Unidade Curricular:Código:
Fisioterapia Pediátrica881FPED
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoFisioterapia (Fisioterapia Materno-Infantil)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Os alunos deverão demonstrar conhecimentos sobre diferentes conceitos e técnicas e relevantes para a intervenção do fisioterapeuta na saúde infantil.
Aplicar os conhecimentos adquiridos em novos contextos e situações no âmbito de diferentes práticas, integrando esses conhecimentos de modo a lidar com questões complexas.
Saber integrar os conhecimentos e aplicar esses conhecimentos na prática clínica e de investigação de forma auto-orientada e autónoma.
Conteúdos Programáticos:
1. O desenvolvimento normal/patológico;
2. Fisioterapia aplicada nos distúrbios neuromusculares;
3. Fisioterapia aplicada nos distúrbios musculoesqueléticos;
4. Fisioterapia aplicada nos distúrbios cardiorespiratórios;
5. Avaliação e aconselhamento de produtos de apoio nas patologias pediátricas.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Teórico-prática: A introdução de conceitos teórico-práticos base das técnicas/estratégias de avaliação e terapêuticas usadas na Fisioterapia Pediátrica possibilita que o aluno desenvolva a capacidade de compreender a fundamentação científica das mesmas. Neste sentido, procura-se dotar os alunos de conhecimentos acerca do desenvolvimento normal/patológico; Fisioterapia aplicada nos distúrbios neuromusculares; musculoesqueléticos e cardiorespiratórios; Avaliação e aconselhamento de produtos de apoio nas patologias pediátricas.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Teórica-prática: Compreende aulas expositivas e/ou em formato de discussão com a apresentação de estudos de caso. A avaliação compreende uma prova escrita e trabalhos de análise e de pesquisa onde são avaliados os conceitos teóricos e o raciocínio clínico aplicados na Fisioterapia Pediátrica.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Teórico-prática: Os diferentes temas e a apresentação de estudos de caso na aula serão transmitidas de forma expositiva e/ou em formato de discussão de modo a permitir a aquisição, por parte do aluno, de conhecimentos teórico-práticos acerca desenvolvimento normal/patológico; Fisioterapia aplicada nos distúrbios neuromusculares; musculoesqueléticos e cardiorespiratórios; Avaliação e aconselhamento de produtos de apoio nas patologias pediátricas.
Bibliografia:
1. Avery; Taeusch (2003). Doenças do recém-nascido. Ed. Medsi. 7ª Ed.
2. Bloch, H.; Lequien, P.; Provasi, J. (2003). Lènfant prématuré. ED. Armand Colin.
3. Fonseca, L. F.; Pianetti, G; Xavier, C. (2002) Compêndio de Neurologia Infantil. ED. Medsi.
4. Lima, C.; Fonseca L. (2004). Paralisia cerebral: neurologia, ortopedia e reabilitação. Ed. Guanabara, Rio de Janeiro, Brasil.