Unidade Curricular: | Código: | ||
Ensino Clínico I | 1025EC1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Fisioterapia | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 39 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O objetivo é proporcionar um ambiente ativo e estimulante de aprendizagem em contexto clínico, que facilite o desenvolvimento da capacidade de análise crítica e do raciocínio clínico. Pretende-se que o aluno no estágio desenvolva a capacidade de: a) Compreender o funcionamento e dinâmica do serviço; b) Estabelecer relações terapêuticas, compreendendo a inter-relação entre os diferentes membros da equipa de saúde; c) Desenvolver estratégias de educação para a saúde; d) Prestar cuidados globais na comunidade; e) Compreender a organização e priorização dos cuidados; f) Aplicar as metodologias de registo das práticas de Fisioterapia preconizadas na Instituição; g) Integração dos conceitos referentes à prática baseada na evidência; h) Integrar os conhecimentos de ética e de deontologia profissional na prática dos cuidados, desenvolvendo a sua consciência e a sua identidade. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
O Ensino Clínico I será dividido em 5 unidades letivas. I. Fisioterapia no ambulatório: Cuidados gerais ao doente; Exame neuromúsculo-esquelético; Intervenção clínica. II. Fisioterapia em contexto de grupo: Exame neuromúsculo-esquelético; Estratégias de educação e intervenção em contexto de grupo. III. Fisioterapia na Senescência: Avaliação músculo-esquelética e antropométrica; Estratégias de educação e intervenção na senescência. IV. Avaliação Neuromusculoesquelética: Rationale sobre parâmetros isocinéticos; Neurofisiologia, biomecânica e princípios biológicos do treino; Desenho e aplicação de protocolos. V. Fisioterapia em Saúde ocupacional em contexto empresarial e escolar | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A observação e intervenção orientada em contexto clínico real permitirá aos alunos aperfeiçoar capacidades de execução técnica e o desenvolvimento de diferentes estratégias de avaliação e intervenção. Permitirá também que o aluno desenvolva a capacidade de escolher quais as melhores práticas a serem executadas no caso clínico, desenvolvendo a sua capacidade de reflexão crítica e de raciocínio clínico. O facto de diversas componentes serem desenvolvidas na comunidade permite englobar pais, professores e cuidadores no processo de intervenção, assim como o contacto com equipas multidisciplinares de intervenção. Pretende-se ainda desenvolver a capacidade de pesquisa e gestão de informação de forma a que o aluno desenvolva uma prática baseada na evidência e de estudo auto-orientado. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
O Ensino Clínico I será dividido nas seguintes unidades letivas: Fisioterapia no ambulatório, Fisioterapia em contexto de grupo, Fisioterapia na senescência; Avaliação Neuromusculoesquelética, Fisioterapia na saúde ocupacional. As valências serão desenvolvidas em contexto clínico real e através de aulas de carácter expositivo e prática orientada de pesquisa de informação. A avaliação será contínua, sendo contabilizado o desempenho do aluno em estágio e o relatório clínico de cada uma das valências. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Nos diferentes módulos de estágio o aluno terá a possibilidade de contactar com contextos clínicos reais, através da intervenção orientada desenvolvida nos diversos locais. Esta intervenção em contexto clínico real vai permitir desenvolver no aluno a capacidade de análise crítica, do raciocínio clínico, da capacidade de prestar cuidados de fisioterapia de forma a englobar o cliente, a família, o grupo e a comunidade e de desenvolver uma atitude crítico-reflexiva. | |||
Bibliografia: | |||
1. Kisner C., Colby L.A. (1998). Exercícios terapêuticos: fundamentos e técnicas. São Paulo: Manole. 2. O´Sullivan S, Schmitz TJ (2004). Fisioterapia. Avaliação e tratamento. 4ª ed. Manole 3. Bandy, W. D., Sanders, B. (2003). Exercício terapêutico: técnicas para intervenção. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 4. Petty, N. J. (2007). Exame e avaliação neuro-músculo-esquelética: um manual para terapeutas 3ª ed. Loures: Lusodidacta. 5. Petty, N. J.; Moore, A. P. (2008). Princípios de intervenção e tratamento do sistema neuro-músculo-esquelético: um guia para terapeutas. Loures: Lusodidacta. 5. Artigos Cientificos |