Unidade Curricular:Código:
Métodos e Técnicas de Fisioterapia II (Métodos de Avaliação e Terapêutica)1025MTF2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaFisioterapia10 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português130
Objectivos de Aprendizagem:
Dotar os alunos de conhecimentos que lhes permitam conhecer as terminologias e conceitos teóricos, que lhes permitam desenvolver um raciocínio eficaz e compreender os procedimentos aplicados nos Métodos de Avaliação e Exercício Terapêutico.
O aluno no final deverá ser capaz de avaliar, identificar e executar as diferentes técnicas de fisioterapia associadas aos sistemas neuromuscular e esquelético e aplicá-las em diferentes contextos e casos clínicos. O aluno, deverá conhecer as suas indicações e contra-indicações de cada técnica e formular um raciocínio adequado que lhes permitam reconhecer em contexto clínico, avaliar e aplicar as técnicas aprendidas.
Conteúdos Programáticos:
TP: 1.Introdução ao processo de avaliação e reabilitação terapêutica 1.2 A anamnese 2. Estratégias de avaliação 2.1 Avaliação postural aplicada, palpação e avaliação da sensibilidade 2.2A resposta motora e o teste muscular, avaliação goniométrica e perimétrica 3. Movimento, bioenergética e controlo motor 3.1 A contração muscular 4.Treino 4.1 Princípios e fundamentos do treino 4.2 Princípios e adaptações ao treino de força, 4.3 Treino Aeróbio, 4.4 de Flexibilidade, 4.5 de Equilíbrio/proprioceptividade 5. Treino funcional. P: I. Exercício Terapêutico: 1. Exercício na reabilitação 2. Treino aeróbio 3. Treino de força 4. Treino de flexibilidade 5. Treino equilíbrio/propriocetivo 6. Treino funcional 7. Treino de marcha II. Métodos de Avaliação Terapêutica: 1. A anamnese 2. Estratégias de avaliação 2.1 Avaliação postural aplicada 2.2 Palpação 2.3 Avaliação da sensibilidade, 2.4 Resposta motora e o teste muscular, 2.5 Goniometria, 2.6 Perimetria 3. Avaliação aplicada E: Estágio de observação.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
TP: Introdução de conceitos teórico-práticos básicos acerca das estratégias de avaliação e intervenção terapêuticas, objetivando o desenvolvimento da capacidade de fundamentação científica das mesmas. Neste sentido, procura-se dotar os alunos de conhecimentos e terminologias, relevantes para a avaliação e tratamento de pacientes nas áreas dos Métodos de Avaliação Terapêutica e Exercício Terapêutico. Procedimentos para registo clínico de pacientes e constituição de relatório clínico. P: A demonstração prática e o treino das diferentes técnicas abordadas nos Métodos de Avaliação Terapêutica e Exercício Terapêutico, permite-lhes desenvolver capacidades de execução técnica e de diferentes estratégias de intervenção. O conhecimento das indicações e contraindicações das diferentes técnicas de avaliação e abordagens terapêuticas. E: O estágio observacional permite que o aluno desenvolva a capacidade de posteriormente identificar, em contexto real, os procedimentos aprendidos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A nota final será calculada tendo em conta 70% da nota final da prática e 30% da nota final da componente teórico-prática.
TP: Compreende aulas expositivas e/ou em formato de discussão com a apresentação de estudos de caso. A avaliação compreende duas provas escritas (50% + 50%) onde são avaliados terminologia, conceitos teóricos e o raciocínio clínico aplicados nos Métodos de Avaliação Terapêutica e Exercício Terapêutico. P: Compreende aulas demonstrativas e prática repetida das técnicas de avaliação e tratamento em fisioterapia usadas na prática dos Métodos de Avaliação Terapêutica e Exercício Terapêutico. A avaliação é continua e compreende duas provas práticas (50% + 50%) com casos clínicos enquadrados em diferentes contextos, valendo um total de 60% da nota final. E: Incluí um estágio observacional, o qual vale 10% da nota final.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
TP: Os diferentes temas e a apresentação de estudos de caso na aula serão transmitidas de forma expositiva e/ou em formato de discussão de modo a permitir a aquisição, por parte do aluno, de conhecimentos teórico-práticos dos princípios, terminologias, anatomia, biomecânica e fisiologia específicos usados no âmbito dos Métodos de Avaliação Terapêutica e Exercício Terapêutico. P: Os temas abordados na aula serão expostos de forma demonstrativa e repetidamente praticados de modo que os alunos sejam capazes de executar os conhecimentos de avaliação, planificação e execução das técnicas e métodos de fisioterapia usados pelos Métodos de Avaliação Terapêutica e Exercício Terapêutico em diferentes contextos e casos clínicos que culminarão no estágio de observação (E).
Bibliografia:
1. Voight, M. et al. (2007).Musculoskeletal interventions: Techniques for therapeutic exercise. McGraw-Hill.
2. Bandy, WD e Sanders, B. (2003). Exercício terapêutico: Técnicas para intervenção. Guanabara Koogan.
3. Heyward, VH. (2006). Advanced Fitness Assessment and Exercise Prescription. Human Kinetics
4. Hislop HL. et al (2008). Daniels and Worthingham: Provas de função muscular: Técnicas de exame manual. 8ª ed. Lusodidacta.
5. Palmer, LM. e Epler, ME. (1998). Fundamentals of musculoskeletal assessment techniques. 2ª ed. Lippincott Williams & Wilkins,.
6. Petty, NJ. et al (2008). Princípios de intervenção e tratamento do sistema neuro-músculo-esquelético : um guia para terapeutas. Lusodidacta.
7. Kendall, FP. et al. (1995). Músculos : provas e funções com postura e dor. 4ª ed. Manole
8. Petty e Moore (1998). Neuromuscoloskeletal Examination and Assessment.Churchill Livingstone
9. Boron, W., Boulpaep, E. (2016). Medical Physiology, 3rd Edition. Elsevier.
10. Artigos científicos