Unidade Curricular:Código:
Micologia146MICO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaAnálises Clínicas e Saúde Pública2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português26
Objectivos de Aprendizagem:
O objectivo da presente disciplina é fazer com que os alunos adquiram competências que lhes permitam reconhecer aspectos gerais das doenças infecciosas de origem fúngica, o seu modo de disseminação, controlo, profilaxia e tratamento. O aluno deverá ainda ser capaz de recolher as amostras clínicas e executar corretamente o diagnóstico das infeções fúngicas.
Conteúdos Programáticos:
Aulas teóricas
Estudo das características patogénicas, epidemiológicas, morfológicas, metabólicas, fisiológicas, de virulência dos vários fungos com relevância clínica para o homem.
Aulas práticas
Manipulação de produtos biológicos. Identificação de leveduras e fungos filamentosos com interesse clínico.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os alunos deverão ser capazes de reconhecer os sinais e sintomas das doenças, a sua forma de disseminação e a epidemiologia dado terem de ser capazes de intervir a nível da Saúde Pública no sentido da educação para a saúde. Nesse sentido o estudo das diferentes micoses com relevância clínica para o Homem, como focado nos conteúdos programáticos, prepara o aluno para este desafio profissional. Além disso, o analista clínico deve saber recolher as amostras corretamente, de acordo com a suspeita clínica, realizar corretamente o diagnóstico e interpretar os resultados. São esses conhecimentos tecnicos e científicos que são transmitidos aos alunos na parte prática da disciplina.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Forma de execução pedagógica: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula, orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. Brainstorming sobre questões pertinentes relacionadas com a matéria exposta em sala de aula. Relativamente à componente laboratorial a aprendizagem resulta da execução labotorial dos trabalhos que reforçam a aprendizagem teórica.
Avaliação contínua. A avaliação da disciplina segue o determinado na Normativa Académica de Funcionamento das Licenciaturas e Mestrados Integrados da UFP. Componente teórica 80% (80% testes 20% Av sala de aula) e componente prática 20% (80% testes 20% Av sala de aula).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As aulas teóricas são de natureza essencialmente expositiva, com apresentação e discussão de casos clínicos e situações reais. Será sempre fomentado o espírito crítico e o estudo autónomo. Para as aulas teóricas usar-se-á a apresentação de diapositivos, sendo fornecida ao aluno a bibliografia nuclear para suporte ao estudo. Nas aulas práticas o aluno aprenderá a metodologia e técnicas mais atuais para diagnóstico laboratorial das infeções de origem fúngica, nomeadamente as técnicas clássicas, de biologia molecular e imunológicas. Será realizado o diagnóstico a partir de amostras clínicas, e a interpretação de resultados e a forma correta de os reportar.
Bibliografia:
(1) Ferreira et al., Microbiologia, 2010
(2) Ferreira, W. e Sousa, J. Microbiologia – Volume 2, LIDEL, 2000, Parte 2, Cap. 1
Artigos cientificos em:
http://www.highwire.org
http://www.sciencedirect.com/
http://www.cdc.gov/eid/