Unidade Curricular: | Código: | ||
Patologia III | 161PAT3 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Fisioterapia | 7 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 91 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Contribuir para a formação global, que permita avaliar o doente como um todo - Analisar a aplicabilidade dos conhecimentos a situações específicas - Estimular a capacidade de investigação e trabalho em equipa NEUROLOGIA: O1 – Adquirir conhecimentos básicos sobre síndromes, d. neurológicas e exame neurológico O2 - Reconhecer e interpretar alterações semiológicas O3 - Adquirir conhecimentos gerais sobre patologias neurológicas REUMATOLOGIA: 04 – Aprofundar conhecimentos sobre anatomofisiopatologia do sistema músculo-esquelético 05 – Adquirir conhecimentos gerais sobre patologias reumatológicas PATOLOGIA GENITO URINARIA E OBSTETRICIA 06 – Fornecer os fundamentos de reabilitação do pavimento pélvico no tratamento e prevenção da incontinência urinária PATOLOGIA ORTOPÉDICA E TRAUMATOLÓGICA 07 – Aprofundar conhecimentos básicos sobre anatomofisiologia do sistema osteoarticular aplicado à Orto-Traumatologia 08 – Adquirir conhecimentos gerais sobre patologias ortopédicas | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
NEUROLOGIA CP 1. Anatomofisiologia do sistema nervoso; exame neurológico; síndromes e doenças neurológicas CP 2. D. vasculares cerebrais CP 3. D. inflamatórias e desmielinizantes CP 4. D. neurodegenerativas CP 5. D. da medula espinhal CP 6. D. neuromusculares REUMATOLOGIA CP 7. Classificação das doenças reumáticas CP 8. Osteoporose e osteoartrose CP 9. Patologias do ráquis CP 10. Artrite reumatóide. Espondiloartropatias seronegativas. Artropatias microcristalinas CP 11. Doenças difusas do tecido conjuntivo CP 12. Síndrome fibromiálgico PATOLOGIA GENITO-URINÁRIA E OBSTÉTRICA CP 13. Anatomofisiologia do pavimento pélvico. Fisiologia da micção. CP 14. Incontinência urinária CP 15. Gravidez e parto ORTO-TRAUMATOLOGIA CP 16. Patologia ortopédica e traumática da coluna vertebral CP 17. Traumatologia do membro superior CP 18. Patologia ortopédica do membro superior CP 19. Traumatologia do membro inferior CP 20. Patologia ortopédica do membro inferior | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (O) dos 4 módulos da UC, no sentido de promover junto dos alunos a aquisição de conhecimentos sobre doenças, limitações e dependência que lhes podem advir, e desenvolver as competências dos futuros fisioterapeutas no estabelecimento de planos individualizados para cada doente, encarado no seu todo, integrados em equipas multidisciplinares. Assim: CP1 - O1 e O2 CP2, CP3, CP4, CP5, CP6 – O3 CP7 - O4 CP8, CP9, CP10, CP11, CP12 – O5 CP13, CP14, CP15 – O6 CP16, CP17, CP18, CP19, CP20 – O7 e O8 | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Metodologia expositiva e participativa, com apresentações em slides e iconografia variada – Rx, exames de neuroimagem, vídeos, fotografias, esquemas – discussão de casos, pesquisa de bibliografia específica. Os alunos têm ainda possibilidade de observar cirurgias ortopédicas no HE-UFP. Em cada módulo a avaliação é contínua, baseada em testes escritos com questões de tipologia variada, cotados de 0 a 20, podendo ser a classificação final ponderada pela assiduidade, participação e postura nas aulas. A avaliação final da Patologia III com nota positiva requer uma média ponderada dos 4 módulos igual a 10, com exigência de notas mínimas parciais de 10 em pelo menos 3 módulos, podendo ser aceite uma nota de 8 num dos módulos, desde que a ponderação final seja 10. Ponderação: Neurologia (30%), Ortopedia (30%), Reumatologia (27%), Génito-Urinária e Obstétrica (13%). Irão a exame final os alunos que não atingirem esse resultado, devendo incluir componentes de avaliação de cada módulo. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As aulas teórico-práticas, caracterizadas por metodologias expositivas mas também pelo desenvolvimento de dinâmicas de caráter mais participativo, facilitam a aquisição e o relacionamento de conceitos e a aplicabilidade dos conhecimentos no âmbito de atuação do fisioterapeuta, nomeadamente ao nível da identificação, avaliação e intervenção, promovendo o desenvolvimento de competências relacionadas com a construção de um raciocínio adequado e estruturado, com ligação à prática profissional. Deste modo, considera-se que o carácter amplo das metodologias de ensino adotadas, com recurso à apresentação, análise e discussão de temáticas nas aulas, à observação de meios complementares de diagnóstico, à observação de cirurgias, à discussão de casos clínicos, bem como a orientação em reflexões críticas e na pesquisa e leitura de bibliografia específica, está de acordo com a aprendizagem dos aspetos práticos gerais das patologias principais de diferentes sistemas do organismo, sendo coerentes com os objetivos definidos para esta unidade curricular. | |||
Bibliografia: | |||
1. Queirós MV. Reumatologia Clínica. Lidel 1996 2. Queirós MV. Reumatologia. Clínica e Terapêutica das Doenças Reumáticas Vol. 2-4 Lidel 2002. 3. Sá MJ. Neurologia Clínica. Compreender as Doenças Neurológicas (2ª edição) 2014 4. Stephenson R; O’Connor L. (2004). Fisioterapia Aplicada à Ginecologia e Obstetrícia. 2ªEd. Manole. São Paulo. 5. Braunwalg, Kasper, Fauci, Hauser, Longo, Jameson, Harrison´s Principles of internal Medicine, 16th edition 6. Critérios Fundamentais em Fraturas e Ortopedia (3ª Edição), Luís M. Alvim Serra, Edições Lidel 2. 7. Rockwood and Green's Fractures in Adults (7th ed, 2 volumes) Edited by Robert W. Buchholz, Charles M. Court-Brown, James D. Heckman, Paul Tornet pp. 2174 Philadelphia: Lippincott, Williams & Wilkins, 2010 8. Rockwood and Wilkins' Fractures in Children (7th ed) Edited by James H. Beaty and James R. Kasser pp. 1057 Philadelphia: Lippincott, Williams & Wilkins, 2010 9. Campbell's Operative Orthopaedics (12th Edition, 4 v |