Unidade Curricular: | Código: | ||
Micologia | 146MICO | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Análises Clínicas e Saúde Pública | 2 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 26 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O objectivo da presente disciplina é fazer com que os alunos adquiram competências que lhes permitam reconhecer aspectos gerais das doenças infecciosas de origem fúngica, o seu modo de disseminação, controlo, profilaxia e tratamento. O aluno deverá ainda ser capaz de recolher as amostras clínicas e executar corretamente o diagnóstico das infeções fúngicas. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Aulas teóricas Estudo das características patogénicas, epidemiológicas, morfológicas, metabólicas, fisiológicas, de virulência dos vários fungos com relevância clínica para o homem. Aulas práticas Manipulação de produtos biológicos. Identificação de leveduras e fungos filamentosos com interesse clínico. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os alunos deverão ser capazes de reconhecer os sinais e sintomas das doenças, a sua forma de disseminação e a epidemiologia dado terem de ser capazes de intervir a nível da Saúde Pública no sentido da educação para a saúde. Nesse sentido o estudo das diferentes micoses com relevância clínica para o Homem, como focado nos conteúdos programáticos, prepara o aluno para este desafio profissional. Além disso, o analista clínico deve saber recolher as amostras corretamente, de acordo com a suspeita clínica, realizar corretamente o diagnóstico e interpretar os resultados. São esses conhecimentos tecnicos e científicos que são transmitidos aos alunos na parte prática da disciplina. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Forma de execução pedagógica: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula, orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. Brainstorming sobre questões pertinentes relacionadas com a matéria exposta em sala de aula. Relativamente à componente laboratorial a aprendizagem resulta da execução labotorial dos trabalhos que reforçam a aprendizagem teórica. Avaliação contínua. A avaliação da disciplina segue o determinado na Normativa Académica de Funcionamento das Licenciaturas e Mestrados Integrados da UFP. Componente teórica 80% (80% testes 20% Av sala de aula) e componente prática 20% (80% testes 20% Av sala de aula). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As aulas teóricas são de natureza essencialmente expositiva, com apresentação e discussão de casos clínicos e situações reais. Será sempre fomentado o espírito crítico e o estudo autónomo. Para as aulas teóricas usar-se-á a apresentação de diapositivos, sendo fornecida ao aluno a bibliografia nuclear para suporte ao estudo. Nas aulas práticas o aluno aprenderá a metodologia e técnicas mais atuais para diagnóstico laboratorial das infeções de origem fúngica, nomeadamente as técnicas clássicas, de biologia molecular e imunológicas. Será realizado o diagnóstico a partir de amostras clínicas, e a interpretação de resultados e a forma correta de os reportar. | |||
Bibliografia: | |||
(1) Ferreira et al., Microbiologia, 2010 (2) Ferreira, W. e Sousa, J. Microbiologia – Volume 2, LIDEL, 2000, Parte 2, Cap. 1 Artigos cientificos em: http://www.highwire.org http://www.sciencedirect.com/ http://www.cdc.gov/eid/ |