Unidade Curricular:Código:
Anatomofisiologia I1019AMO1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaAnálises Clínicas e Saúde Pública7 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês91
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende fornecer bases de compreensão para o funcionamento do organismo humano, ao nível molecular, celular, tecidular, orgânico e sistémico. O estudo desta disciplina deverá permitir ao aluno conhecer os aspectos mais importantes da Anatomofisiologia Humana que lhe possibilitem, posteriormente, compreender conceitos fundamentais na área de Análises Clínicas e Saúde Pública.
Conteúdos Programáticos:
Introdução ao estudo da Anatomia e Fisiologia. Organização do Corpo humano - Níveis de organização do corpo humano. Divisões da Anatomia. Planos de referência.
O Sistema Esquelético - Anatomia Geral do Sistema Esquelético – descrição, classificação, estrutura e funções dos ossos do esqueleto. Articulações e Biomecânica do movimento corporal - Estrutura, função e tipos de articulações. Tipos de movimentos articulares.
O Sistema Muscular - Anatomia Geral do Sistema Muscular – descrição, classificação, estrutura e funções dos músculos. Tónus Muscular. Contracção e Relaxamento Muscular.
O Sistema Nervoso - Divisões do Sistema Nervoso. Componentes do Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico - estrutura e funções. Sinapses – estrutura e transmissão do impulso nervoso. Arco reflexo. Tipos de reflexos. Sistemas Endócrino, Cardiovascular, Respiratório, Digestivo, Urinário e Reprodutor.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A construção dos conteúdos programáticos, com a abordagem dos aspetos morfológicos e funcionais do organismo humano, contando com informação teórica e teórico-prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados, como vídeos e manipulação de modelos anatómicos, devidamente adequada ao processo de aprendizagem da disciplina de Anatomofisiologia Humana no plano curricular de Análises Clínicas e Saúde Pública.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino conta com a utilização de recursos didáticos, como material em power-point, apresentação de vídeos e manipulação de modelos anatómicos.
A avaliação às componentes teórica e prática serão efetuadas separadamente, tendo o aluno que aprovar obrigatoriamente a ambas. Serão realizados 2 testes teóricos e 2 testes teórico-práticos, ao longo do semestre, envolvendo o conteúdo programático lecionado. A média final é construida com 80% da componente teórica e teórico-prática e 20% da componente prática.
O aluno é considerado "Aprovado" com classificação igual ou superior a 09,50 valores
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Os objetivos da unidade curricular são alcançados pela utilização da metodologia referida uma vez que a componente expositiva confere uma orientação na sistematização do estudo e a exercitação prática promove a aplicação prática dos conceitos e das teorias estudadas no âmbito da unidade curricular.
Bibliografia:
Seeley, R, Stephens, T. & Tate, P., 2011, Anatomia & Fisiologia, Lusodidacta, 8ª ed., Portugal.
Guyton, A. & Hall, J., 2006, Textbook of Medical Physiology, 11th ed., Elsevier Saunders, USA .
Docente (* Responsável):
Carla Matos (cmatos@ufp.edu.pt)
Raquel Silva (raquel@ufp.edu.pt)
Silvia Cunha (scunha@ufp.edu.pt)