Unidade Curricular:Código:
Desenvolvimento Psicomotor881DPSI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoFisioterapia (Fisioterapia Materno-Infantil)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
O estudante deve ser capaz de:
(O1) aprofundar conhecimentos sobre o desenvolvimento da criança
(O2) identificar os princípios, os domínios e as etapas do desenvolvimento do bebé
(O3) relacionar os factores que influenciam o desenvolvimento com os seus resultados
(O4) discriminar desenvolvimento normativo vs desenvolvimento perturbado
(O5) identificar factores de risco do desenvolvimento e respectivas estratégias de intervenção
(O6) saber aplicar e interpretar instrumentos de avaliação/screening do desenvolvimento infantil
(O7) reconhecer comportamentos e etapas da vinculação mãe-bebé
Conteúdos Programáticos:
(CP1) Crescimento e desenvolvimento: conceito e princípios do desenvolvimento, factores que influenciam o desenvolvimento infantil, domínios do desenvolvimento e a vinculação.
(CP2) Etapas do DPM, sequência normativa do desenvolvimento (nascimento e primeira infância, Idade pré-escolar)
(CP3) Desenvolvimento normativo vs desenvolvimento atípico (sinais de alarme).
(CP4) Avaliação e estimulação do desenvolvimento infantil, instrumentos de screening do desenvolvimento (SGS-II)
(CP5) estratégias de estimulação e promoção do desenvolvimento da criança em risco.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento do desenvolvimento psicomotor ; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de técnicas, conceitos e metodologias de avaliação do desenvolvimento psicomotor
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Um trabalho escrito sobre um caso prático de avaliação do DPM (100%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento do desenvolvimento psicomotor; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de conceitos, técnicas e metodologias de avaliação do desenvolvimento psicomotor através de casos práticos
Bibliografia:
Bellman, M., Lingam, S., & Aukett, A. (2012). Schedule of Growing Skills II: Escala de avaliação das
competências no desenvolvimento infantil II – Dos 0 aos 5 anos – Manual do utilizador (3.ª
ed.). Lisboa: CEGOC-TEA.
Figueiredo, B. (2007). Massagem ao bebé. Acta Pediatrica Portuguesa, 8(1), 29-38.
Fonseca, V. (2006). Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Nº 8
Payne, G. & Isaacs, L. (2007). Human motor development: A lifespan approach. 6ª ed. Nova York : McGraw-Hill.
Willrich, A., Azevedo, C., Fernandes, J. (2009). Desenvolvimento motor na infância: influência dos fatores de risco e programas de intervenção. Revista Neurociências, 17(1), 51-56.