Unidade Curricular: | Código: | ||
Parasitologia | 146PARA | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Análises Clínicas e Saúde Pública | 2 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 26 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O objectivo da disciplina de Parasitologia é fornecer um conhecimento geral sobre as características morfológicas e biológicas dos organismos responsáveis pelas principais parasitoses, com ênfase nos meios de profilaxia e diagnóstico. O aluno deverá ainda ser capaz de executar corretamente a recolhe de amostras clínicas e o diagnóstico das infeções parasitárias. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Parasitologia 1.1. Introdução à Parasitologia 1.1.1. Definição de parasitologia e interesse da sua inserção na Licenciatura em Análises Clínicas. 1.1.2. Definição e tipos de parasitismo. Especificidade parasitária. 1.1.3. Hospedeiros, vectores e reservatórios. 1.1.4. Acções do parasita no hospedeiro. 1.1.5. Relacções parasita-hospedeiro. 1.1.6. Classificação dos seres vivos (nomenclatura e taxonomia). 1.1.7. Nomenclatura das doenças parasitárias. 1.2. Protozoários – Estudo dos diferentes protozoários parasitas do homem. Sistemática, morfologia, biologia, diagnóstico, epidemiologia, tratamento e profilaxia. 1.3. Helmintas – Estudo dos diferentes helmintas parasitas do homem. Sistemática, morfologia, biologia, diagnóstico, epidemiologia, tratamento e profilaxia. 1.4. Referência a alguns artrópodes parasitas ou vectores de doenças | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os alunos deverão ser capazes de reconhecer os sinais e sintomas das doenças, a sua forma de disseminação e a epidemiologia dado terem de ser capazes de intervir a nível da Saúde Pública no sentido da educação para a saúde. Nesse sentido o estudo das diferentes parasitoses com relevância clínica para o Homem, como focado nos conteúdos programáticos, prepara o aluno para este desafio profissional. Além disso, o analista clínico deve saber recolher as amostras corretamente, de acordo com a suspeita clínica, realizar corretamente o diagnóstico e interpretar os resultados. São esses conhecimentos técnicos e científicos que são transmitidos aos alunos na parte prática da disciplina. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Forma de execução pedagógica: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula, orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. Brainstorming sobre questões pertinentes relacionadas com a matéria exposta em sala de aula. Relativamente à componente laboratorial a aprendizagem resulta da execução labotorial dos trabalhos que reforçam a aprendizagem teórica. Avaliação contínua: 1 elemento de avaliação submetido à distância com ponderação de 40% (desde que a nota deste elemento seja igual ou superior a 3,5 valores) e uma avaliação escrita presencial, com a ponderação de 60% (desde que a nota parcial deste elemento seja igual ou superior a 5,5 valores). Os alunos que não atinjam nota positiva na teórica serão remetidos para exame. Ponderação na nota final da disciplina: componente teórica 80% e componente prática 20% . | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As aulas teóricas são de natureza essencialmente expositiva, com apresentação e discussão de casos clínicos e situações reais. Será sempre fomentado o espírito crítico e o estudo autónomo. Para as aulas teóricas usar-se-á a apresentação de diapositivos, sendo fornecida ao aluno a bibliografia nuclear para suporte ao estudo. Nas aulas práticas o aluno aprenderá a metodologia e técnicas mais atuais para diagnóstico laboratorial das infeções, nomeadamente as técnicas clássicas, de biologia molecular e imunológicas. Será realizado o diagnóstico a partir de amostras clínicas, e a interpretação de resultados e a forma correta de os reportar. | |||
Bibliografia: | |||
(1) Ferreira, W. e Sousa, J. Microbiologia – Volume 3, LIDEL, 2000 |