Unidade Curricular:Código:
Genética Médica146GMED
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaAnálises Clínicas e Saúde Pública2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês26
Objectivos de Aprendizagem:
1) Facultar ao aluno oportunidade para desenvolver os seus conhecimentos sobre o modo como a Genética explica
- fenómenos da hereditariedade dos organismos e das células que os constituem
- Relação dos fenómenos genéticos e epigenéticos com a fisiologia celular
- Utilidade das técnicas genéticas para o diagnóstico de doenças hereditárias, de factores de risco genético, de doenças genéticas de células somáticas, de doenças infecciosas
2) desenvolver capacidades para interpretar resultados do laboratório de Análises Clínicas de Biologia Molecular
Conteúdos Programáticos:
O programa inclui os aspectos básicos da genética molecular, desde os tipos de material genético, sua composição, estrutura, arranjo e distribuição celular até aos mecanismos moleculares de preservação da informação genética, regulação da expressão génica, transcrição e tradução.
O programa aborda ainda as leis de Mendel e suas extensões.
Finalmente, os conceitos de genética Humana e Molecular serão abordados com aplicações práticas.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos que integram a unidade curricular vão de encontro às necessidades que são estabelecidas nos objetivos, pois fornece aos alunos os ensinamentos necessários (conceitos, técnicas, metodologias) para que sejam capazes de atingir os objetivos enunciados anteriormente.
Toda a informação fornecida tem como objetivo sensibilizar os alunos para a importância de: tipos de hereditariedade, alterações no genoma e como podem ocorrer, processos de expressão genética, tecnologia usada na manipulação de ácidos nucleicos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As metodologias a utilizar são os métodos expositivo, dedutivo e indutivo. É utilizada também a metodologia por simulação pedagógica, isto é, o processo de ensino/aprendizagem é realizado em condições próximas da realidade laboratorial. Os alunos resolverão casos práticos, semelhantes às situações que irão ter na sua vida profissional, os quais permitirão desenvolver o seu espírito crítico.
A avaliação da unidade curricular integra, além de uma avaliação contínua, o desempenho do aluno no laboratório.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Os objetivos da unidade curricular são alcançados pela utilização da metodologia referida uma vez que a componente expositiva confere uma orientação na sistematização do estudo e a exercitação prática promove a aplicação prática dos conceitos e das teorias estudadas no âmbito da unidade curricular. Para além disso, a utilização de um conjunto de materiais de estudo criado propositadamente, assim como as sessões de apoio para esclarecimento de dúvidas e as atividades de avaliação de conhecimentos, permitem um elevado nível de ajustamento entre as metodologias utilizadas e os objetivos da unidade curricular. A adoção das metodologias preconizadas permitirá aos alunos: adquirir conhecimentos; descobrir métodos de trabalho a utilizar; assumir comportamentos profissionais; detetar a importância da atividade desenvolvida no contexto laboratorial; aplicar os conhecimentos em situações novas; suscitar uma discussão permanente nas aulas.
Bibliografia:
- Regateiro F.J., 2007, “Manual de Genética Médica”, 1ª. Edição - 2ª reimpressão, Imprensa da Universidade de Coimbra.
- Cardoso IL., Cabeda JM., Ribeiro MG. 2012. Manual de Trabalhos Práticos de Genética. Edições da Universidade Fernando Pessoa.
- Cabeda JM., Moreno ACA.(2014) Sequenciação de Ácidos Nucleicos em Biomedicina. Edições da Universidade Fernando Pessoa.
Docente (* Responsável):
José Cabeda (jcabeda@ufp.edu.pt)