motor: bébés, crianças e a |