Unidade Curricular:Código:
Bacteriologia146BACT
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaAnálises Clínicas e Saúde Pública5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português65
Objectivos de Aprendizagem:
Aquisição de competências que permitam reconhecer aspectos gerais das doenças infecciosas de origem bacteriana, o seu modo de disseminação, controlo, profilaxia, diagnóstico laboratorial e tratamento.
Conteúdos Programáticos:
O programa das aulas teóricas de Bacteriologia incidirá sobre as características patogénicas, epidemiológicas, morfológicas, metabólicas, fisiológicas, de virulência e de susceptibilidade aos antibióticos de vários géneros bacterianos com relevância clínica para o Homem.
O programa das aulas prático-laboratoriais incidirá sobre a manipulação de produtos biológicos, identificação da espécie e avaliação da susceptibilidade a antimicrobianos de algumas bactérias com interesse clínico através de métodos clássicos e de biologia molecular.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos estão totalmente de acordo com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular. A carga horária de cada um dos conteúdos está também adequada à aquisição dos conhecimentos e competências pelos estudantes.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Forma de execução pedagógica das aulas teóricas: exposição dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula, aplicação prática de alguns conceitos, orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. Debate sobre questões actuais e pertinentes relacionadas com a matéria exposta em sala de aula.
Forma de execução pedagógica das aulas prático-laboratoriais: preparação, execução e discussão dos protocolos prático-laboratoriais previstos que reforçam a aprendizagem teórica.
Avaliação contínua.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino (exposição teórica, debate e orientação do estudo autónomo e trabalho laboratorial) estão totalmente de acordo com o objetivo da unidade curricular. A carga horária de cada um dos conteúdos está também adequada à aquisição dos conhecimentos e competências pelos estudantes.
Bibliografia:
(1) Jorgensen, J. H., Pfaller, M. A., Carroll, K. C., Funke, G., Landry, M. L., Richter, S. S., Warnock, D. W. Manual of Clinical Microbiology- Volume 1. ASM Press, 2015 (11th edition).
(2) Barroso, H., Meliço-Silvestre, A., Taveira, N. Microbiologia Médica - Volume 1. Lidel, 2014.
(3) Sousa JC, Machado E, Novais C, Peixe L, Amorim J, Monteiro N. Antibióticos – Volume I. Edições UFP, 2016.
(4) Garcia, L. S. Clinical Microbiology Procedures Handbook, 3rd Edition. ASM Press, 2010 (3rd edition).
(5) Sousa, J. C., Cerqueira, F., Abreu, C. Microbiologia - Protocolos laboratoriais. Edições UFP, 2012 (2ª edição).
(6) Artigos científicos actuais.