Unidade Curricular:Código:
Fisioterapia Pré-Natal881FPEN
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoFisioterapia (Fisioterapia Materno-Infantil)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
O aluno deverá ser capaz de integrar e relacionar os conceitos aprendidos e aplicá-los à sua intervenção na saúde da mulher e desenvolvimento embrionário . Aprofundar por meio de exposição teórica e prática os conhecimentos adquiridos. Deverá igualmente reconhecer, seleccionar e integrar os conceitos adquiridos na prática clínica, desportiva e de investigação de forma auto-orientada e autónoma.
Conteúdos Programáticos:
1. Embriologia
2. Fisiologia da gravidez.
3. Cuidados e posturas adequadas.
4. A preparação para o parto
5. Técnicas de relaxamento
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Teórico-prática: A introdução de conceitos teórico-práticos base das técnicas/estratégias de avaliação e terapêuticas usadas na Fisioterapia Pré-natal possibilita que o aluno desenvolva a capacidade de compreender a fundamentação científica das mesmas. Neste sentido, procura-se dotar os alunos de conhecimentos acerca embriologia, fisiologia da gravidez, cuidados e posturas adequadas, preparação para o parto e técnicas de relaxamento.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Teórica-prática: Compreende aulas expositivas e/ou em formato de discussão com a apresentação de estudos de caso. A avaliação compreende uma prova escrita e trabalhos de análise e de pesquisa onde são avaliados os conceitos teóricos e o raciocínio clínico aplicados na Fisioterapia Pré-natal.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Teórico-prática: Os diferentes temas e a apresentação de estudos de caso na aula serão transmitidas de forma expositiva e/ou em formato de discussão de modo a permitir a aquisição, por parte do aluno, de conhecimentos teórico-práticos acerca embriologia, fisiologia da gravidez, cuidados e posturas adequadas, preparação para o parto e técnicas de relaxamento.
Bibliografia:
1. Polden,M;Mantle,J (2000).Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia.2ªEd. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro
2. Stephenson,R; O’Connor,L.((2004).Fisioterapia Aplicada à Ginecologia e Obstetrícia.2ªEd.Manole.São Paulo