Unidade Curricular: | Código: | ||
Fisioterapia Pediátrica | 881FPED | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Fisioterapia (Fisioterapia Materno-Infantil) | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Os alunos deverão demonstrar conhecimentos sobre diferentes conceitos e técnicas e relevantes para a intervenção do fisioterapeuta na saúde infantil. Aplicar os conhecimentos adquiridos em novos contextos e situações no âmbito de diferentes práticas, integrando esses conhecimentos de modo a lidar com questões complexas. Saber integrar os conhecimentos e aplicar esses conhecimentos na prática clínica e de investigação de forma auto-orientada e autónoma. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. O desenvolvimento normal/patológico; 2. Fisioterapia aplicada nos distúrbios neuromusculares; 3. Fisioterapia aplicada nos distúrbios musculoesqueléticos; 4. Fisioterapia aplicada nos distúrbios cardiorespiratórios; 5. Avaliação e aconselhamento de produtos de apoio nas patologias pediátricas. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Teórico-prática: A introdução de conceitos teórico-práticos base das técnicas/estratégias de avaliação e terapêuticas usadas na Fisioterapia Pediátrica possibilita que o aluno desenvolva a capacidade de compreender a fundamentação científica das mesmas. Neste sentido, procura-se dotar os alunos de conhecimentos acerca do desenvolvimento normal/patológico; Fisioterapia aplicada nos distúrbios neuromusculares; musculoesqueléticos e cardiorespiratórios; Avaliação e aconselhamento de produtos de apoio nas patologias pediátricas. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Teórica-prática: Compreende aulas expositivas e/ou em formato de discussão com a apresentação de estudos de caso. A avaliação compreende uma prova escrita e trabalhos de análise e de pesquisa onde são avaliados os conceitos teóricos e o raciocínio clínico aplicados na Fisioterapia Pediátrica. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Teórico-prática: Os diferentes temas e a apresentação de estudos de caso na aula serão transmitidas de forma expositiva e/ou em formato de discussão de modo a permitir a aquisição, por parte do aluno, de conhecimentos teórico-práticos acerca desenvolvimento normal/patológico; Fisioterapia aplicada nos distúrbios neuromusculares; musculoesqueléticos e cardiorespiratórios; Avaliação e aconselhamento de produtos de apoio nas patologias pediátricas. | |||
Bibliografia: | |||
1. Avery; Taeusch (2003). Doenças do recém-nascido. Ed. Medsi. 7ª Ed. 2. Bloch, H.; Lequien, P.; Provasi, J. (2003). Lènfant prématuré. ED. Armand Colin. 3. Fonseca, L. F.; Pianetti, G; Xavier, C. (2002) Compêndio de Neurologia Infantil. ED. Medsi. 4. Lima, C.; Fonseca L. (2004). Paralisia cerebral: neurologia, ortopedia e reabilitação. Ed. Guanabara, Rio de Janeiro, Brasil. |