Unidade Curricular: | Código: | ||
Estágio em Contexto de Trabalho | 1013ECTB | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Pós-Graduação | Enfermagem do Trabalho | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
•Efetivar o diagnóstico de situação com a avaliação da gravidade dos riscos, em contexto laboral; •Propor medidas/estratégias de prevenção face ao diagnóstico efetuado; •Sugerir a implementação de processos de formação/informação e educação que contribuam para a melhoria contínua da prática da Enfermagem do Trabalho; •Incorporar os resultados, em processos de mudança que contribuam para a inovação da Enfermagem do Trabalho; •Discutir o Trabalho de Projeto Competências: •Aplica a abordagem da avaliação de riscos ao local a ser avaliado; • Realiza o diagnóstico de situação com a avaliação da gravidade dos riscos detetados; •Projeta propostas, estratégias tendentes à eliminação ou minimização dos riscos identificados e à implementação de boas práticas; •Propõe oportunidades de melhoria continua; • Sugere programas de educação para a saúde com vista à saúde e bem-estar dos trabalhadores; | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Produção de Trabalho de Projeto que englobe as fases da Gestão de Risco, em contexto de trabalho; 2. Apresentação e discussão do Trabalho de Projeto. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Pretende-se que os conteúdos desenvolvidos ao longo da UC, capacitem os estudantes com conhecimentos práticos, em matéria de Segurança e Saúde no trabalho. Irá contribuir para a complementaridade de saberes inerentes á pratica de Enfermagem do Trabalho. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular desenvolver-se-á tendo por base a pesquisa bibliográfica, análise, discussão e reflexão critica sobre o tema selecionado por cada formando. Nesta UC, os estudantes vão elaborar um Projeto de Intervenção, com base no diagnostico de situação elaborado em contexto de trabalho. A avaliação contínua será constituída por elaboração de um Projeto de Intervenção realizado em Grupo, apresentação e discussão, com ponderação de 70 para a parte escrita e 30% para a apresentação oral. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
De forma a ir de encontro aos objetivos formulados, as metodologias a utilizar nesta UC, irão privilegiar o contexto pratico, as metodologias interativas, envolvendo os estudantes no processo de ensino aprendizagem em contexto real, centrado na Gestão dos riscos no local de trabalho. | |||
Bibliografia: | |||
•CABRAL, Fernando - Segurança e Saúde do Trabalho-Manual de Prevenção de Riscos Profissionais. Editora Verlag-Dashofer, Lisboa, 2011 •Diário da república. Lei n.º 102/2009. D.R. I Série. 176 (2009-09-10) 6167-6192 •Diário da república. Lei n.º 7/2009. D.R. I Série. 30 (2009-02-12) 926-1028 •FREITAS, Luís Conceição - Manual de Segurança e Saúde do Trabalho. Lisboa: Edições Sílabo, 2.ª ed., ISBN 978-972-618-618-2, 730p., 2011 •MIGUEL, Alberto Sérgio S. R. - Manual de Higiene e Segurança do Trabalho, 11ª ed., Porto: Porto Editora, 2010 •PORTUGAL. Direcção Geral de Saúde - Autorização para o exercício de Enfermagem do Trabalho. Lisboa: Direcção Geral da Saúde, 2014 •QUINTAS, P. - Manual de Direito da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho. Lisboa: Editora Almedina, 2006 •ROXO, Manuel - Segurança e Saúde do Trabalho: Avaliação e Controlo de Riscos. Coimbra: Editora Almedina, 2009 |