Unidade Curricular: | Código: | ||
Clínica Integrada II | 880CIT2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Fisioterapia (Fisioterapia Desportiva) | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 65 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Os alunos deverão demonstrar conhecimentos sobre diferentes conceitos e técnicas e relevantes para a intervenção do fisioterapeuta no desporto e na geriatria. Aplicar os conhecimentos adquiridos em novos contextos e situações no âmbito de diferentes práticas desportivas, integrando esses conhecimentos de modo a lidar com questões complexas. Saber integrar os conhecimentos e aplicá-los na prática clínica desportiva e de investigação de forma auto-orientada e autónoma. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Hiperbárica 2. Electroterapia 3. Drenagem linfática 4. Termografia 5. Electromiografia 6. Primeiros socorros 7. Saúde e Qualidade de Vida 8. Prescrição do exercício 9. Dopping no Desporto | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A integração de conceitos de Hiperbárica; electroterapia; Drenagem linfática; Termografia; Electromiografia; Primeiros socorros; Saúde e Qualidade de Vida; Prescrição do exercício (Mestrado Fisioterapia Desportiva);Dopping no Desporto (Mestrado Fisioterapia Desportiva); permite uma melhor integração do fisioterapeuta no ambiente desportivo, capacitando-o para lidar com questões cada vez mais exigentes e complexas, quer do ponto de vista clínico como profissional, tornando-o cada vez mais autónomo do ponto de vista técnico e científico. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Compreende aulas expositivas e/ou em formato de discussão com a apresentação de estudos de caso, juntamente com a prática de técnicas específicas de avaliação e tratamento em fisioterapia. A avaliação será contínua através da mini-avaliações escritas e práticas. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As aulas expositivas e/ou em formato de discussão com a apresentação de estudos de caso, juntamente com a prática de técnicas de avaliação e tratamento específicas para a fisioterapia desportiva permitem dotar os alunos de aptidões específicas e essenciais à fisioterapia na prática desportiva, contribuindo para a sua maior autonomia clínica e científica. | |||
Bibliografia: | |||
1. Mathieu, D. (2006) Handbook on hyperbaric medicine, Kluwer Academic Pub. 2. Robertson, Val et al. Eletroterapia explicada: princípios e prática (2009). 4ª ed. Elsevier. 3. Leduc, A. e Leduc, O. (2000). Drenagem Linfática - Teoria e Prática, 2ª edição. São Paulo, Manole. 4. Ring, E. F. J. e Ammer, K. (2012). Infrared thermal imaging in medicine. Physiol Meas, 33(3), R33-46. 5. Cram, J. R. e Kasman, G. S. (2011). Introduction. In: Criswell, E. (ed.) Cram's Introduction to Surface Electromyography. 2nd ed. Ontario: Jones and Bartlett Publishers. 6. Kamen, G. e Gabriel, D. A. (2010). Essentials of Electromyography, Human Kinetics. |