Unidade Curricular:Código:
Estágio em Contexto de Trabalho1013ECTB
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Pós-GraduaçãoEnfermagem do Trabalho6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
•Efetivar o diagnóstico de situação com a avaliação da gravidade dos riscos, em contexto laboral;
•Propor medidas/estratégias de prevenção face ao diagnóstico efetuado;
•Sugerir a implementação de processos de formação/informação e educação que contribuam para a melhoria contínua da prática da Enfermagem do Trabalho;
•Incorporar os resultados, em processos de mudança que contribuam para a inovação da Enfermagem do Trabalho;
•Discutir o Trabalho de Projeto
Competências:
•Aplica a abordagem da avaliação de riscos ao local a ser avaliado;
• Realiza o diagnóstico de situação com a avaliação da gravidade dos riscos detetados;
•Projeta propostas, estratégias tendentes à eliminação ou minimização dos riscos identificados e à implementação de boas práticas;
•Propõe oportunidades de melhoria continua;
• Sugere programas de educação para a saúde com vista à saúde e bem-estar dos trabalhadores;
Conteúdos Programáticos:
1. Produção de Trabalho de Projeto que englobe as fases da Gestão de Risco, em contexto de trabalho;
2. Apresentação e discussão do Trabalho de Projeto.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Pretende-se que os conteúdos desenvolvidos ao longo da UC, capacitem os estudantes com conhecimentos práticos, em matéria de Segurança e Saúde no trabalho. Irá contribuir para a complementaridade de saberes inerentes á pratica de Enfermagem do Trabalho.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular desenvolver-se-á tendo por base a pesquisa bibliográfica, análise, discussão e reflexão critica sobre o tema selecionado por cada formando.
Nesta UC, os estudantes vão elaborar um Projeto de Intervenção, com base no diagnostico de situação elaborado em contexto de trabalho.
A avaliação contínua será constituída por elaboração de um Projeto de Intervenção realizado em Grupo, apresentação e discussão, com ponderação de 70 para a parte escrita e 30% para a apresentação oral.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
De forma a ir de encontro aos objetivos formulados, as metodologias a utilizar nesta UC, irão privilegiar o contexto pratico, as metodologias interativas, envolvendo os estudantes no processo de ensino aprendizagem em contexto real, centrado na Gestão dos riscos no local de trabalho.
Bibliografia:
•CABRAL, Fernando - Segurança e Saúde do Trabalho-Manual de Prevenção de Riscos Profissionais. Editora Verlag-Dashofer, Lisboa, 2011
•Diário da república. Lei n.º 102/2009. D.R. I Série. 176 (2009-09-10) 6167-6192
•Diário da república. Lei n.º 7/2009. D.R. I Série. 30 (2009-02-12) 926-1028
•FREITAS, Luís Conceição - Manual de Segurança e Saúde do Trabalho. Lisboa: Edições Sílabo, 2.ª ed., ISBN 978-972-618-618-2, 730p., 2011
•MIGUEL, Alberto Sérgio S. R. - Manual de Higiene e Segurança do Trabalho, 11ª ed., Porto: Porto Editora, 2010
•PORTUGAL. Direcção Geral de Saúde - Autorização para o exercício de Enfermagem do Trabalho. Lisboa: Direcção Geral da Saúde, 2014
•QUINTAS, P. - Manual de Direito da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho. Lisboa: Editora Almedina, 2006
•ROXO, Manuel - Segurança e Saúde do Trabalho: Avaliação e Controlo de Riscos. Coimbra: Editora Almedina, 2009
Docente (* Responsável):
Docente Convidado (docente@ufp.edu.pt)
Margarida Ferreira (mmferreira@ufp.edu.pt)