Unidade Curricular:Código:
Imunologia146IMUN
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaAnálises Clínicas e Saúde Pública6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português78
Objectivos de Aprendizagem:
Conhecimentos: Proporcionar: compreensão dos mecanismos da resposta imunológica, à agressão exógena e endógena; conhecimento dos órgãos do sistema Imunológico (SI), sua anatomia e principais constituintes celulares; conhecimento dos principais componentes humorais do SI, sua estrutura molecular, função e mecanismo de acção; compreensão dos mecanismos imunológicos de protecção à infecção; compreensão das imunodeficiências, hipersensibilidades, autoimunidades, e da acção do SI em tumores e transplantes; compreender as principais formas de imunização e imunossupressão; compreender as estratégias de manipulação terapêutica da resposta imunológica. Compreender os principais métodos analíticos para estudo do SI bem como os métodos que utilizam células ou componentes do SI para análises laboratoriais.
Competências e Aptidões: Proporcionar as competências práticas para desenhar, executar, interpretar e validar resultados laboratoriais na área da Imunologia clínica e de investigação científica
Conteúdos Programáticos:
Programa Teórico: Noções Gerais do Sistema Imunológico (SI) : Resposta de Fase Aguda : Inflamação, Proteínas de Fase Aguda e Sistema do Complemento; Sistema Imune adaptativo : linfócitos T e B; Linfócitos T- maturação , activação e diferenciação; Populações T; Linfócitos B- maturação, activação e diferenciação; Populações B; Diversidade genética e imunoglobulinas; Conceito de células apresentadoras de antigénio (APC) e células dendríticas; MHC – Complexo Major de Histocompatibilidade- funções, estrutura e modulação; Citoquinas : actuação e funções principais; Visão integrada do SI- resposta Inflamatória Aguda e crónica; Resposta a infecções víricas, bacterianas e parasíticas; Imunização – passiva e activa; Imunodeficiências primárias do sistema imunitário: fagócitos, complemento, células B e células T; Imunodeficiências secundárias; Hipersensibilidades Tipos I, II, III e IV; Tumores e Autoimunidade; O aluno deve ser capaz de discutir as bases tecnológicas e utilidade de técnicas imunol
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Com este programa pretende-se que o aluno se familiarize com os conceitos básicos, anatómicos e funcionais do sistema Imunitário envolvidos na resposta imune: células e órgãos. O aluno deve ser capaz, progressivamente, de ir sistematizando estes conceitos e reconhecendo as propriedades básicas dos antigénios e dos seus receptores, e como ser capaz de manipular /modular esta resposta imune. Será capaz de compreender a variedade de respostas imunológicas e as imunopatologias associadas: imunodeficiências, hipersensibilidades, tumores, autoimunidade e transplantes. Em paralelo com a apresentação global destes conceitos, de um ponto de vista prático o aluno deverá ser capaz de os integrar no contexto de técnicas de diagnóstico imunológico e avaliação da resposta imune, diagnosticando variadas patologias. Devem ser capazes de contextualizar a investigação cientifica moderna em Análises Clinicas, no âmbito da disciplina.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas Teóricas: As aulas teóricas cobrirão a totalidade do conteúdo programático, recorrendo ao método expositivo. Durante as sessões teóricas será incentivada a participação dos alunos relacionando os conceitos a apresentar com aspectos éticos e aspectos práticos da vida social e da sua futura vida profissional; será realizada a transmissão dos conhecimentos teóricos constantes do conteúdo programático, de modo progressivo e encadeado.
Aulas Práticas Laboratoriais: Serão realizados trabalhos especializados de estudo imunológico laboratorial com o objectivo de desenvolver competências laboratoriais específicas de um laboratório de Análises Clinicas- área de Imunologia
Sistema avaliação: O sistema de avaliação a utilizar será o constante do regulamento pedagógico em vigor: 60% da nota final resultante da avaliação da componente teórica (média ponderada de 2 avaliações escritas); 40% nota final atribuída pela avaliação da componente prática (3 Testes teórico-práticos e 2 relatórios)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Componente teórica: O aluno e a docente irão discutir a informação contida no livro de texto adoptado, e os conceitos transmitidos; serão colocadas questões curtas e feita a avaliação do progresso dos alunos com o recurso a testes. As aulas serão apoiadas por períodos de atendimento individual e sessões tutoriais que irão acompanhar o aluno de acordo com as suas necessidades individuais Componente Pratica: O aluno deverá ser capaz de se adaptar ao ambiente laboratorial e aos equipamentos utilizados nas variadas técnicas de diagnóstico imunológico; deve ser capaz de responder a questões básicas de avaliação contínua de prática laboratorial e desenvolver a sua capacidade de discussão de trabalhos científicos, nomeadamente na sua área; o aluno deve ser capaz de analisar a literatura científica recente e de explicar a importância da investigação no contexto da disciplina
Bibliografia:
Fundamentos de Imunologia (2012) Autor(es) Fernando A. Arosa, Elsa M. Cardoso e Francisco C. Pacheco Arosa et al. Lidel, (2ª Edição)
Kuby Immunology (2004) Autores Richard A. Goldsby, Thomas J. Kindt, Barbara A. Osborne, Janis. Freeman (5ª edição)
Medical Immunology (2001) Autores Tristram G. Parslow, Daniel P. Stites, Abba I. Terr, John B. Imboden, McGraw-Hill (10º edição)
Current Protocols in Immunolology (1991), Wiley Interscience, Ed John Colingan
Manual of Clinical Laboratory Immunology (2002)Autor(es) Rose et al. 6th ed. ASM Press