Unidade Curricular:Código:
Prática Clínica I146PCL1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaAnálises Clínicas e Saúde Pública5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português65
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se com esta disciplina, fornecer ao aluno a prática laboratorial adequada para este consiga: Colher, separar e preservar de forma adequada as amostras biológicas;
Compreender e executar correctamente os programas de controlo de qualidade;
Executar correctamente as determinações bioquímicas mais usuais na rotina laboratorial ; Interpretar de forma crítica os resultados de acordo com o perfil habitual do doente/utente em causa do doente em causa.
Participação no Projecto Ambulatório de Saúde Oral e Pública (PASOP).
Conteúdos Programáticos:
Colheita de amostras biológicas. Recolher todas as informações relativas ao doente. Executar autonomamente as técnicas laboratoriais básicas das áreas mais comuns num laboratório de análises clínicas (Bioquímica, Hematologia, Bacteriologia). Implementar novas técnicas laboratoriais (quando oportuno), avaliando o seu desempenho (exactidão, precisão, etc.). Valorizar os procedimentos de garantia da qualidade dos resultados analíticos. Interpretar o significado clínico-patológico das principais alterações analíticas laboratoriais. Entender toda a cadeia de trabalho que medeia entre a recepção do doente e a colheita das amostras até à emissão dos boletins analíticos e o papel dos vários intervenientes.
Avaliação de boletins analíticos e casos clínicos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos que integram a unidade curricular vão de encontro às necessidades que são estabelecidas nos objetivos, pois fornece aos alunos os ensinamentos necessários (conceitos, técnicas, metodologias) para que sejam capazes de atingir os objetivos enunciados anteriormente.
Toda a informação fornecida tem como objetivo sensibilizar os alunos para a importância de: Recepção do utente/doente; Colheita de produtos biológicos; Separação e conservação de amostras; Calibração e controlo de equipamentos; Realização das análises; Validação e emissão de boletins; Problemas e vantagens do processo de amostragem estatístico; Cálculo de medidas de localização, dispersão, entre outras, que permitam uma primeira análise descritiva dos dados recolhidos; Técnicas estatísticas adequadas ao tratamento da informação, de acordo o tipo de dados que se possui.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As metodologias a utilizar são os métodos expositivo, dedutivo e indutivo. É utilizada também a metodologia por simulação pedagógica, isto é, o processo de ensino/aprendizagem é realizado em condições próximas da realidade laboratorial. Os alunos resolverão casos práticos, semelhantes às situações que irão ter na sua vida profissional, os quais permitirão, recorrendo a diversas técnicas analíticas, desenvolver o seu espírito crítico.
A avaliação da unidade curricular integra, além de uma avaliação contínua, o desempenho do aluno no laboratório.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Os objetivos da unidade curricular são alcançados pela utilização da metodologia referida uma vez que a componente expositiva confere uma orientação na sistematização do estudo e a exercitação prática promove a aplicação prática dos conceitos e das teorias estudadas no âmbito da unidade curricular. Para além disso, a utilização de um conjunto de materiais de estudo criado propositadamente, assim como as sessões de apoio para esclarecimento de dúvidas e as atividades de avaliação de conhecimentos, permitem um elevado nível de ajustamento entre as metodologias utilizadas e os objetivos da unidade curricular. A adoção das metodologias preconizadas permitirá aos alunos: adquirir conhecimentos; descobrir métodos de trabalho a utilizar; assumir comportamentos profissionais; detetar a importância da atividade desenvolvida no contexto laboratorial; aplicar os conhecimentos em situações novas; suscitar uma discussão permanente nas aulas.
Bibliografia:
1.Statistical Methods in Laboratory Medicine, P. W. Strike, Butterworth Heinemann.
2.Clinical Chemistry, W. J. Marshall, Mosby.
3.Clinical Chemistry –Theory, Analysis and Correlation, L. Kaplan, A. Pesce, The C.V. Mosby Company.
4.Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, J. B. Henry, W.B. Saunders Company.
5.Tietz: Text Book of Clinical Chemistry, Ed. C.A. Burtis, E.R. Ashwood, W.B. Saunders Company.
6.Essential Haematology - Hoffbrand & Petit. Blackwell.
7.Hematology in Clinical Practice - Hillman & Ault. McGraw – Hill.
8. Pestana, M. H. & Gageiro, J. N. (2008). Análise de dados para ciências socais: A complementaridade do SPSS (5ª Ed.). Lisboa: Edições Sílabo