Unidade Curricular: | Código: | ||
Organização Política Portuguesa e da União Europeia | 161OPUE | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Fisioterapia | 2 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 26 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Dotar os alunos dos meios que lhes permitam compreeender a relação entre os níveis políticos nacional e europeu. Debater a integração europeia, nas vertentes económica, política e sua correlação. Promover a construção de uma visão fundada, crítica e construtiva da União Europeia. Competências Instrumentais De análise e síntese De aquisição de conhecimentos específicos da área científica De comunicação oral e escrita De gestão de informação (capacidade para procurar e analisar informação de várias fontes) Competências Interpessoais De crítica e de autocrítica De comunicação interdisciplinar De compromisso ético Competências Sistémicas De investigação De adaptação a novas situações De promoção da qualidade | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
UNIDADE LECTIVA I – Génese e evolução da União Europeia 1. O projeto europeu: passado-presente 2. Organizações internacionais e soberania: cooperação versus integração 3. O ‘motor’ da integração: etapas da integração económica 4. Dinâmica da integração: os alargamentos e o caso português 5. Dinâmica da integração: as revisões dos tratados UNIDADE LECTIVA II – As instituições políticas: Portugal e União Europeia 6. Governação multi-nível: subsidiariedade; legitimidade democrática; eficácia 7. O nível nacional: sistema político português 8. Organização do poder político: na União Europeia 8.1. Instituições e órgãos UNIDADE LECTIVA III: Políticas comunitárias e temáticas do debate europeu atual 9. Questões gerais sobre políticas comunitárias da actualidade 10. Temáticas do debate europeu 10.1 As eleições ao Parlamento Europeu | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O conhecimento e reflexão crítica sobre a política europeia e sua relação com o nível nacional requerem um conhecimento de base da história, instituições e políticas da União Europeia. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Aulas teórico-práticas com diálogo e intervenções dos alunos como parte da aprendizagem. Avaliação contínua: 1 teste escrito + trabalho de grupo + presença a um mínimo de 50% das aulas. O teste escrito visa um controle escrito da aprendizagem - a dimensão das turmas e a carga horária semanal (uma sessão) justificam essa opção. O trabalho de grupo complementa as aprendizagens de forma mais ativa. Os alunos em avaliação continua terão que cumprir os dois quesitos. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia adoptada visa despertar o interesse e ajudar a consolidar os conhecimentos dos alunos. O teste e trabalho pretendem produzir, com objectividade, indicadores das aprendizagens. | |||
Bibliografia: | |||
CAMPOS, J., PEREIRA, J. e CAMPOS, J-L (2014). Manual de Direito Europeu…. 7ª ed. Coimbra: Coimbra Ed. CARDOSO, C., et al. (2017). A União Europeia: História, Instituições e Políticas. 5ª ed. Porto: UFP CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA. FERNANDES, A-J. (2010). Introdução à Ciência Política. Teorias, Métodos e Temáticas. Porto: Porto Ed. JONES, E., MENON, A. e WEATHERILL, S. (2014). The Oxford Handbook of the European Union. Oxford: OUP JORGENSEN, K., POLLACK, M. e ROSAMOND, B. (2006). Handbook of European Union Politics. Londres: Sage MATEUS, A. (coord.) (2015). Três décadas de Portugal Europeu. Balanço e Perspetivas. Lisboa: FFMS PINTO, A. e TEIXEIRA, N. (eds.) (2005). A Europa do Sul e a Construção da União Europeia. 1945-2000. Lisboa: ICS PORTO, M. (2009). Teoria da Integração e Políticas Comunitárias. Coimbra: Almedina WALLACE, H., POLLACK, M. e YOUNG, A. (2014). Policy-Making in the European Union. 7ª ed. Oxford: OUP |