Unidade Curricular:Código:
Clínica Integrada I881CIT1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoFisioterapia (Fisioterapia Materno-Infantil)7 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês91
Objectivos de Aprendizagem:
O aluno deverá ser capaz de integrar e relacionar os conceitos aprendidos e aplicá-los à sua intervenção na saúde materna. Aprofundar por meio de exposição teórica e prática os conhecimentos adquiridos. Deverá igualmente reconhecer, seleccionar e integrar os conceitos adquiridos na prática clínica materna e de investigação de forma auto-orientada e autónoma.
Conteúdos Programáticos:
1. Análise do movimento
2. Dynamic Tape
3. Nutrição
4. Psicomotricidade da criança ao senescente
5. Amamentação e cuidados neonatais
6. Nutrição Materno-infantil
7. Fisioterapia Respiratória
8. Massagem do bebé
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A integração de conceitos de análise do movimento da gravida e do bebé, incluindo parâmetros e disciplinas do desenvolvimento humano, passando por questões relacionadas com o tratamento ou alivio de sintomatologia, versam capacitar o aluno a gerir questões complexas quer do ponto de vista clínico como profissional, tornando-o cada vez mais autónomo do ponto de vista técnico e científico.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Compreende aulas expositivas e/ou em formato de discussão com a apresentação de estudos de caso, juntamente com a prática de técnicas específicas de avaliação e tratamento em fisioterapia.
A avaliação será contínua através da mini-avaliações escritas e práticas.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As aulas expositivas e/ou em formato de discussão com a apresentação de estudos de caso, juntamente com prática de técnicas de avaliação e tratamento específicas para a fisioterapia materno-infantil permitem dotar os alunos de aptidões específicas e essenciais à prática clinica nesta área, contribuindo também para a sua maior autonomia científica.
Bibliografia:
1. Roger Bartlett (2007). Introduction to Sports Biomechanics. Analysing Human Movement Patterns. 2nd edition. New York, USA. Taylor and Francis Group.
2. Shils ME, Olson JÁ, Shike M, Ross AC (2003). Tratado de nutrição moderna na saúde e na doença. Trad. Alessandra Favano.et al. 9ª ed. - São Paulo : Manole, 2003.
3. Insel, P. Turner, RE. Ross, D. (2007). Nutrition. 3rd ed. Sudbury. Jones and Bartlett Publishers.
4. Fonseca, V. (1998). Psicomotricidade: filogénese, ontogénese e retrogénese. Ed. Artes Médicas (2ª edição) - Porto Alegre
5. Fonseca, V. (2005). Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Lisboa: Âncora editora7
6. Artigos Cientificos