Unidade Curricular:Código:
Imuno-Hemoterapia146IHEM
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaAnálises Clínicas e Saúde Pública7 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês91
Objectivos de Aprendizagem:
Dotar os discentes de conhecimentos teóricos e práticos na área da ImunoHemoterapia.
Fornecer saberes para um bom desempenho no laboratório, contributo imprescindível para uma Medicina Transfusional de qualidade. As "aulas práticas", Serão a aplicação prática dos conceitos teoricamente expostos. Pretende-se assim dotar os discentes de capacidade teórica-prática aplicável à sua futura situação de profissionais de Análises Clínicas e Saúde Pública a exercerem a sua actividade num serviço de Medicina Transfusional independentemente da dimensão destes.
Conteúdos Programáticos:
Revisão dos conceitos básicos de Hematologia, Genética e Imunologia aplicados à Medicina Transfusional, Reacções antigénio anticorpo nos eritrócitos sua detecção. Os sistemas sanguíneos, particular relevo aos Sistemas ABO e Rh. O percurso da dádiva benévola de sangue da colheita, triagem, fraccionamento até à sua aplicação ao doente. A compatibilidade transfusional. A terapêutica transfusional. Detecção e identificação de anticorpos. A Doença hemolítica do Recém-nascido.As reacções tranfusionais.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Dotar os discentes de conhecimentos teóricos e práticos na área da Imuno-Hemoterapia.
Fornecer saberes para um bom desempenho no laboratório, contributo imprescindível para uma Medicina Transfusional de qualidade.
Revisão de conceitos básicos da Hematologia
Conceitos básicos da Genética aplicados à Medicina Transfusional.
Conceitos básicos da Imunologia aplicados à Medicina Transfusional.
Reacções antigénio anticorpo nos eritrócitos sua detecção.
Serologia dos grupos sanguíneos. O Sistema ABO, sistema Rh. Outros sistemas sanguíneos.
Dádiva, preparação e armazenamento.
Preparação de componentes
Testes pré-transfusionais e de compatibilidade.
Detecção e identificação de anticorpos.
A doença hemolítica do recém-nascido.
A terapêutica transfusional.
Reacções transfusionais.
Segurança, Controlo de qualidade e armazenamento de dados. Legislação
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Apresentação em sala de aula de trabalhos elaborados pelos alunos sobre a temática em estudo. Testes teóricos e práticos.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Dotar os discentes de conhecimentos teóricos e práticos na área da ImunoHemoterapia. Fornecer saberes para um bom desempenho no laboratório, contributo imprescindível para uma Medicina Transfusional de qualidade. As "aulas práticas", Serão a aplicação prática dos conceitos teoricamente expostos. Pretende-se assim dotar os discentes de capacidade teórico-prática aplicável à sua futura situação de profissionais de laboratório a exercerem a sua atividade num serviço de Medicina Transfusional independentemente da dimensão destes.
Bibliografia:
1.Sebenta a fornecer pela docente para organização dos temas teóricos e de todas as técnicas de carácter prático.
2.Flynn, John, Essentials of Imunohematology, Saunders,1998.
3.Ortho Diagnostics. Blood Group antigens and antibodies as applied to haemolytic disease of the newborn. Raritan,NJ: Ortho Diagnostics.1968.
4.Rudmann, Sally, Textbook of blood banking and transfusion medicine, Saunders,1995.
5.Vengelen-Tyler (ed) Technical Manual, 12 th ed. Bethesda, Md: American Association of Blood Banks, 1996.
LEGISLAÇÃO aplicada à dadiva, manuseamento e gestão das unidades de sangue:
Docente (* Responsável):
Ana Mota (amota@ufp.edu.pt)