Unidade Curricular: | Código: | ||
Hematologia Clínica II | 146HCL2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Análises Clínicas e Saúde Pública | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 65 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A disciplina de hematologia tem como objectivo o estudo da origem e funcionamento das células sanguíneas, as suas funções e interacções no sangue e tecidos, de modo a garantir a homeostasia, a resposta imune celular e humoral. Estuda também as suas falhas e/ou os seus desequilíbrios, que se traduzem em doença, bem como as possibilidades do seu diagnóstico e tratamento. A prática laboratorial tem como objetivo compreender e avaliar os exames hematológicos de forma a possibilitar a sua correcta aplicação no laboratório de acordo com as patologias hematológicas mais frequentes | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Granulopoiese: fatores de crescimento, Propriedades e função dos Fagócitos Anormalidades morfológicas e funcionais dos Leucócitos,Neutrofilas e Neutropenias Linfopoiese, Resposta imunológica T e B Causas de linfocitose, Linfadenopatias Etiologia das hemopatias malignas Linfadenopatias malignas , Linfomas : Hodgkin e Não Hodgkin Leucemias Agudas e crónicas, Distribuição por sexo e idade Etiologia, Classificação,Sinais, sintomas, complicações, Diagnóstico clínico e laboratorial, Tratamento e prognóstico Mielodisplasias e síndromes mielodisplasicos; Origem , Células afetadas; Tratamento Mieloma Multiplo Neoplasias Mieloproliferativas Não leucémicas Resposta hemostática, Fibrinólise, Distúrbios da coagulação Fármacos anticoagulantes | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos têm como objectivo ensinar as patologias hematológicas mais frequentes e os respectivos métodos de diagnóstico, clínico e laboratorial, e tratamento. Estes conhecimentos são a base fundamental para executar correctamente e conseguir interpretar os resultados das análises nesta área. A par deste estudo, os alunos aprendem a executar e a interpretar as determinações analíticas laboratoriais. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
O regime de avaliação será contínuo. Inclui a avaliação da componente teórica e da componente prática. A avaliação da componente teórica contemplará avaliação dos alunos em cada aula, dois testes escritos e a exposição de temas (individual ou em grupo). A avaliação prática é o resultado das avaliação do aluno em laboratório juntamente com as fichas de trabalho entregues no final de cada aula e dom e do exame prático individual . | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A avaliação continua (em cada aula) e a por escrito permitem verificar os conhecimentos e as competências adquiridas pelos alunos. | |||
Bibliografia: | |||
1. Projeções das aulas e textos de apoio 2. Essential Haematology 6th Edition, Autores: A.V. Hoffbrand e P.A.H. Moss 3. Practical Haematology 11th Edition (Dacie and Lewis) |