Unidade Curricular: | Código: | ||
Desenvolvimento Psicomotor | 881DPSI | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Fisioterapia (Fisioterapia Materno-Infantil) | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O estudante deve ser capaz de: (O1) aprofundar conhecimentos sobre o desenvolvimento da criança (O2) identificar os princípios, os domínios e as etapas do desenvolvimento do bebé (O3) relacionar os factores que influenciam o desenvolvimento com os seus resultados (O4) discriminar desenvolvimento normativo vs desenvolvimento perturbado (O5) identificar factores de risco do desenvolvimento e respectivas estratégias de intervenção (O6) saber aplicar e interpretar instrumentos de avaliação/screening do desenvolvimento infantil (O7) reconhecer comportamentos e etapas da vinculação mãe-bebé | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
(CP1) Crescimento e desenvolvimento: conceito e princípios do desenvolvimento, factores que influenciam o desenvolvimento infantil, domínios do desenvolvimento e a vinculação. (CP2) Etapas do DPM, sequência normativa do desenvolvimento (nascimento e primeira infância, Idade pré-escolar) (CP3) Desenvolvimento normativo vs desenvolvimento atípico (sinais de alarme). (CP4) Avaliação e estimulação do desenvolvimento infantil, instrumentos de screening do desenvolvimento (SGS-II) (CP5) estratégias de estimulação e promoção do desenvolvimento da criança em risco. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento do desenvolvimento psicomotor ; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de técnicas, conceitos e metodologias de avaliação do desenvolvimento psicomotor | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Um trabalho escrito sobre um caso prático de avaliação do DPM (100%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento do desenvolvimento psicomotor; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de conceitos, técnicas e metodologias de avaliação do desenvolvimento psicomotor através de casos práticos | |||
Bibliografia: | |||
Bellman, M., Lingam, S., & Aukett, A. (2012). Schedule of Growing Skills II: Escala de avaliação das competências no desenvolvimento infantil II – Dos 0 aos 5 anos – Manual do utilizador (3.ª ed.). Lisboa: CEGOC-TEA. Figueiredo, B. (2007). Massagem ao bebé. Acta Pediatrica Portuguesa, 8(1), 29-38. Fonseca, V. (2006). Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Nº 8 Payne, G. & Isaacs, L. (2007). Human motor development: A lifespan approach. 6ª ed. Nova York : McGraw-Hill. Willrich, A., Azevedo, C., Fernandes, J. (2009). Desenvolvimento motor na infância: influência dos fatores de risco e programas de intervenção. Revista Neurociências, 17(1), 51-56. |