Unidade Curricular: | Código: | ||
Bacteriologia | 146BACT | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Análises Clínicas e Saúde Pública | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 65 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Aquisição de competências que permitam reconhecer aspectos gerais das doenças infecciosas de origem bacteriana, o seu modo de disseminação, controlo, profilaxia, diagnóstico laboratorial e tratamento. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
O programa das aulas teóricas de Bacteriologia incidirá sobre as características patogénicas, epidemiológicas, morfológicas, metabólicas, fisiológicas, de virulência e de susceptibilidade aos antibióticos de vários géneros bacterianos com relevância clínica para o Homem. O programa das aulas prático-laboratoriais incidirá sobre a manipulação de produtos biológicos, identificação da espécie e avaliação da susceptibilidade a antimicrobianos de algumas bactérias com interesse clínico através de métodos clássicos e de biologia molecular. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos estão totalmente de acordo com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular. A carga horária de cada um dos conteúdos está também adequada à aquisição dos conhecimentos e competências pelos estudantes. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Forma de execução pedagógica das aulas teóricas: exposição dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula, aplicação prática de alguns conceitos, orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. Debate sobre questões actuais e pertinentes relacionadas com a matéria exposta em sala de aula. Forma de execução pedagógica das aulas prático-laboratoriais: preparação, execução e discussão dos protocolos prático-laboratoriais previstos que reforçam a aprendizagem teórica. Avaliação contínua. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino (exposição teórica, debate e orientação do estudo autónomo e trabalho laboratorial) estão totalmente de acordo com o objetivo da unidade curricular. A carga horária de cada um dos conteúdos está também adequada à aquisição dos conhecimentos e competências pelos estudantes. | |||
Bibliografia: | |||
(1) Jorgensen, J. H., Pfaller, M. A., Carroll, K. C., Funke, G., Landry, M. L., Richter, S. S., Warnock, D. W. Manual of Clinical Microbiology- Volume 1. ASM Press, 2015 (11th edition). (2) Barroso, H., Meliço-Silvestre, A., Taveira, N. Microbiologia Médica - Volume 1. Lidel, 2014. (3) Sousa JC, Machado E, Novais C, Peixe L, Amorim J, Monteiro N. Antibióticos – Volume I. Edições UFP, 2016. (4) Garcia, L. S. Clinical Microbiology Procedures Handbook, 3rd Edition. ASM Press, 2010 (3rd edition). (5) Sousa, J. C., Cerqueira, F., Abreu, C. Microbiologia - Protocolos laboratoriais. Edições UFP, 2012 (2ª edição). (6) Artigos científicos actuais. |