Unidade Curricular: | Código: | ||
Ética em Segurança e Saúde no Trabalho | 1013ESST | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Pós-Graduação | Enfermagem do Trabalho | 2 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 26 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
• Contribuir para sensibilizar os alunos para a problemática global da Saúde Ocupacional; • Refletir sobre as exigências éticas e deontológicas em enfermagem do trabalho: colaboradores, família, seus colegas de trabalho, e a própria organização do trabalho e da empresa. Competências: • Conhecer e identificar os deveres e aspetos éticos inerentes à enfermagem do trabalho; • Demonstrar competências éticas e juízos morais ponderados na resolução de problemas; • Estruturar os conhecimentos referidos a um conjunto de passos, regras e ações dirigidas para a resolução de dilemas éticos e processo de tomada de decisão. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Natureza e fundamentos da Ética em enfermagem do trabalho: • Introdução histórica e tematização da Ética, Moral, Deontologia bioética . • Bioética e teoria Principialista e Consentimento Informado esclarecido e livre • Ética em Enfermagem do trabalho: discussão dos principais problemas – dilemas e conflitos em enfermagem do trabalho: Segredo Profissional: Privacidade e Confidencialidade • Ética na Tomada de Decisões • Responsabilidade social das empresas | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Compreender a dimensão ética no exercício da enfermagem do trabalho e desenvolver o agir ético, pressupõe conhecer a Natureza e fundamentos da Ética em enfermagem. Refletir sobre as exigências éticas e deontológicas em enfermagem do trabalho: colaboradores, família, seus colegas de trabalho, e a própria organização do trabalho e da empresa, implica conhecer os Princípios e teoria ética em cuidados de saúde. Conhecer as exigências éticas e deontológicas em relação aos colaboradores/família, empresa, seus colegas de trabalho, pressupõe conhecer a própria organização, e a Prática profissional, Ética e Legal da enfermagem nacional e internacional e refletir sobre aspetos bioético. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino utilizada será ativa centrada no contínuo do desenvolvimento das competências ético /legais da enfermagem do trabalho. Exposição orientadora por parte do professor dos conteúdos programáticos; debate e reflexão de artigos, e casos práticos vivenciados pelos estudantes na sua prática, com discussão argumentada dos problemas por estes levantados. A avaliação consiste na realização de um trabalho individual/grupo que aborde uma reflexão sobre as questões ética/dilemas que identificam no seu local de trabalho. O resultado da avaliação traduzir-se-á numa classificação numa escala de zero a vinte valores e o aluno é considerado aprovado com a classificação igual ou superior a 10 (dez) valores. A NOTA FINAL da disciplina reflete apenas a avaliação do trabalho escrito. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Desenvolver o agir ético e a aquisição de competências implica a análise, discussão e reflexão de casos, pelos estudantes, com a colaboração / orientação do professor, pelo que se exige uma participação ativa e empenhada dos estudantes, incluindo o recurso à leitura e análise individual de artigos e casos práticos. Para além da experiência vivencial no Serviço, são ministrados aulas e Seminários: discussão preparada e orientada de temas específicos, colocados pelos estudantes, com a participação de docente e discentes; Trabalhos de Grupo: atividade pedagógica de análise e resolução de problemas identificados no local de trabalho. | |||
Bibliografia: | |||
• Archer, Luís; Biscaia, Jorge; Osswald, Walter, (coord.). (1996). Bioética. Editorial Verbo, Lisboa, São Paulo: Verbo. • Archer, Luís; Biscaia, Jorge, et al. (2001). Novos Desafios à Bioética, Porto Editora. • Beauchamp, T.L. & Childress, J.F. (2002). Princípios de Ética Biomédica. (4 ed.) São Paulo: Edições Loyola. • Cabral, R. (1996). “Os princípios de autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça”, in: Archer, L., Biscaia, J. & Osswald, W. Bioética. Lisboa: Ed. Verbo, pp. 53-58. • Dias M., Carlos de (2003). Consentimento Informado. Coimbra. Ed. Formasau, pp7-13 • Nunes, L. (2011). Ética de Enfermagem. Fundamentos e horizontes. Loures: Lusociência • Ordem do Enfermeiros (2005). Código Deontológico do Enfermeiro: Dos Comentários à análise de casos. Lisboa |