Unidade Curricular:Código:
Projecto de Graduação146PGRD
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaAnálises Clínicas e Saúde Pública4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês52
Objectivos de Aprendizagem:
Aprender os conceitos teóricos sobre a implementação de um projecto de investigação. Aplicar esses conhecimentos na resolução de um problema prático.
Conteúdos Programáticos:
1- Investigação e Ciência.
2 - Problemas, Teorias e Hipóteses.
3 - A formulação de hipóteses.
4 - A noção de variável, tipos de variáveis e escalas de medida.
5 - Variáveis dependentes e independentes.
6 - O Controlo das variáveis.
7 - O método experimental: validade e limites.
8 - O planeamento experimental.
9 - Organização e recolha de dados.
10 - A interpretação dos resultados
11 - Outros métodos de pesquisa: as técnicas de observação, inquéritos, entrevistas e estudo de caso.
12 - Organização de estudos transversais, longitudinais e mistos. Adequação da metodologia ao problema.
13 - A apresentação de um estudo. Relatórios e monografias.
14 - Normas de elaboração de documentos científicos e de elaboração de bibliografia.
15-Realizar um projecto de investigação
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Fornecer conceitos teóricos sobre a implementação de um projecto de investigação.
Numa primeira fase, e em sala de aula será ministrado aos alunos conhecimentos teóricos sobre os paradigmas em que assenta um trabalho de investigação. Com este objectivo pretende-se dotar os alunos de competências teóricas para elaborar o seu próprio projecto de investigação que levará futuramente à realização de um artigo.
Todos os parâmetros de implementação de um projecto de investigação serão discutidos. Do título às formas de citação bibliográfica conforme as regras de Vancouver, passando pela revisão bibliográfica, objectivos, material e métodos, discussão e conclusão. Definir um projecto de investigação onde o aluno aplicará os conhecimentos e as competencias adquiridas de forma racional e proficiente.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Sessões teóricas e práticas. Ensinar a saber fazer. Esta unidade curricular tem como base de avaliação o desempenho do aluno na aquisição das competências e este processo de avaliação passa pela escrita de um texto em forma de artigo científico que permite aferir da sua capacidade o desenho e execução do projecto de investigação sobre o qual incide a avaliação desta Unidade Curricular.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
ompetências principais: - Conhecer modelo (s) de implementação de um Projecto de Investigação. - Apresentar tipos de estudos epidemiológicos e processos de implementação dos mesmos. Competências Específicas: Saber rever literatura a) Revisão da literatura - Em sala de aula saber utilizar artigos e simular situações conducentes quer ao desenho da sua pesquisa quer às especificidades e formalidades de escrita deste tipo de literatura. Saber definir objectivos b) Definição de objectivos – Em sessão de apresentação são enunciados e discutidos os objectivos dos trabalhos a implementar: Porquê, Para quê, Com que utilidade? O que vai trazer de novo? Saber definir Materiais e Métodos c) Definição de Materiais e Métodos – Verificar, como foi definida a população, amostra, espaço temporal, equipamento (s) e referência às casas comerciais. Saber definir Resultados d)Definição dos Resultados – Verificar se a apresentação está conforme os requisitos, exigidos na apresentação dos mesmos tendo em conta as qualidades da síntese e da concisão. Ser capaz de definir a Discussão e) Definição da Discussão – Verificar se o aluno domina os conceitos e a técnica de escrita; se é capaz de realizar o enquadramento dos seus dados relacionando-os com a literatura científica consultada; se reconhece falhas e se propõe sugestões.
Bibliografia:
Serrano, Pedro. Redacção e apresentação de trabalhos científicos, Lisboa: Relógio de Àgua; 2004.
Frada, João José Cúcio. Guia prático para elaboração e apresentação de trabalhos científicos. 6ªed. Lisboa: Edições Cosmos 1996.
Azevedo, Carlos; Azevedo Ana. Metodologia Científica. Porto: Edição do autor; 1994.
Docente (* Responsável):
Cristina Almeida (calmeida@ufp.edu.pt)