Unidade Curricular:Código:
Bioquímica Fisiológica1019BIFI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaAnálises Clínicas e Saúde Pública4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
A unidade curricular visa o estudo dos principais processos metabólicos e a comunicação celular, assim como o relacionamento dos vários orgãos envolvidos na manutenção do equilíbrio metabólico do nosso organismo. Pretende-se que os alunos compreendam os aspectos fundamentais da Bioquímica e do metabolismo das principais biomoléculas e da (bio)química e fisiologia do sistema endócrino. Introduzir-se-ão algumas situações clínicas relacionadas com as várias vias metabólicas estudadas, procurando-se sempre desenvolver nos alunos o espírito crítico e de análise de problemas.
Conteúdos Programáticos:
Programa Teórico-Prático: Metabolismo: metabolismo dos hidratos de carbono, metabolismo lipídico, metabolismo dos aminoácidos, inter-relações metabólicas; Digestão e absorção gastrointestinal; Sistema endócrino.
Programa Prático: realização de diversos trabalhos laboratoriais de aplicação dos vários conceitos teóricos que visam a aprendizagem de técnicas de identificação, isolamento, caracterização, separação e quantificação de vários tipos de moléculas.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos que integram a unidade curricular vão de encontro às necessidades que são estabelecidas nos objetivos. A unidade curricular visa o estudo dos principais processos metabólicos, assim como do relacionamento entre os órgãos envolvidos na manutenção do equilíbrio metabólico. Os alunos deverão ter capacidade de compreensão e aquisição de conhecimentos na área da Bioquímica estrutural e metabólica e do sistema endócrino.
Pretende-se também que os alunos adquiram e desenvolvam competências empíricas ao contactar com novas metodologias laboratoriais.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Nas aulas teórico-práticas procede-se à exposição dos conceitos teóricos relevantes e orientação do estudo dos alunos. As aulas teórico-práticas incluem ainda a discussão detalhada, com resolução de exercícios, sobre os principais temas, incluindo a análise de doenças de metabolismo, seus sintomas e relação com a(s) causa(s), e tratamentos possíveis. É utilizada também a metodologia por simulação pedagógica, isto é, o processo de ensino/aprendizagem é realizado em condições próximas da realidade laboratorial. Os alunos resolverão casos práticos, semelhantes às situações que irão ter na sua vida profissional, os quais permitirão, recorrendo a diversas técnicas analíticas, desenvolver o seu espírito crítico. A classificação da componente teórica tem um peso de 80% na classificação final, sendo baseada na classificação obtida em 2 testes escritos. A avaliação laboratorial pesará 20 % na nota total. Serão exigidos 10 valores a cada um dos componentes para aprovação à disciplina.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A complexidade dos temas abordados exige uma exposição cuidada capaz de colocar em evidência os pontos comuns das várias vias metabólicas estudadas e do sistema endócrino e de identificar a informação que, pelo seu detalhe, pode tornar o estudo mais difícil de manejar. A utilização de exercícios de aplicação e a apresentação de estudos de caso permite focar o estudo nos grandes princípios unificadores, e criar uma estrutura coerente de conhecimento capaz de suportar a aquisição de competências imediatas e possibilitar um posterior aprofundamento.
Bibliografia:
1) Devlin T.M., 2006, “Textbook of Biochemistry with clinical correlations”, 6.ª edição, Wiley-Liss.
2) Leal F., Lopes Cardoso I., 2013, “Casos Clínicos em Bioquímica”, edições Universidade Fernando Pessoa.
3) Lopes Cardoso I. et al., 2014, “Trabalhos Laboratoriais de Bioquímica”, 3ª edição, edições Universidade Fernando Pessoa.
4) Lopes Cardoso I., Leal F., 2013, “Manual de exercícios de Bioquímica”, edições Universidade Fernando Pessoa.
5) Nelson D.L., Cox M.M., 2008, “Lehninger Principles of Biochemistry”, 5.ª edição, W.H. Freeman and Company.
6) Mckee T. et al., 2008, “Biochemistry: the molecular bases of life”, 4.ª edição, McGraw-Hill.
7) Silva P.J., "Uma panorâmica geral das vias metabólicas", disponível online em homepage.ufp.pt/pedros/bq/integracao.htm
Docente (* Responsável):
Pedro Silva (pedros@ufp.edu.pt)