Unidade Curricular:Código:
Língua Estrangeira -Alemão-161LEA1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaFisioterapia3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português39
Objectivos de Aprendizagem:
Desenvolvimento da competência linguística e comunicativa dos alunos que lhes permita comunicar informação, ideias, problemas e soluções. Aprendizagem de estruturas gramaticais indispensáveis. Identificação e produção de vários tipos de diálogos, através do desenvolvimento das capacidades de ouvir, compreender e verbalizar problemas em alemão.
Incentivar a capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, particularmente na sua área de estudo.
Conteúdos Programáticos:
1. Bem-vindos!
1.1 Apresentações. Cumprimentar e despedir-se. Falar sobre coisas de que se gosta.
2. Nome, endereço e profissão
2.1 Perguntar por alguém; perguntar o endereço, a profissão, o número de telefone,etc. Preencher dados pessoais.
3. O que é isto?
3.1 Perguntar por objetos; responder, falar sobre objectos a sala de aula
4. E hoje? Vamos às compras!
4.1 Falar sobre ir às compras; o que se gosta (ou não) de comprar; estabelecer um diálogo simples ; compreender informações sobre uma cidade.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os itens temáticos dos conteúdos programáticos visam como competências genéricas que os alunos comuniquem, compreendam e produzam mensagens em língua alemã, tanto em contextos sociais, como profissionais, devendo ser capazes de utilizar a língua alemã num conjunto de situações reais. Para este efeito, nesta unidade curricular, os estudantes são incentivados a adoptar uma atitude introspectiva e reflexiva.
É objectivo da unidade curricular levar os estudantes a adquirir competências comunicacionais em alemão, de modo a que consigam utilizar esta língua na realização de diversos contactos interpessoais, em diferentes contextos socioprofissionais, de forma a permitir o desempenho profissional em contexto internacional.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Avaliação contínua
Aulas teórico-práticas, com ênfase nas competências instrumentais: dialogar, ouvir, ler e compreender mensagens em língua alemã. A avaliação é contínua, constituída por dois testes escritos e por um trabalho oral, a apresentar no final do semestre. A nota final resulta da ponderação das várias prestações escritas e orais do estudante, bem como da sua participação nas actividades propostas.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
De forma a potenciar as competências específicas dos estudantes, a metodologia adoptada (com ênfase na avaliação contínua de conhecimento) incentiva as aquisições de tipo instrumental, designadamente comunicar oralmente e por escrito, identificar e compreender mensagens, utilizando a língua alemã num conjunto de situações socioprofissionais, bem como no acesso ao conhecimento. As metodologias eminentemente práticas desta disciplina têm como objectivo levar os alunos a interpretar circunstâncias e fenómenos comunicacionais relativos aos diferentes contextos culturais e linguísticos, adquirindo experiência na recolha, identificação e interpretação de informação proveniente de diferentes contextos culturais, desenvolver deste modo a autonomia de trabalho em diferentes contextos culturais, levando a uma maior compreensão e adaptação a diferentes ambientes culturais em que a comunicação seja efectuada em língua alemã.
Bibliografia:
(1) Funk, H.; Kuhn, C; Demme, S., 2007, Studio d A1, Cornelsen Verlag, Berlin
(2) Albrecht, U.; Dane, D.; Fandrych, C; Grüsshaber, G; Henningsen, U,; Kilimann, A.; Schäfer, T., 2009, Passwort Deutsch 1, Ernst Klett Sprachen, Stuttgart
(3) Hering, Axel, Matussek, Magdalena, Perlmann-Balme, Michaela, (2002), em-
Uebungsgrammatik. Deutsch als Fremdsprache. Max Hueber Verlag
(4) Lemcke, Rohrmann, 2007, Wortschatz Intensivtrainer A1
(5) Quintino, Carla e Lima, Maria José, (2002), S.O.S. Deutsch! Nível 1, Porto
Editora
(6) Bildwörterbuch Deutsch (Iniciação, Intermédio e Avançado), (2002), Porto
Editora