Unidade Curricular:Código:
Fisioterapia Preventiva e Senescência882FPSE
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoFisioterapia (Fisioterapia da Senescência)8 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês104
Objectivos de Aprendizagem:
i. Desenvolver no aluno a capacidade de avaliação e intervenção em contexto de saúde comunitária, com ênfase na Senescência;
ii. Desenvolver a capacidade de raciocínio clínico, integrando os conhecimentos teórico-práticos no contexto da intervenção comunitária, com ênfase na senescêscia;
iii. Desenvolver uma prática baseada na evidência científica;
iv. Desenvolver a capacidade de elaborar relatórios de actividade.
Conteúdos Programáticos:
A fisioterapia preventiva e da senescência inclui-se na perspectiva lata da aprendizagem em contexto real. Como tal, pretende-se que o aluno no estágio desenvolva a capacidade de prestar cuidados de fisioterapia seleccionando e executando os procedimentos terapêuticos adequados, identificando as suas indicações e contra-indicações. Neste contexto pretende-se que o aluno desenvolva uma consciência contributiva para o reforço da identidade e desenvolvimento profissional.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A integração de conceitos de avaliação na senescência, explorando os diferentes instrumentos de avaliação, visa capacitar o aluno a gerir questões complexas quer do ponto de vista clínico como profissional, tornando-o cada vez mais autónomo do ponto de vista técnico e científico para que, na prática, consiga aplicar as adequadas técnicas de intervenção.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Performance do aluno em estágio.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As aulas em formato de discussão com a apresentação dos diferentes instrumentos de avaliação da área da senescência, juntamente com prática de técnicas de intervenção específicas para a fisioterapia na senescência permitem dotar os alunos de aptidões específicas e essenciais à prática clínica nesta área, contribuindo também para a sua maior autonomia científica.
Bibliografia:
1. Kisner C., Colby L.A. (1998). Exercícios terapêuticos : fundamentos e técnicas. São Paulo: Manole.
2. O´Sullivan S, Schmitz TJ (2004). Fisioterapia. Avaliação e tratamento.4ª ed. Manole
3. Bandy, W. D., Sanders, B. (2003). Exercício terapêutico : técnicas para intervenção. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.