Unidade Curricular:Código:
Patologia III161PAT3
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaFisioterapia7 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português91
Objectivos de Aprendizagem:
- Contribuir para a formação global, que permita avaliar o doente como um todo
- Analisar a aplicabilidade dos conhecimentos a situações específicas
- Estimular a capacidade de investigação e trabalho em equipa
NEUROLOGIA:
O1 – Adquirir conhecimentos básicos sobre síndromes, d. neurológicas e exame neurológico
O2 - Reconhecer e interpretar alterações semiológicas
O3 - Adquirir conhecimentos gerais sobre patologias neurológicas
REUMATOLOGIA:
04 – Aprofundar conhecimentos sobre anatomofisiopatologia do sistema músculo-esquelético
05 – Adquirir conhecimentos gerais sobre patologias reumatológicas
PATOLOGIA GENITO URINARIA E OBSTETRICIA
06 – Fornecer os fundamentos de reabilitação do pavimento pélvico no tratamento e prevenção da incontinência urinária
PATOLOGIA ORTOPÉDICA E TRAUMATOLÓGICA
07 – Aprofundar conhecimentos básicos sobre anatomofisiologia do sistema osteoarticular aplicado à Orto-Traumatologia
08 – Adquirir conhecimentos gerais sobre patologias ortopédicas
Conteúdos Programáticos:
NEUROLOGIA
CP 1. Anatomofisiologia do sistema nervoso; exame neurológico; síndromes e doenças neurológicas
CP 2. D. vasculares cerebrais
CP 3. D. inflamatórias e desmielinizantes
CP 4. D. neurodegenerativas
CP 5. D. da medula espinhal
CP 6. D. neuromusculares
REUMATOLOGIA
CP 7. Classificação das doenças reumáticas
CP 8. Osteoporose e osteoartrose
CP 9. Patologias do ráquis
CP 10. Artrite reumatóide. Espondiloartropatias seronegativas. Artropatias microcristalinas
CP 11. Doenças difusas do tecido conjuntivo
CP 12. Síndrome fibromiálgico
PATOLOGIA GENITO-URINÁRIA E OBSTÉTRICA
CP 13. Anatomofisiologia do pavimento pélvico. Fisiologia da micção.
CP 14. Incontinência urinária
CP 15. Gravidez e parto
ORTO-TRAUMATOLOGIA
CP 16. Patologia ortopédica e traumática da coluna vertebral
CP 17. Traumatologia do membro superior
CP 18. Patologia ortopédica do membro superior
CP 19. Traumatologia do membro inferior
CP 20. Patologia ortopédica do membro inferior
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos (CP) foram delineados em função dos objetivos de aprendizagem (O) dos 4 módulos da UC, no sentido de promover junto dos alunos a aquisição de conhecimentos sobre doenças, limitações e dependência que lhes podem advir, e desenvolver as competências dos futuros fisioterapeutas no estabelecimento de planos individualizados para cada doente, encarado no seu todo, integrados em equipas multidisciplinares. Assim:
CP1 - O1 e O2
CP2, CP3, CP4, CP5, CP6 – O3
CP7 - O4
CP8, CP9, CP10, CP11, CP12 – O5
CP13, CP14, CP15 – O6
CP16, CP17, CP18, CP19, CP20 – O7 e O8
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Metodologia expositiva e participativa, com apresentações em slides e iconografia variada – Rx, exames de neuroimagem, vídeos, fotografias, esquemas – discussão de casos, pesquisa de bibliografia específica. Os alunos têm ainda possibilidade de observar cirurgias ortopédicas no HE-UFP.
Em cada módulo a avaliação é contínua, baseada em testes escritos com questões de tipologia variada, cotados de 0 a 20, podendo ser a classificação final ponderada pela assiduidade, participação e postura nas aulas. A avaliação final da Patologia III com nota positiva requer uma média ponderada dos 4 módulos igual a 10, com exigência de notas mínimas parciais de 10 em pelo menos 3 módulos, podendo ser aceite uma nota de 8 num dos módulos, desde que a ponderação final seja 10.
Ponderação: Neurologia (30%), Ortopedia (30%), Reumatologia (27%), Génito-Urinária e Obstétrica (13%).
Irão a exame final os alunos que não atingirem esse resultado, devendo incluir componentes de avaliação de cada módulo.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As aulas teórico-práticas, caracterizadas por metodologias expositivas mas também pelo desenvolvimento de dinâmicas de caráter mais participativo, facilitam a aquisição e o relacionamento de conceitos e a aplicabilidade dos conhecimentos no âmbito de atuação do fisioterapeuta, nomeadamente ao nível da identificação, avaliação e intervenção, promovendo o desenvolvimento de competências relacionadas com a construção de um raciocínio adequado e estruturado, com ligação à prática profissional. Deste modo, considera-se que o carácter amplo das metodologias de ensino adotadas, com recurso à apresentação, análise e discussão de temáticas nas aulas, à observação de meios complementares de diagnóstico, à observação de cirurgias, à discussão de casos clínicos, bem como a orientação em reflexões críticas e na pesquisa e leitura de bibliografia específica, está de acordo com a aprendizagem dos aspetos práticos gerais das patologias principais de diferentes sistemas do organismo, sendo coerentes com os objetivos definidos para esta unidade curricular.
Bibliografia:
1. Queirós MV. Reumatologia Clínica. Lidel 1996
2. Queirós MV. Reumatologia. Clínica e Terapêutica das Doenças Reumáticas Vol. 2-4 Lidel 2002.
3. Sá MJ. Neurologia Clínica. Compreender as Doenças Neurológicas (2ª edição) 2014
4. Stephenson R; O’Connor L. (2004). Fisioterapia Aplicada à Ginecologia e Obstetrícia. 2ªEd. Manole. São Paulo.
5. Braunwalg, Kasper, Fauci, Hauser, Longo, Jameson, Harrison´s Principles of internal Medicine, 16th edition
6. Critérios Fundamentais em Fraturas e Ortopedia (3ª Edição), Luís M. Alvim Serra, Edições Lidel 2.
7. Rockwood and Green's Fractures in Adults (7th ed, 2 volumes) Edited by Robert W. Buchholz, Charles M. Court-Brown, James D. Heckman, Paul Tornet pp. 2174 Philadelphia: Lippincott, Williams & Wilkins, 2010
8. Rockwood and Wilkins' Fractures in Children (7th ed) Edited by James H. Beaty and James R. Kasser pp. 1057 Philadelphia: Lippincott, Williams & Wilkins, 2010
9. Campbell's Operative Orthopaedics (12th Edition, 4 v