Unidade Curricular: | Código: | ||
Equilíbrio e Controle Postural | 882ECOP | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Fisioterapia (Fisioterapia da Senescência) | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Os alunos deverão demonstrar conhecimentos que lhes permitam realizar o estudo detalhado do equilíbrio e suas alterações na senescência. Aplicar os conhecimentos adquiridos em novos contextos e situações no âmbito da prática clinica, integrando esses conhecimentos de modo a lidar com questões complexas. Saber integrar os conhecimentos e aplicar esses conhecimentos na prática clínica e de investigação de forma auto-orientada e autónoma. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Introdução ao Equilíbrio 2. Componentes do equilíbrio 3. Fatores que contribuem para a estabilidade 4. Seleção de estratégias de movimento 5. Cinética angular 6. Mecanismos sensoriais relacionados com o controlo postural 7. Avaliação do equilíbrio 8. Guidelines para o treino de equilíbrio | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos foram definidos em função dos objetivos e competências a serem adquiridos pelos estudantes. Os conteúdos programáticos incluem as principais abordagens multiobjectivo bem como técnicas específicas de avaliação e tratamento que conferem ao aluno ferramentas para avaliação e tratamento no domínio da biomecânica, equilibrio e controlo postural, assim como o equilibrio e controlo postural especifico na população idosa. A demonstração da coerência entre os objetivos da unidade curricular e os conteúdos programáticos dividem-se entre a ação na componente prática (reconhecer, identificar, aplicar, desenvolver, etc.) e o conhecimento e compreensão de conteúdos na componente teórica | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
AO aluno deverá ser capaz de integrar e relacionar os conceitos aprendidos e aplicando-os em diferentes situações práticas. O aluno deverá ser ainda capaz de aprofundar por meio de exposição teórica e prática os conhecimentos adquiridos. Deverá igualmente reconhecer, selecionar e integrar os conceitos adquiridos na prática clínica e de investigação de forma auto-orientada e autónoma. Sistema de avaliação A avaliação será contínua e periódica. Para a avaliação contínua contribuirão parâmetros como a assiduidade, o interesse e a forma de participação demonstrados na unidade curricular e a resolução de trabalhos de análise e de pesquisa. A avaliação periódica será composta por um momento de avaliação teórica escrita. O momento de avaliação periódica será marcado pela coordenação da pós-graduação. A falta ou a desistência a qualquer uma das avaliações implica a classificação de zero valores nessa prova. A avaliação incide sobre o programa lecionado até ao momento da prova. O aluno é consid | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino a aplicar nesta UC pautam-se principalmente pela adoção de estratégias de ensino/aprendizagem, centradas no aluno. Estas, visam genericamente estabelecer contextos de aprendizagem baseados no estudo e trabalho individual do aluno assim como na reflexão crítica e trabalho em equipa integrado numa equipa clinica. A demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos da unidade curricular baseia-se na convicção que a sala de aula constitui para o aluno, o seu espaço laboratorial, individual, de experimentação e desenvolvimento das atividades expositivas e práticas que lhe são propostas, para além de canal de comunicação e partilha em contexto clinico e de turma. As competências cognitivas são desenvolvidas através da exposição participativa e da resolução de exercícios na prática. As competências de comunicação são adquiridas através de dinâmicas de grupo e das apresentações orais | |||
Bibliografia: | |||
1. Herman, Susan (2002). Reabilitação vestibular. Baruaeri: Manole. 2. Shepard, Neil (1996). Pratical management of the balance disorder patient. San Diedo, Thomson Learning. Roger Bartlett (2007). 3. Brinckmann, Paul, Frobin, Wolfgang; Leivseth, Gunnar (2002). Musculoeskeletal biomechanics.Thieme. 4. Artigos Cientificos |