Unidade Curricular:Código:
Prática Clínica II146PCL2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaAnálises Clínicas e Saúde Pública18 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês234
Objectivos de Aprendizagem:
- Desenvolver e aprofundar conhecimentos teóricos e práticos específicos em ambiente real de exercício profissional (grande laboratório de análises clínicas).
- Desenvolver uma visão integrada do exercício profissional, tomando conhecimento de todos os aspectos que vão da recepção dos doentes ao contacto com as autoridades de saúde, passando pela logística básica (aquisição de reagentes, manutenção do equipamento, etc.)
- Desenvolver uma atitude profissional face ao doente e a todas as restantes pessoas com quem contacta no ambiente laboratorial: administrativos, técnicos, técnicos superiore
Conteúdos Programáticos:
O estágio de aprendizagem é uma disciplina que contempla um total de 400 horas divididas por onze semanas (de segunda a sexta-feira – 7 horas por dia – e sábados – 5 horas), e em que se pretende que o aluno aprofunde conhecimentos e aperfeiçoe e aplique técnicas laboratoriais novas em ambiente real de exercício profissional, ou seja, num laboratório de análises clínicas de grande dimensão.
São consideradas áreas obrigatórias para a formação do aluno as áreas da Bioquímica, Hematologia, Bacteriologia, Imunologia e Endocrinologia, as quais deverão ter uma expressão muito significativa nos locais de realização do estágio.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Este trabalho em ambiente real permite: - Desenvolver e aprofundar conhecimentos teóricos e práticos específicos em ambiente real de exercício profissional (laboratório de análises clínicas e anatomia patológica).
- Desenvolver uma visão integrada do exercício profissional, tomando conhecimento de todos os aspectos que vão da recepção dos doentes ao contacto com as autoridades de saúde, passando pela logística básica (aquisição de reagentes, manutenção do equipamento, etc.)
- Desenvolver uma atitude profissional face ao doente e a todas as restantes pessoas com quem contacta no ambiente laboratorial: administrativos, técnicos, técnicos superiores, especialistas, etc.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
O regime de avaliação será contínuo. Inclui uma apresentação oral e discussão do trabalho realizado.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A avaliação continua do estágio, a apresentação oral e defesa do trabalho efetuado permitem verificar os conhecimentos e as competências adquiridas pelos alunos.
Bibliografia:
1. Statistical Methods in Laboratory Medicine, P. W. Strike, Butterworth Heinemann.
2. Clinical Chemistry, W. J. Marshall, Mosby.
3. Clinical Chemistry –Theory, Analysis and Correlation, L. Kaplan, A. Pesce, The C.V. Mosby Company.
4. Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, J. B. Henry, W.B. Saunders Company.
5. Tietz: Text Book of Clinical Chemistry, Ed. C.A. Burtis, E.R. Ashwood, W.B. Saunders Company.
6. Bulas dos equipamentos
Docente (* Responsável):
Cristina Almeida (calmeida@ufp.edu.pt)