Unidade Curricular: | Código: | ||
Metodologia do Trabalho Científico | 881MTC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Fisioterapia (Fisioterapia Materno-Infantil) | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 39 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Introduzir e desenvolver o conhecimento de técnicas de análise estatística, apresentando exemplos relevantes/situações realistas para ilustrar os conceitos, e desenvolver o espírito crítico e de análise dos resultados obtidos. E ainda criar o interesse por entender como é que as doenças ocorrem, porque o fazem sob formas tão variadas, deixando presente as interrogações básicas dos estudos epidemiológicos. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Os conteúdos desta disciplina incluem uma revisão dos Fundamentos da Estatística, ferramentas de inferência, condições de utilização e interpretação dos resultados obtidos, a Concepção de um projeto de investigação e a Análise dos Dados do Projeto. Especificamente, aprofunda no estudo da Metodologia cientifica, do processo de investigação, das alternativas de abordagens de investigação, da análise das questões sobre o levantamento e tratamento de dados e da elaboração de relatórios e análise dos mesmos. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Ao transmitir conhecimentos e fomentar a discussão sobre as metodologias de investigação científica, normas de elaboração de projecto de investigação e metodologia descritiva e indutiva de análise de dados possibilita-se que os alunos adquiram a capacidade de analisar criticamente este processo e fomentar o futuro desenvolvimento profissional na elaboração do seu projecto de graduação final. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Teórico-práticas: as temáticas abordadas serão transmitidas de forma expositiva e/ou em formato de discussão dos temas no seio de grupos de alunos com uma análise geral final para todos os discentes. Estas aulas visam a aquisição por parte dos alunos de conhecimentos teórico-práticos que sustentem os métodos de investigação em fisioterapia. A avaliação dos conhecimentos será efectuada através de uma a formulação do pré-projecto de investigação com a sua apresentação pública. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Compreende aulas expositivas e/ou em formato de discussão com a apresentação de estudos de caso em formato de discussão de modo a permitir a aquisição, por parte do aluno, de conhecimentos teórico-práticos da os métodos de investigação em fisioterapia | |||
Bibliografia: | |||
1. Fortin MF (1999). O Processo de Investigação. Lusociência, Loures. 2. Hicks,CM (2006) "Métodos de Investigação para Terapeutas Clínicos – Concepção de Projectos de Aplicação e Análise", Lusociência – Edições Técnicas e Científicas. 3. Hicks, C.M (1995). Research for Physiotherapists, Project Design and Analysis, second edition, Churchill Livingstone, Edinburgh. 4. Hill MM e Hill A (2000). Investigação por Questionário. Edições Sílabo Lda, 1ª edição. Lisboa. 5. Maroco, J.. Análise Estatística com o SPSS Statistics. Edicões Sílabo, Lda., 5ª edição, 2011, ISBN 9789899676329. 6. Oliveira, A. Gouveia. Bioestatística Epidemiologia e Investigação – teoria e aplicações. LIDEL, 2009, ISBN 9789727575589. |