Unidade Curricular:Código:
Antropossociologia da Saúde881ASA
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoFisioterapia (Fisioterapia Materno-Infantil)4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
(i) Adquirir as bases teóricas e metodológicas de trabalho/investigação em Antropologia e sociologia da saúde;
(ii) Adquirir, desenvolver e aprofundar conhecimentos e capacidades que permitam discutir e avaliar a alteração de paradigma na análise da saúde e da doença, tanto nos espaços sanitários como nas comunidades sociais.
(iii) Ser capaz de trabalhar o corpo, as diferentes partes que o compõem e sua simbólica, no âmbito cultural e social.
(iv) Desenvolver uma capacidade critica em relação às politicas de saúde, discernindo nelas as suas bases ideológicas, culturais, para a construção de uma sociedade mais justa;
(v) Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita;
(vi) Desenvolver uma atitude crítica e autocrítica bem como adoptar valores éticos e deontológicos no trabalho sanitário com a metodologia e perspectiva antropológica.
Conteúdos Programáticos:
1ª Unidade - Introdução. Apresentação da Unidade Curricular. Metodologias de Trabalho e de Avaliação. 1. A saúde na sociologia e na antropologia. 1.1. A alteração de paradigma no trabalho e investigação em saúde. 1.2. A investigação e as teorias nas ciências sociais e sua relação com a problemática da saúde. 1.3. A metodologia de trabalho e investigação nas ciências sociais e a sua utilização no campo do trabalho sanitário.
2ª Unidade – 1. O Corpo, as alterações corporais, as emoções e os estilos de vida 1.1. Cognição e mecanismos da crença sobre o corpo doente. 1.2. O corpo e as emoções. A dor e o sofrimento. 1.3. A naturalização do corpo; 1.4. A comunicação da doença.
3.ª Unidade – 1. As Instituições de Saúde e as Politicas de Saúde. 1.1. Uma história da medicina e das políticas sociais; 1.2. Poder, economia e prática médica; 1.3. Estilos de vida e Saúde; 1.4. Justiça Social e grupos sociais no acesso à saúde.
4.ª Unidade – 1. Uma antropologia do espaço para os espaços sanitários; 1.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Unidade 1 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas na área da antropologia e sociologia da saúde. Isso permite aos discentes adquirir os conceitos básicos e o campo de reflexão que lhes permite abordar noutros campos disciplinares a problemática da saúde.
Unidade 2 – Os conteúdos programáticos desenvolvem os grandes temas que tratam a relação entre o corpo, a doença, a prática médica e laboratorial e as expressões sociais, culturais e emocionais.
Unidade 3 – Os conteúdos programáticos tratados nesta parte são os que transmitem aos discentes os principais problemas e desafios que enfrenta a sociedade contemporânea na sua relação com a saúde nas Instituições médicas. Tem-se em particular atenção as politicas sociais de acesso à saúde.
Unidade 4 – Os conteúdos programática darão uma particular perspectiva do espaço médico e laboratorial, dentro das investigações em antropologia do espaço.
Unidade 5 – Esta unidade ajuda os discentes a ter
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação, na execução de um trabalho prático, na apresentação e discussão oral desse trabalho, assim como na pontualidade e a assiduidade do aluno.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Unidade 1- Exposição teórica de conteúdos caracterizadores da área de trabalho; Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas da saúde. Unidade 2 - Exposição teórica de conteúdos para caracterização de cada temática. Discussão e apresentação oral de fichas de leitura. Integrar exemplos e situações que esclareçam os assuntos em análise. Revelar capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos trabalhados Unidade 3 – Exposição teórica de conteúdos para caracterização de cada temática. Discussão e apresentação oral de fichas de leitura. Integrar exemplos e situações que esclareçam os assuntos em análise. Revelar capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos trabalhados Unidade 4 – Exposição teórica de conteúdos para caracterização de cada temática. Discussão e apresentação oral de fichas de leitura. Integrar exemplos e situações que esclareçam os assuntos em análise. Revelar capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos trabalhados Unidade 5 – Exposição teórica de conteúdos para caracterização de cada temática. Discussão e apresentação oral de fichas de leitura. Integrar exemplos e situações que esclareçam os assuntos em análise. Revelar capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos trabalhados.
Bibliografia:
Bibliografia principal
ABREU, W.C. (2003). Saúde, doença e diversidade cultural. Lisboa: Piaget
AUGÉ, M. (1986). “L’anthropologie de la maladie”. L’Homme, 97-98, XXVI, 1-2: 81-90.
BECKER, GARY S. and MURPHY, KEVIN M. (2000). Social Economics in a Social Environment, Cambridge, MA: Harvard University Press D
CHAKRABORTY, BM, Chakraborty R (2010).. Concept, Measurement and Use of Acculturation in Health and Disease Risk Studies. Coll Antropol 2010, 34:1179–91.
FERNÁNDEZ-KELLY,M P. (2012). Rethinkin the deserving body: altruism, markets, and political action in health care provision. Ethnic and Racial Studies, Vol. 35 (1): 56-71.
HELMA, C. G. (2003). Cultura, saúde & doença. São Paulo: Artemed.
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LAMKADDEM, M, Spreeuwenberg PM, Deville WL, Foets MM, Groenewegen, PP. (2012). Importance of quality aspects of GP care among ethnic minorities: role of cultural attitudes, language and healthc