Unidade Curricular:Código:
Métodos e Técnicas de Fisioterapia IV161MTF4
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaFisioterapia11 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português143
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se com esta unidade curricular que o aluno seja capaz de avaliar um paciente do foro neuromusculoesquelético baseando-se num raciocínio lógico e fundamentado.
Após o término da unidade curricular o aluno deverá ser capaz de identificar e executar as diferentes técnicas abordadas na área da terapia manual e do exercício clínico, conhecer as suas indicações e contraindicações, assim como integrar o conhecimento formulando um raciocínio clínico adequado dentro da Fisioterapia Neuromsculoesquelética. O raciocínio clínico deverá ser fundamentado pelos conceitos teórico-práticos adequados para a seleção de procedimentos de avaliação e tratamento.
Serão abordados diferentes métodos de avaliação e tratamento do sistema neuromusculoesquelético para que o aluno seja capaz de estruturar o seu próprio conhecimento.
Conteúdos Programáticos:
Componente Teórico-Prático:
1.ASPECTOS GERAIS DA AVALIAÇÃO NEURO-MÚSCULO-ESQUELÉTICA
2.AVALIAÇÃO SUBJECTIVA DO PACIENTE DO FORO NEURO-MÚSCULO-ESQUELÉTICO
3.AVALIAÇÃO OBJECTIVA DO PACIENTE DO FORO NEURO-MÚSCULO-ESQUELÉTICO
4.PRINCIPIOS GERAIS DE INTERVENÇÃO NEURO-MÚSCULO-ESQUELÉTICA
5.MECANISMOS DE DOR
6.FUNÇÃO E DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO
7.PRINCÍPIOS DE TRATAMENTO DA ARTICULAÇÃO
8.FUNÇÃO E DISFUNÇÃO DO MÚSCULO
9.PRINCÍPIOS DE TRATAMENTO DO MÚSCULO
10.FUNÇÃO E DISFUNÇÃO DO NERVO
11.PRINCÍPIOS DE TRATAMENTO DO NERVO
12.BASES DA TERAPIA MANUAL
Componente Prático:
1.AVALIAÇÃO NEUROMUSCULOESQUELÉTICA:
1.1.Membro Superior
1.2.Membro Inferior
1.3.Coluna
2.TERAPIA MANUAL E EXERCÍCIO CLÍNICO:
2.1.Membro Superior
2.2.Membro Inferior
2.3.Coluna
3.CADEIAS MUSCULARES:
3.1.Cadeias do Tronco
4.NEURODINÂMICA CLÍNICA:
4.1.Neurobiomecânica
4.2.Fisiopatologia: Tensão Neural Adversa
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Tendo em conta os objetivos da unidade curricular foi selecionado um conjunto de temáticas que visam dotar os alunos de competências relativas à avaliação e tratamento de pacientes do foro neuromusculoesquelético.
A abordagem dos conteúdos teórico-práticos relativos à avaliação, disfunção e tratamento de cada um dos componentes do sistema neuromusculoesquelético, bases da terapia manual e do exercício clínico, permitirá que os alunos desenvolvam capacidade de argumentação relativa à seleção e aplicação de procedimentos de avaliação e tratamento.
A abordagem dos conteúdos práticos relativos à avaliação e tratamento neuromusculoesquelético, cadeias musculares, neurodinâmica clínica e exercício clínico permitirá que os alunos desenvolvam competências práticas relativas à execução de procedimentos de avaliação e tratamento adequadas aos pacientes do foro neuromusculoesquelético.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Componente teórico-prático:
Os conteúdos selecionados para este componente serão abordados de forma expositiva em aulas teórico-práticas, estimulando a participação ativa dos alunos sempre que possível e recorrendo a exemplos práticos que facilitem a sua compreensão.
Componente prático:
As temáticas propostas serão abordadas em aulas práticas onde serão demonstradas as técnicas de avaliação e tratamento, cadeias musculares, neurodinâmica e exercício clínico, que serão praticadas pelos alunos sob supervisão e correção constante.
Avaliação:
A avaliação do componente teórico-prático será através de um teste escrito que abordará os componentes lecionados e a avaliação do componente prático será através de testes práticos onde os alunos terão de demonstrar competências de execução das temáticas abordadas. Devido à predominância do componente prático, a ponderação na nota final do componente teórico-prático é de 30% e do componente prático é de 70%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A abordagem expositiva dos aspetos teórico-práticos com participação ativa dos alunos permite a aquisição de conhecimento relativo aos fundamentos dos processos de avaliação e tratamento neuromusculoesquelético. A demonstração prática e prática supervisionada subsequente dos alunos permite a aquisição de competências práticas relativas aos procedimentos de avaliação, tratamento neuromusculoesquelético, cadeias musculares, neurodinâmica clínica e exercício clínico. O componente teórico-prático correlacionará os seus conteúdos com o componente prático e o componente prático será baseado no componente teórico-prático, resultando na integração do conhecimento, permitindo a formulação de um raciocínio clínico adequado e fundamentado dentro da avaliação e tratamento neuromusculoesquelético.
Bibliografia:
1- Petty, N.J. (2007). Exame e Avaliação Neuro-músculo-esquelética – um manual para terapeutas. Lusodidacta. 3ª Edição. Loures
2- Petty, N.J. e Moore, A.P. (2007). Princípios de Intervenção e Tratamento do Sistema Neuro-músculo-esquelético – um guia para terapeutas. Lusodidacta. Loures
3- Shacklock, M. (2006). Neurodinâmica Clínica. São Paulo. Editora Elsevier
4- Maitland, G. (2007). Manipulação Vertebral. Editora Elsevier. 7ª edição. Rio de Janeiro
5- Kesson, M. e Atkins, E. (2002). Orthopaedic Medicine. Butterworth-Heinemann Ltd. London
6- Ombregt, L. e Bisschop, P. (2001). Atlas de exame ortopédico das articulações periféricas. Editora Manole. Brasil.