Unidade Curricular:Código:
Psicomotricidade161PMOT
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaFisioterapia4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português52
Objectivos de Aprendizagem:
Ser capaz de:
conhecer o desenvolvimento psicomotor da criança desde a fase embrionária, até à infância
identificar alterações no desenvolvimento da criança
conhecer alterações psicomotoras com o envelhecimento
O principal objectivo da disciplina é colocar o aluno em contacto com alguns aspectos teóricos e definições de conceitos básicos, relevantes para uma actuação prática na área do desenvolvimento psicomotor.
Conteúdos Programáticos:
Ontogénese da Motricidade Humana
História da Psicomotricidade seu estudo epistemológico. Abordagem da Ontogénese da Motricidade: Período Pré-embrionário; Período Fetal; Período Embrionário; Período Fetal; Período Neo-Natal. Desenvolvimento motor: Fase dos movimentos reflexos, Fase dos movimentos rudimentares; Fase dos movimentos fundamentais; Fase dos movimentos especializados. Desenvolvimento e crescimento na infância: princípios e padrões do desenvolvimento; factores que influenciam o desenvolvimento.Desenvolvimento perceptivo-motor. Distúrbios psicomotores e deficiências.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento das aprendizagens sobre o desenvolvimento motor e suas perturbações na área da fisioterapia (avaliação e intervenção).
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
TP = trabalho com apresentação oral (20%)+teste escrito (80%)
Nota mínima em cada componente de avaliação Tp = 8 valores
80% presenças na componente prática, de acordo com o regulamento+resolução de desafios práticos
Nota Final = 50% TP+ 50% Pra
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento do desenvolvimento motor e psicomotor na prática profissional do fisioterapeuta; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e metodologias aplicadas à avaliação e intervenção ao longo da ciclo da vida.
Bibliografia:
Cordovil, R., João Barreiros (2014). Desenvolvimento Motor na Infância. Lisboa:FMH ed.
Fonseca, V. (1998). Psicomotricidade: filogénese, ontogénese e retrogénese. Ed. Artes Médicas (2ª edição) - Porto Alegre
Port, Howard, Willians, Lepper (2001). Very young children with special needs. Prentice Hall.N.Jersey
Wauters-Krings (2009). Psychomotricité à l'écol maternelle. de boeck. Bruxelles
Fonseca, V. (2005). Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Lisboa: Âncora editora
Fonseca, V. (1995). Manual de observação psicomotora; significação psiconeurologica dos
factores psicomotores. Ed. Artes Médicas - Porto Alegre.
Fonseca, V. (1998). Psicomotricidade: filogenese, ontogenese e retrogenese.
Ed. Artes Médicas (2ª edição) - Porto Alegre
Fonseca, V. (2001). Psicomotricidade, perspectivas multidisciplinares.
Âncora Editora - Lisboa
Gallahue & Ozum (2005). Compreendendo o desenvolvimento motor: bébés, crianças e a