Unidade Curricular:Código:
Hematologia Clínica II146HCL2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaAnálises Clínicas e Saúde Pública5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português65
Objectivos de Aprendizagem:
A disciplina de hematologia tem como objectivo o estudo da origem e funcionamento das células sanguíneas, as suas funções e interacções no sangue e tecidos, de modo a garantir a homeostasia, a resposta imune celular e humoral. Estuda também as suas falhas e/ou os seus desequilíbrios, que se traduzem em doença, bem como as possibilidades do seu diagnóstico e tratamento. A prática laboratorial tem como objetivo compreender e avaliar os exames hematológicos de forma a possibilitar a sua correcta aplicação no laboratório de acordo com as patologias hematológicas mais frequentes
Conteúdos Programáticos:
Granulopoiese: fatores de crescimento, Propriedades e função dos Fagócitos
Anormalidades morfológicas e funcionais dos Leucócitos,Neutrofilas e Neutropenias
Linfopoiese, Resposta imunológica T e B Causas de linfocitose, Linfadenopatias
Etiologia das hemopatias malignas
Linfadenopatias malignas , Linfomas : Hodgkin e Não Hodgkin
Leucemias Agudas e crónicas, Distribuição por sexo e idade
Etiologia, Classificação,Sinais, sintomas, complicações, Diagnóstico clínico e laboratorial, Tratamento e prognóstico
Mielodisplasias e síndromes mielodisplasicos; Origem , Células afetadas; Tratamento
Mieloma Multiplo
Neoplasias Mieloproliferativas Não leucémicas
Resposta hemostática, Fibrinólise,
Distúrbios da coagulação
Fármacos anticoagulantes
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos têm como objectivo ensinar as patologias hematológicas mais frequentes e os respectivos métodos de diagnóstico, clínico e laboratorial, e tratamento. Estes conhecimentos são a base fundamental para executar correctamente e conseguir interpretar os resultados das análises nesta área. A par deste estudo, os alunos aprendem a executar e a interpretar as determinações analíticas laboratoriais.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
O regime de avaliação será contínuo. Inclui a avaliação da componente teórica e da componente prática. A avaliação da componente teórica contemplará avaliação dos alunos em cada aula, dois testes escritos e a exposição de temas (individual ou em grupo). A avaliação prática é o resultado das avaliação do aluno em laboratório juntamente com as fichas de trabalho entregues no final de cada aula e dom e do exame prático individual .
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A avaliação continua (em cada aula) e a por escrito permitem verificar os conhecimentos e as competências adquiridas pelos alunos.
Bibliografia:
1. Projeções das aulas e textos de apoio
2. Essential Haematology 6th Edition, Autores: A.V. Hoffbrand e P.A.H. Moss
3. Practical Haematology 11th Edition (Dacie and Lewis)